Author Topic: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas  (Read 53777 times)

Offline mosca

• Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #150 on: March 25, 2015, 09:17:38 pm »
0

Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?
a pergunta não foi feita para mim, mas, ALGUMAS VEZES, os sinais são bem claros: cheiro, qualidade da pele, estado da dentição, etc....

veja:
Smokers experience the effects of tobacco in their appearance and presence. According to MayoClinic.com, smoke immediately gets in a person's hair and clothing, causing the person to smell like tobacco. Cigarette smoke quickly causes the breath to smell bad. After a period of time, teeth and fingernails begin to turn yellow or brown. Cigarette smoking narrows the arteries that lead to the head, causing pallor and an unhealthy appearance. Eventually, cigarette smoking causes wrinkles, a raspy voice and often a hacking cough.
« Last Edit: March 25, 2015, 10:14:36 pm by mosca »
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline edulpj

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
« Reply #151 on: March 25, 2015, 09:23:08 pm »
0

Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?

Não... Pergunto para a atendente da clínica, pois - pelo menos aqui onde vivo - costumamos primeiro marcar a consulta...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #152 on: March 26, 2015, 12:48:07 am »
0
Aos confrades Mosca e Eduardo: Colegas, visto que minha participação neste tópico foi um tanto quanto "idiota" ( :o), venho pedir que a desconsidere.

Apagarei minhas perguntas aqui postadas, e vida que segue.  8) 8) 8)

Oi Ricardo: não acho que sua participação foi idiota! você disse o que pensava, e de maneira educada. Mas, claro, você está livre para apagar tuas mensagens, se assim desejar. Abs.

Offline Rodrigo Lima Braga

• Cadê o Cade?
  • Respect: +1
« Reply #153 on: March 26, 2015, 02:53:22 am »
0
Nunca fumei, já bebi.

Hoje brinco que só "degusto".

Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso.

Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #154 on: March 26, 2015, 04:10:50 am »
0
Nunca fumei, já bebi.

Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso.

Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.
bêbado é mesmo coisa difícil de aturar

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #155 on: March 26, 2015, 08:09:34 am »
0
Nunca fumei, já bebi.

bêbado é mesmo coisa difícil de aturar

Querem ver que agora que o pessoal que bebe uns copos, é bêbado?! :o ::) ::) ::) ::)
« Last Edit: March 26, 2015, 08:11:13 am by Caramelo »

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #156 on: March 26, 2015, 10:21:29 am »
0
Querem ver que agora que o pessoal que bebe uns copos, é bêbado?! :o ::) ::) ::) ::)

Aí vem exatamente o conceito da TOLERÂNCIA que falei acima... Conheci um cara que tomava de dois a três garrafas de pinga sozinho e nem sequer mudava a pronúncia... Em contrapartida, conheço um cara que tem baixíssima tolerância a álcool... Meia lata de cerveja, literalmente embriaga o cabra...

O que se define como bêbado???

Para responder essa pergunta, é necessário analisar o efeito do álcool sobre o organismo. O álcool etílico, é uma substância DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Conforme a dosagem de álcool, a depressão pode acontecer em três níveis do SNC. Cada nível, é conhecido como uma fase que recebe o nome de um animal...

1. Fase do MACACO: A depressão do SNC é leve e apenas AFROUXA os freios de comportamento aos quais todos nos impomos. Nesse momento, quem ingeriu álcool, fica mais alegre, fala mais livremente e perde a vergonha de praticar certos comportamentos. Fica alegre como um macaco. Essa é a fase "ideal" numa festa, por exemplo. Se o cara parar por aí, vai aproveitar a festa e não vai irritar ninguém. No final da fase do macaco, começa a perder o controle perfeito da fala. Nesse momento, começa a falar enrolado. A próxima fase está bem próxima...

2. Fase do LEÃO: A depressão aumenta e atinge setores que governam o humor... É quando o cara começa a se comportar de forma irascível. Tem comportamentos de puxar briga, falar alto, protestar seu patriotismo contra todos e REAGE empurrando todos que tentam contê-lo. Nesse momento, de alegre o cara tornou-se propriamente um bêbado chato e agressivo...

3. Fase do PORCO: O nível depressor, subiu até regiões do SNC que exercem CONTROLE FUNCIONAL. Aqui, nosso amigo acabou de perder controle de EQUILÍBRIO (cai à toa...), vigília (desaba em sono) e muitas vezes, das necessidades fisiológicas básicas (urina e se defeca). Não fosse a sujeira e cheiro, nessa fase o cara ficaria inofensivo, pois desaba no sono.

Na primeira fase, conforme o contexto (uma festa, por exemplo...), não se classifica o ingestor como BÊBADO.

Há que se considerar sempre, a DOSAGEM, pois ela pode ser alterada conforme a TOLERÂNCIA de cada um...

Offline Caramelo

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #157 on: March 26, 2015, 10:33:13 am »
0
Aí vem exatamente o conceito da TOLERÂNCIA que falei acima... Conheci um cara que tomava de dois a três garrafas de pinga sozinho e nem sequer mudava a pronúncia... Em contrapartida, conheço um cara que tem baixíssima tolerância a álcool... Meia lata de cerveja, literalmente embriaga o cabra...

O que se define como bêbado???

Para responder essa pergunta, é necessário analisar o efeito do álcool sobre o organismo. O álcool etílico, é uma substância DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Conforme a dosagem de álcool, a depressão pode acontecer em três níveis do SNC. Cada nível, é conhecido como uma fase que recebe o nome de um animal...

1. Fase do MACACO: A depressão do SNC é leve e apenas AFROUXA os freios de comportamento aos quais todos nos impomos. Nesse momento, quem ingeriu álcool, fica mais alegre, fala mais livremente e perde a vergonha de praticar certos comportamentos. Fica alegre como um macaco. Essa é a fase "ideal" numa festa, por exemplo. Se o cara parar por aí, vai aproveitar a festa e não vai irritar ninguém. No final da fase do macaco, começa a perder o controle perfeito da fala. Nesse momento, começa a falar enrolado. A próxima fase está bem próxima...

2. Fase do LEÃO: A depressão aumenta e atinge setores que governam o humor... É quando o cara começa a se comportar de forma irascível. Tem comportamentos de puxar briga, falar alto, protestar seu patriotismo contra todos e REAGE empurrando todos que tentam contê-lo. Nesse momento, de alegre o cara tornou-se propriamente um bêbado chato e agressivo...

3. Fase do PORCO: O nível depressor, subiu até regiões do SNC que exercem CONTROLE FUNCIONAL. Aqui, nosso amigo acabou de perder controle de EQUILÍBRIO (cai à toa...), vigília (desaba em sono) e muitas vezes, das necessidades fisiológicas básicas (urina e se defeca). Não fosse a sujeira e cheiro, nessa fase o cara ficaria inofensivo, pois desaba no sono.

Na primeira fase, conforme o contexto (uma festa, por exemplo...), não se classifica o ingestor como BÊBADO.

Há que se considerar sempre, a DOSAGEM, pois ela pode ser alterada conforme a TOLERÂNCIA de cada um...

Nós sabemos o que é um bêbado... :P
Aliás no baptizado do meu filho mais novo, apanhei uma valente bebedeira (á cerca de 9 anos), mas acho que não sou um bêbado... :P

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #158 on: March 26, 2015, 11:16:23 am »
0
Você tocou um ponto importantíssimo, Caramelo... Você ESTEVE bêbado, mas NÃO É BÊBADO...

Além de dosagem e tolerância, ainda tem um conceito importantíssimo a considerar na ingestão de bebidas alcoólicas... HABITUALIDADE+DEPENDÊNCIA...

No exemplo que você vivenciou, você (e todos que te cercavam...) vivenciou os efeitos de uma ingestão pesada de álcool etílico... Mas dependente que NÃO É, não tornou repetir o feito.

A dependência é talvez a maior armadilha que o álcool etílico pode proporcionar a quem bebe.

Vou propor uma questão:

Vamos partir de DOIS LITROS de uma bebida destilada forte (como exemplo, a velha e boa pinga).

O primeiro litro, é dividido em SETE PARTES IGUAIS e destinado a uma pessoa que vai tomar cada uma dessas partes em um dia ao longo de uma semana. Este, se for habituado a tomar bebidas alcoólicas com parcimônia, sentirá os efeitos, mas não ficará totalmente embriagado.

O segundo litro, deve ser INGERIDO TOTALMENTE dentro de uma hora por uma outra pessoa. Este, ainda que seja acostumado a tomar bebidas alcoólicas, ficará completamente embriagado.

A pergunta vem agora...

Qual dos dois está mais arriscado a criar dependência se repetir o feito daí a duas semanas???

Offline guest5676345

• No fio da navalha
  • Respect: +1655
« Reply #159 on: March 26, 2015, 11:20:36 am »
0
Nós sabemos o que é um bêbado...
Aliás no baptizado do meu filho mais novo, apanhei uma valente bebedeira (á cerca de 9 anos), mas acho que não sou um bêbado...
A minh mulher não me perdoava se eu fizesse isso no casamento ou no batizado da nossa filha. Lol.

Offline Caramelo

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #160 on: March 26, 2015, 11:46:06 am »
0
A minh mulher não me perdoava se eu fizesse isso no casamento ou no batizado da nossa filha. Lol.

Distrai-me... :P ;D

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #161 on: March 26, 2015, 04:26:21 pm »
0
E lembremos um problema sério, pelo menos no Brasil: o cara que bebe "só um pouquinho" e sai dirigindo o carro, provocando acidentes e prejudicando gente.

Offline runfransos

• Merkur-o-cromo
  • Respect: +56
    • Email
« Reply #162 on: March 26, 2015, 11:35:57 pm »
0
No caso do álcool às vezes é difícil parar na altura certa, porque o cara está-se a divertir e nessa altura não quer ir para casa e bebe mais um copo, só que esse copo a mais já pode eventualmente dar maus resultados. É preciso cuidado.

Não estou com isto a criticar ninguém só a alertar para os perigos.

Offline mosca

• Cella na tigela
« Reply #163 on: March 26, 2015, 11:42:18 pm »
0
Se for dirigir, eu acho que a tolerância deve ser zero: nenhuma gota!

Offline edulpj

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #164 on: March 27, 2015, 12:35:20 pm »
0
Se for dirigir, eu acho que a tolerância deve ser zero: nenhuma gota!

Sou motorista habilitado há trinta e quatro anos... Nos tempos de jovem, ia e voltava das festas (onde havia alta ingestão etílica), dirigindo meu carro. Quando completei 42 anos de idade, resolvi realizar um velho sonho... Acrescentei à minha habilitação a licença para conduzir motocicletas e comprei minha primeira moto. Passei a trabalhar de moto, o que me trouxe muito mais prazer, economia, agilidade e facilidade para estacionar.

Um belo dia, no final de uma tarde de sexta-feira, fui a um cliente que me chamou com urgência... Ao chegar lá, percebi que não era nenhum serviço urgente... O cliente, que era mais amigo do que cliente, me chamou para um churrasco que eles estavam fazendo num espaço existente atrás do prédio da empresa, próprio para confraternizações...

Desnecessário dizer, que tinha bebida de tudo que é tipo... Lá pelas 11h00 da noite, resolvi voltar para casa. Até então, como era novato com motos, eu nunca havia pilotado uma moto sob efeito de álcool, como já fizera INÚMERAS VEZES com carros... Já na primeira quadra, percebi que não tinha NENHUMA CONDIÇÃO de pilotar uma moto... Como já estava tarde, tive de ir até minha casa, que por sorte, ficava a apenas dez quadras do local.

LEVEI 28 MINUTOS para fazer o percurso... Andava uma quadra, parava, respirava intensivamente (hiper ventilação), o que ajuda a passar mais rápido os efeitos, me concentrava e continuava por mais uma quadra.

Consegui chegar inteiro em casa, pois naquele momento, TIVE A TOTAL CONSCIÊNCIA do estado que eu estava e também do tipo de caca que eu poderia fazer se resolvesse andar mais forte...

Daquele dia em diante, NUNCA MAIS INGERI BEBIDA ALCOÓLICA antes de dirigir, fosse qual fosse o veículo. Quando mais tarde foi promulgada a lei seca ao volante, isso não me causou nenhum tipo de problema, pois não dirigir após beber, já era ato rotineiro.

FELIZMENTE, minha mulher não bebe e me acompanha na maioria dos eventos que freqüento. Nosso trato é simples... Eu vou dirigindo e ela volta...

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal