Olá a todos!
Depois de bastantes leituras (muito pedagógicas) neste fórum decidi registar-me e fazer parte ativa e integrante da comunidade.
Sou um rapaz na casa dos 50, vivo na zona centro de Portugal e tenho alguns problemas com o barbear que, por exigências profissionais e por opção, é feito todos os dias (exceto alguns fins de semana...). A minha barba é muito irreverente, ou seja, é dura e nasce em muitos sentidos, facto que exige múltiplas passagens. Aliada a esta característica, tenho a pele bastante sensível. Imaginam o que isto dá...
O meu primeiro barbear ocorreu quando tinha 12 anos e foi feito pelo meu avô da forma mais tradicional: sabão, pincel, navalha e pedro alúmen.
Não foi uma experiência propriamente agradável mas, com a continuação, passou a ser um ritual semanal simpático feito pelo meu avô ou pelo barbeiro da aldeia.
Mais tarde, passei a fazê-lo eu próprio com máquina tipo SR porque nunca me aventurei no uso da navalha. Os tempos mudaram e passei a usar as (genericamente) chamadas "gillettes", depois máquinas elétricas e novamente as "gillettes" de várias marcas e feitios. Ao longo dos anos o barbear passou a ser um ato de autoflagelação

e tornou-se um assalto à carteira dado o preço, que considero exorbitante, das recargas. Acresce, ainda, o facto de as marcar deixarem de produzir recargas para determinado modelo algum tempo depois de o lançarem no mercado, obrigando-nos a comprar um novo conjunto.
Por tudo isto, decidi voltar ao barbear tradicional e experimentei com equipamento low cost: pincél (5€), wilkinson safety razor (7€), creme de barbear lavanda (4€) e pedra alu (8€), terminando com a aplicação do creme pós barbear da Avène, que já usava antes. O resultado foi surpreendente! A pele ficou muito menos irritada e quase sem cortes.
Por tudo isto, resolvi evoluir para produtos de melhor qualidade: creme pré e pós barbear, sabão e aftershave (tudo Proraso White), pincel Semogue 2015 e máquina Merkur futur. Comprei tudo, pela internet, esta semana e espero receber na próxima.
Agradeço a todos vós a ajuda e informação que me transmitiram, com a qual pude tomar decisões e fazer opções.
Abraços.