como dizem lavatorio? o sitio onde se faz a barba....
Geralmente falamos apenas "pia", sendo que a mesma é composta de um lavatório, ou "cuba" (a peça onde efetivamente lavamos as mãos) e uma coluna por onde passa o cano.
Era o que eu pensava... a nossa pia è o vaso sanitário.Tambem dizemos sanita.
Na gíria, em Portugal a casa de banho/Lavabos é também referida num modo mais contemporâneo, mas não muito comum, como "Escritório"
Essas diferenças de vocabulários ás vezes são engraçadas. Já vi coisas que me fazem mais sentido da maneira que vocês se referem aí, tanto como o contrário.Pior são as diferenças de costume. Por exemplo; para convencer meu cunhado de que o computador de bordo do carro não estava "louco" ao mostrar o consumo de combustível POR QUILÔMETRO ( 17 km / L por exemplo) e não por uma centena de quilômetros, foi uma batalha. E acho que não venci...
No Brasil ... completamos ... com "passar um fax"!!
Se eu me lembro bem dos meus dias no Brasil e em Portugal:O que é "gíria" no Brasil é "calão" em Portugal."Gíria" em Portugal é a linguagem especializada duma profissão, hobby ou semelhante. Por exemplo: A gíria da profissão médica.Se estou errado, conto com alguém melhor informado do que eu para corrigir. - Murray
Já tive um carro que me dava o consumo das duas formas, fosse km/L ou l/100km, por isso a mim não terias dificuldade em convencer