Author Topic: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico  (Read 6588 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Não sei o que te motivou a pensar desta forma, mas nunca vi depreciarem o português de Portugal. É precisamente o contrário que acontece. Já até percebi uma certa inveja de escritores brasileiros com a facilidade com que escritores portugueses manejam a língua.

A não ser que estejas a falar do sotaque. Ai sotaque é outro departamento, e o português que se vir depreciado por causa disto não deveria sentir-se "lisonjeado" com a exclusividade: os brasileiros se depreciam uns aos outros em se tratando de sotaque. Eu que nasci no Nordeste, tinha um sotaque forte, sofri horrores quando mudei para o Rio de Janeiro.

Óxente bixinho! Num fica amuado não, meu rei!  ;D

E vai dizer que o carioca que "aterrissa" lá na Bahia (Fortaleza, Sergipe, etc) que puxa esses "ESSES" bizarros não é sacaneado?!  :P

Bem, eu também discordo (do Caramelo) frontalmente, com todo o respeito, e sinto muito que pense assim. Acho que assim como há brasileiros que "sacaneam" o sotaque lusitano, há os portugueses que "sacaneam" os brasileiros porque "falam errado". Então "tamos empatados" e acho que se deve levar na esportiva.

Mas não vou me estender nesse assunto, porque como filho de portugueses, eu sou o primeiro a ficar de estômago revirado quando a conversa começa a tomar esse rumo...

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Eu que nasci no Nordeste, tinha um sotaque forte, sofri horrores quando mudei para o Rio de Janeiro.
Eu pessoalmente, acho o sotaque nordestino bacana, bonito
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Óxente bixinho! Num fica amuado não, meu rei!  ;D

E vai dizer que o carioca que "aterrissa" lá na Bahia (Fortaleza, Sergipe, etc) que puxa esses "ESSES" bizarros não é sacaneado?!  :P


Olha, vou te contar: a coisa ia além de ser sacaneado. Eu costumava dizer que nordestino no Rio era mais discriminado que judeu, negro, gay, lésbica, travesti... (e possíveis interseções) ;D. Não vou entrar em detalhes,  porque traria uma falsa imagem dos cariocas, e até porque não era nada assim tão dramático, mas isso de fato acontecia na Zona Sul, não só comigo, claro, mas com todos os nordestinos com quem mantinha contato na cidade.  Conforme se perde o sotaque, a situação muda.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Olha, vou te contar: a coisa ia além de ser sacaneado. Eu costumava dizer que nordestino no Rio era mais discriminado que judeu, negro, gay, lésbica, travesti... (e possíveis interseções) ;D. Não vou entrar em detalhes,  porque traria uma falsa imagem dos cariocas, e até porque não era nada assim tão dramático, mas isso de fato acontecia na Zona Sul, não só comigo, claro, mas com todos os nordestinos com quem mantinha contato na cidade.  Conforme se perde o sotaque, a situação muda.

Infelizmente meu amigo, preconceito é um defeito do HUMANO, seja ele de que nacionalidade ou região for. Uns menos que outros, talvez, e não acho que ganhamos nada generalizando a coisa.

Da minha parte és muito bem-vindo ao Rio!


(desde que torça pro Vasco, é claro!)  ::)




Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #19 on: April 13, 2015, 10:42:45 am »
0
Interessante! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #20 on: April 13, 2015, 11:39:12 am »
0
Já li algum estudo cuja hipótese é que o preconceito é cicatriz evolutiva.

No passado, o indivíduo precisava proteger seu grupo, e ser hostil com os intrusos. Um traço disto, em maior ou menor grau, permanece hoje. A beleza do nosso cérebro é que podemos modificar nosso comportamento com o passar do tempo e para novos tempos.

Hoje o preconceito não tem função positiva nenhuma.

Falando de nordestinos, me desculpem a franqueza, mas nunca gostei de baiano.

Já baiana...  ::) ::) ::)

 ;) ;) ;)
But the tigers come at night

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Acho que o @cmur12 pode fazer uma excelente contribuição neste tópico.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #22 on: April 14, 2015, 02:27:51 am »
0
Obrigado, José/cegadede.  :)

Como estudante de línguas e linguística, achei isto fascinante.

Segundo a linguística, cada língua - e dentro dela cada dialeto - se desenvolve para ser o relfexo perfeito do pensamento cultural do povo que a fala.  Como tal, a linguagem de Portugal é a expressão perfeita para o povo português, mas não para os brasileiros, e a linguagem do Brasil é a expressão perfeita para o povo brasileiro, mas não para os portugueses.

A cultura brasileira tem as raizes na portuguesa, mas outras influências no Brasil fizeram com que a cultura brasileira seguisse outro rumo.  Como a cultura brasileira se distingue da portuguesa, não é de admirar que a linguagem reflita isso.

Brasileiro costuma ser complexado da língua, admirando o domínio que os portugueses têm dela e pensando - em erro - que a fala brasileira é errada, quando de fato tem a sua própria gramática, embora não tenha sido oficialmente formulada.

Brasileiro tem "dificuldade" com o português formal (essencialmente a linguagem falada em Portugal) porque não lhe é natural e o ouvido brasileiro não o aceita.  Não é por falta de capacidade intelectual.

Vivi no Brasil e em Portugal.  Na minha opinião, a linguagem brasileira é mais direta e mais eficiente, enquanto a linguagem de Portugal conserva a tradição da língua - e dá-me imensa satisfação o fato das duas existirem.

A linguagem falada determina a linguagem oficial do futuro.  A língua do Brasil está mudando.

A preparação escolar pode ter uma influência limitada na linguagem falada, mas não pode cancelar os efeitos da evolução da cultura e o jeito que eles se manifestam na língua.

Temos uma situação semelhante em inglês, pois a nossa gramatítica formal tem elementos tomados do latim que nada a ver têm com o inglês histórico.  Como tal, o vulgo anglo em todos os paises de fala inglesa persistem em falar o inglês históricamente inglês e não o inglês com a corrupção latina.  Tem que existir outro incentivo - como o desejo de projetar um ar culto - para o indivíduo adotar o linguajar artificial que é o inglês formal.  Eu mesmo só uso o inglês formal quando é absolutamente preciso.  Fora disso, uso o inglês históricamente inglês.

Assim, brasileiros, a vossa linguagem falada é legítima, e é a expressão perfeita para o pensamento cultural do Brasil.  Não tenham mais vergonha dela.  E portugueses, tenham orgulho da vossa tradição.  Os dois paises me inspiram profunda admiração.

   - Murray
« Last Edit: April 14, 2015, 05:52:26 am by CMur12 »

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
O que levou os portugueses a falarem mais rápido? Existiu na época alguma influência externa?
Aprendiz de enabler.

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #24 on: April 14, 2015, 03:51:15 am »
0

Brasileiro costuma ser complexado da língua, admirando o domínio que os portugueses têm dela e pensando - em erro - que a fala brasileira é errada, quando de fato tem a sua própria gramática, embora não tenha sido oficialmente formulada.


De linguística, eu não entendo lhufas. Mas não posso concordar com esse trecho.

Dizem que os linguísticos (não sei se é o caso do colega CMur12) fazem pouco caso da norma culta, tratando aqueles que a valorizam como quem possui um tal "preconceito linguístico".  Assim, formas que atendem a norma e outras que se distanciam dela seriam tratadas em pé de igualdade, sendo tudo meras variedades de comunicação.

Essa não é minha praia.

Dia desses, andava lendo umas páginas de um livro do Camilo Castelo Branco, tal como ele foi publicado na época, sem adaptações para o português de agora,  através deste site, e consegui entender perfeitamente o que estava escrito. Imagina só se essas teorias linguísticas atuais estivessem em voga lá no século XIX... As pessoas leriam os clássicos da literatura como quem decifra hieróglifos.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #25 on: April 14, 2015, 10:05:57 pm »
0
Certa vez, o grande ator Juca de Oliveira disse que um paulista de verdade, é filho de pai caipira e mãe italiana... Bingo!!! Meu finado pai, era o autêntico caipira... Regionalmente, pois nasceu no interior do estado e racialmente, pois era filho de pai português e mãe índia...

Minha mãe, por sua vez, apesar de nascida no Brasil, é italiana dos quatro costados...

Eu nasci na capital da província, São Paulo, mas aos dezoito anos fui estudar no interior (São Carlos) e quando me casei, mudei para Bauru, onde vivo até hoje.

Tenho um mix de sotaques, com influência caipira, italiana e moldado por ter vivido em duas cidades do interior... Hoje, trabalho como produtor rural, o que me faz ter contato permanente com muitos "caipiras", o que amoldou ainda mais meu falar...

Meu "R" caipira, me acompanha feito sombra... Há alguns anos, encontrei meus colegas de ensino médio em São Paulo num jantar de comemoração de 25 anos da turma... Meu sotaque caipira foi motivo de muita gozação da turma... Segundo eles, todos os meus traços de falar paulistano foram totalmente apagados...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #26 on: April 14, 2015, 10:07:48 pm »
0
Obrigado, José/cegadede.  :)

Como estudante de línguas e linguística, achei isto fascinante.

Segundo a linguística, cada língua - e dentro dela cada dialeto - se desenvolve para ser o relfexo perfeito do pensamento cultural do povo que a fala.  Como tal, a linguagem de Portugal é a expressão perfeita para o povo português, mas não para os brasileiros, e a linguagem do Brasil é a expressão perfeita para o povo brasileiro, mas não para os portugueses.

A cultura brasileira tem as raizes na portuguesa, mas outras influências no Brasil fizeram com que a cultura brasileira seguisse outro rumo.  Como a cultura brasileira se distingue da portuguesa, não é de admirar que a linguagem reflita isso.

Brasileiro costuma ser complexado da língua, admirando o domínio que os portugueses têm dela e pensando - em erro - que a fala brasileira é errada, quando de fato tem a sua própria gramática, embora não tenha sido oficialmente formulada.

Brasileiro tem "dificuldade" com o português formal (essencialmente a linguagem falada em Portugal) porque não lhe é natural e o ouvido brasileiro não o aceita.  Não é por falta de capacidade intelectual.

Vivi no Brasil e em Portugal.  Na minha opinião, a linguagem brasileira é mais direta e mais eficiente, enquanto a linguagem de Portugal conserva a tradição da língua - e dá-me imensa satisfação o fato das duas existirem.

A linguagem falada determina a linguagem oficial do futuro.  A língua do Brasil está mudando.

A preparação escolar pode ter uma influência limitada na linguagem falada, mas não pode cancelar os efeitos da evolução da cultura e o jeito que eles se manifestam na língua.

Temos uma situação semelhante em inglês, pois a nossa gramatítica formal tem elementos tomados do latim que nada a ver têm com o inglês histórico.  Como tal, o vulgo anglo em todos os paises de fala inglesa persistem em falar o inglês históricamente inglês e não o inglês com a corrupção latina.  Tem que existir outro incentivo - como o desejo de projetar um ar culto - para o indivíduo adotar o linguajar artificial que é o inglês formal.  Eu mesmo só uso o inglês formal quando é absolutamente preciso.  Fora disso, uso o inglês históricamente inglês.

Assim, brasileiros, a vossa linguagem falada é legítima, e é a expressão perfeita para o pensamento cultural do Brasil.  Não tenham mais vergonha dela.  E portugueses, tenham orgulho da vossa tradição.  Os dois paises me inspiram profunda admiração.

   - Murray

Belas palavras, Murray!

E por que não dizer? belo português!  :D

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #27 on: April 14, 2015, 10:23:10 pm »
0
Obrigado, confrade!  :)

   - Murray

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #28 on: April 14, 2015, 10:37:39 pm »
0
Amigo CMur12,
Por favor, me explique a diferença abaixo; por que não se usa gerúndio neste tipo de expressão em Portugal? é uma curiosidade que sempre tive..

Brasil: estou estudando
Portugal: estou a estudar
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re: "R" caipira é invenção dos brasileiros, conclui estudo linguístico
« Reply #29 on: April 15, 2015, 06:32:27 am »
0
Amigo CMur12,
Por favor, me explique a diferença abaixo; por que não se usa gerúndio neste tipo de expressão em Portugal? é uma curiosidade que sempre tive..

Brasil: estou estudando
Portugal: estou a estudar

Amigo mosca -

Só posso fazer conjetura.

Não tenho plena certeza, mas parece-me que o gerúndio tem as raizes no latim e que existe já há muito tempo.  Em espanhol, a língua mais parecida com o português (fora do galego) não usam o infinitivo dessa maneira.  Isso me deixa com a impressão de que o gerúndio é a forma mais antiga e que o uso do infinitivo na função de gerúndio teve origem em Portugal depois da colonização do Brasil.  Gostaria de poder confirmar isto.

O gerúndio é usado em Portugal ainda hoje, mas só em circunstâncias específicas e limitadas.  Por exemplo:  "Falando do Rui, ele veio visitar ontem."

   - Murray
« Last Edit: April 15, 2015, 06:35:31 am by CMur12 »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal