Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.
Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão. O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio. Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui. Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam.
Eduardo: você é um jovem de 52 anos.
Não tenho essa pretensão... Um jovem é alguém que ainda não atingiu a metade de seu ciclo de vida. Eu já passei e já estou longe. Como dizia o finado Chico Anísio, não tenho medo de morrer... TENHO PENA!A morte é a ÚNICA CERTEZA que temos... Não vejo sentido em ter medo de minha única certeza...
104? Não desejo isso pro mundo...
Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.
Acho que o confrade está a fazer a sua luta no sitio errado e parece conversa de missionário tentando a conversão na sua religião.
Apenas mais alguns detalhes sobre o Custo Social do Tabagismo no Brasil:FONTE: O Estado de São Paulo (2008)Fumantes custam R$ 338 milhões ao SUS Destaco alguns trechos:O cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de pelo menos R$ 338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no País. O cálculo, feito pela primeira vez no Brasil, considerou o gasto com hospitalizações e terapias quimioterápicas em pacientes de 35 anos ou mais, vítimas de 32 doenças comprovadamente associadas ao tabagismo no ano de 2005. Estima-se que 22,4% da população brasileira fumem."São recursos significativos e, o mais importante, que poderiam ser poupados", observa a autora do trabalho, a economista da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia Pinto. Para ela, o resultado da pesquisa deixa clara a necessidade de se adotar medidas rápidas para responsabilizar a indústria do tabaco pelo impacto econômico provocado no sistema de saúde público. "Além disso, as ações antitabagistas devem ser intensificadas", avalia. Entre elas, Márcia enumera o aumento do preço do cigarro brasileiro, o sexto mais barato do mundo.A pesquisadora não tem dúvida de que o impacto econômico do tabagismo no sistema de saúde é maior do que revela seu estudo. O trabalho analisou apenas parte dos custos: internação e quimioterapia. "Esse foi o ponto de partida, porque não havia nada similar no Brasil". Ela espera que novos trabalhos agora sejam realizados para avaliar, por exemplo, gastos com medicamentos, cirurgias e o tratamento de pacientes vítimas de fumo passivo.
Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?O governo também não quer que o povo deixe de fumar...
Sem duvida, confrade, é mesmo isso. Se cada maço de cigarros é taxado mais ou menos 80% do seu preço final, o fumador é fantástico para os cofres do estado, por isso os governos não se esforçam para combater o tabagismo. Às vezes vão a um hospital os políticos e falam nisso, mas pensam sempre no curto prazo e isso significa manter essa fonte de receita.É interessante, as pessoas queixam-se muito dos impostos e de como o estado rouba. Mas cá para mim sofrem de síndrome de Estocolmo, pois vão fumar e beber, ser taxados fortemente, acabando por pagar uma fortuna a quem se queixam de lhes extorquir dinheiro.O tabaco e o álcool são os impostos sobre os pobres!
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.