Ainda não me sinto minimamente preparado para isso, navalhas só mais mais para a frente.....Uma ajustavel está nos meus planos, tenho andado a ver as Gillettes antigas e a Progress é outra opção, no caso da Progress recomendam a de cabo curto ou comprido ?, vamos a ver se o Pai Natal se lembra de me trazer uma.....
Já vi que estás inclinado para a Progress. Não tenho e como tal não posso dar opinião. De qualquer maneira vou deixar a minha perspectiva sobre a R41. É uma máquina que uso regularmente e faço a barba todos os dias. Tenho navalha e por isso posso dizer que a R41 foi a que se aproximou mais ou mesmo igualou a navalha. Com ela só faço duas passagens a favor e contra, mais do que isto é pedir irritação . Então com barba de mais d 24 h fica fabuloso. Tem curva de aprendizagem para encontrar o ângulo mais apropriado. Tenho uma ajustável que é a futur, também ua máquina que se vai gostando mais com o tempo. É realmente grande e pesada mas consegue adaptar-se a qualquer face, agressividade " à la carte".
Mais agressivo que uma navalha até agora só experimentei a navalhete, mas como comecei com uma há 25 anos nunca foi problema, e sim, a curva de aprendizagem é curta, visto que os erros se pagam com sangue e cortes manhosos. A partir dai é tudo suave, já que se aprende logo a usar a lamina no ângulo adequado.
Já estou decidido por uma ajustável, acho que faz mais sentido nesta altura, no entanto continuo muito indeciso entre a Futur e a Progress, gosto mais do aspecto da Futur, mas a Progress parece mais fácil de utilizar, devido á forma e tamanho do cabeçal. Não sei mesmo o que fazer....
Sim, isso era excelente, obrigado.