Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?
Aos confrades Mosca e Eduardo: Colegas, visto que minha participação neste tópico foi um tanto quanto "idiota" ( ), venho pedir que a desconsidere.Apagarei minhas perguntas aqui postadas, e vida que segue.
Nunca fumei, já bebi.Hoje brinco que só "degusto".Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso. Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.
bêbado é mesmo coisa difícil de aturar
Querem ver que agora que o pessoal que bebe uns copos, é bêbado?!
Aí vem exatamente o conceito da TOLERÂNCIA que falei acima... Conheci um cara que tomava de dois a três garrafas de pinga sozinho e nem sequer mudava a pronúncia... Em contrapartida, conheço um cara que tem baixíssima tolerância a álcool... Meia lata de cerveja, literalmente embriaga o cabra...O que se define como bêbado???Para responder essa pergunta, é necessário analisar o efeito do álcool sobre o organismo. O álcool etílico, é uma substância DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Conforme a dosagem de álcool, a depressão pode acontecer em três níveis do SNC. Cada nível, é conhecido como uma fase que recebe o nome de um animal...1. Fase do MACACO: A depressão do SNC é leve e apenas AFROUXA os freios de comportamento aos quais todos nos impomos. Nesse momento, quem ingeriu álcool, fica mais alegre, fala mais livremente e perde a vergonha de praticar certos comportamentos. Fica alegre como um macaco. Essa é a fase "ideal" numa festa, por exemplo. Se o cara parar por aí, vai aproveitar a festa e não vai irritar ninguém. No final da fase do macaco, começa a perder o controle perfeito da fala. Nesse momento, começa a falar enrolado. A próxima fase está bem próxima...2. Fase do LEÃO: A depressão aumenta e atinge setores que governam o humor... É quando o cara começa a se comportar de forma irascível. Tem comportamentos de puxar briga, falar alto, protestar seu patriotismo contra todos e REAGE empurrando todos que tentam contê-lo. Nesse momento, de alegre o cara tornou-se propriamente um bêbado chato e agressivo...3. Fase do PORCO: O nível depressor, subiu até regiões do SNC que exercem CONTROLE FUNCIONAL. Aqui, nosso amigo acabou de perder controle de EQUILÍBRIO (cai à toa...), vigília (desaba em sono) e muitas vezes, das necessidades fisiológicas básicas (urina e se defeca). Não fosse a sujeira e cheiro, nessa fase o cara ficaria inofensivo, pois desaba no sono.Na primeira fase, conforme o contexto (uma festa, por exemplo...), não se classifica o ingestor como BÊBADO.Há que se considerar sempre, a DOSAGEM, pois ela pode ser alterada conforme a TOLERÂNCIA de cada um...
Nós sabemos o que é um bêbado... Aliás no baptizado do meu filho mais novo, apanhei uma valente bebedeira (á cerca de 9 anos), mas acho que não sou um bêbado...
A minh mulher não me perdoava se eu fizesse isso no casamento ou no batizado da nossa filha. Lol.
Se for dirigir, eu acho que a tolerância deve ser zero: nenhuma gota!