Author Topic: Dúvida de maçarico  (Read 5146 times)

Offline Razoredge

• Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Dúvida de maçarico
« on: March 28, 2013, 10:47:10 am »
0
Bom dia caros confrades!

Estou a adorar iniciar-me nesta arte que é o barbear clássico, e para já vou-vos indicar o material que tenho, para depois expor a minha dúvida.
-máquina Wilkinson Classic ( pelo que aprendi aqui no forum é boa para me iniciar, mas estou à espera que reponham o stock de Merkurs na Casa de Guimarães- se alguem souber outro local no Porto que tenham estas máquinas por favor avise-)

-laminas Wilkinson (que vinham incluidas), Gilette Platinum, Astra SP 5, Personna, Lord Verde Azul.
-pincel Semogue 730 hd.
-sabão proraso branco.
-pedra hume 444/ alume di rocca
-444 geleia.
-ASB Biotherm.

Fiz o meu primeiro barbeado com DE com lámina wilkinson, e não correu mal.
por medo fiz pouca pressão, e 3 passagem, o escanhoado ficou bom, mas não ao nível que eu pretendia  BBS.

A minha dúvida é a seguinte:
Como a máquina não tem nenhuma orientação ou nível de aperto da lámina, o que devo fazer?!
Apertar bastante a rosca, deixar mais solta.. Não faço ideia.

Tenho ideia que quanto mais aperto, menos lámina tenho visivel, o que me parece irá contribuir para que não me corte, mas também provavelmente que a lámina não fique rente o suficiente.
Por outro lado, se afrouxar o aperto, tenho ideia que vou tirar um bife da cara!!!

Preciso mesmo de ajuda!!! O que me aconselham , caros mestres do escanhoar!??

Muito obrigado a quem me ajudar!!
"We do what we do, so others may live."

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Dúvida de maçarico
« Reply #1 on: March 28, 2013, 10:51:02 am »
0
Com a Wilki Classic é difícil obter BBS, é uma máquina muito suave que expõe muito pouco a lâmina. Quando conseguires apurar a técnica vais obter melhores resultados, mas a início não é fácil sacar BBS com a Wilki, é um facto.

Sempre que a usares, aperta bem, para fixar a lâmina. Não queremos margem para flutuações que potenciem cortes.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

• Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #2 on: March 28, 2013, 11:01:56 am »
0
 Perto do Porto para as Merkur e muito mais coisas, tens o nosso camarada Gil Brandão (lamina); http://www.barbearclassico.com/index.php?board=24.0

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #3 on: March 28, 2013, 11:41:04 am »
0
Recomendo máquinas um pouco mais "potentes": EJ DE89, Merkur Progress ou Futur.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline orlandosn

• Devoto de São Martin de Candre
  • Portimão, Portugal
  • Respect: +2
    • Email
« Reply #4 on: March 28, 2013, 01:32:30 pm »
0
A Wilki é uma boa máquina, e tem a virtude de mostrar logo se esta "coisa de malucos" do barbear clássico é para nós ou não, sem gastarmos muitos €€€.
E a Wilki é para apertar. Isso impede a lâmina de "vibrar" e provocar alguma má recordação:D
Quanto a fazer pouca pressão... a pressão a utilizar é zero! Ou ganhas uma bela irritação!  ;)

No que diz respeito ao BBS, eu sigo uma regra: o BBS não deve ser um objectivo a atingir; deverá ser uma consequência natural de uma técnica mais apurada. Quando a técnica de barbear começa a ficar consolidada, os BBS's aparecem. O que eu sempre tento alcançar é um barbear confortável. Nem sempre consigo um BBS, mas é (quase...  ;)) sempre muito apurado e sem irritações.

Claro que tudo isto é YMMV, mas é o que resulta para mim.  ;D

Orlando

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #5 on: March 28, 2013, 01:36:08 pm »
0
No que diz respeito ao BBS, eu sigo uma regra: o BBS não deve ser um objectivo a atingir; deverá ser uma consequência natural de uma técnica mais apurada. Quando a técnica de barbear começa a ficar consolidada, os BBS's aparecem. O que eu sempre tento alcançar é um barbear confortável. Nem sempre consigo um BBS, mas é (quase...  ;)) sempre muito apurado e sem irritações.

Não poderia ter escrito melhor! Compartilho de tua opinião, Orlando! Só de não ter a cara "suja" já é suficiente!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #6 on: March 28, 2013, 02:08:00 pm »
0
Reafirmo tudo que os confrades disseram!

Aperte a lâmina, sim. Ou ela poderá provocar cortes. Quanto mais frouxa, pior pode ser o corte.

E quanto a pressão, é só pensar no seguinte: A máquina precisa "fazer carinho" em você, o que significa nenhuma pressão. É só o suficiente para ela tocar levemente a face, mas sem deixar a máquina solta e pulando no rosto.

De resto é: Escolha de lâmina, preparação da barba em si e qualidade da espuma.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline orlandosn

• Portimão, Portugal
    • Email
« Reply #7 on: March 28, 2013, 03:04:37 pm »
0

Não poderia ter escrito melhor! Compartilho de tua opinião, Orlando! Só de não ter a cara "suja" já é suficiente!

;)

E quanto a pressão, é só pensar no seguinte: A máquina precisa "fazer carinho" em você, o que significa nenhuma pressão. É só o suficiente para ela tocar levemente a face, mas sem deixar a máquina solta e pulando no rosto.

É isto mesmo. Caramba, Bruno, parece poesia! ;D
Orlando

Offline FatSlim

• Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #8 on: March 28, 2013, 05:51:02 pm »
0
Confrades acima já disseram basicamente tudo. Deixo no entanto a minha opinião que vale o que vale.
Já por várias vezes o disse aqui que o BBS é muitas vezes algo sobrevalorizado e se não tens pele para isso, com a ânsia de o tentares ter o mais provável é irritares e pele e andares "ó tio ó tio, tenho a pele toda vermelha e a escamar, o que faço?" com uma fotos à mistura e tal.
Deves sim procurar um barbear confortável acima de tudo. Se conseguires fazer 3 passagens e achares o "Holy Grail", parabéns. Mas sabes, o dificil não é lá chegares, é mantê-lo todos os dias e aí é onde muitos tropeçam e caem, ficando com a cara --> ver acima a descrição.
(Esta última parte descreve a minha situação pessoal por exemplo. Dou-me bem com 2 passagens apenas, ficando com a face bem suave. Quando vou a contrapêlo são 2 dias sem fazer a barba e a maioria das vezes com a pele ultra sensibilizada. Além disso, "ela/as" não te passam a mão na cara em contrapêlo ;D)
No fundo, neste post confuso (dormi 8 horas nestes 2 dias, tenho desculpa...) quero dizer apenas, não tentes copiar o que os outros fazem pois pode não resultar contigo.  Parte do principio que com duas passagens (a favor e através) já consegues um bom ponto de partida e constrói a partir daí...
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #9 on: March 28, 2013, 06:40:37 pm »
0

É isto mesmo. Caramba, Bruno, parece poesia! ;D

ahuauhauhauha
Acho que o mais difícil no barbear clássico é explicar sobre pressão e a qualidade da espuma, pois são coisas que não são fáceis de mostrar por palavras ou vídeos para quem não tem experiência.

----
Off-topic: Acho graça pois passamos metade da vida aprendendo a fazer força: "segura isso com força", "levanta esse peso e coloca aqui", "segura que nem homem" etc. Aí depois de uma certa idade, ou dependendo dos hobbies, temos que aprender justamente o oposto: escrever com a tinteiro sem pressão, usar a safety razor ou a navalha sem fazer pressão etc. O pior é descobrir que fazer força (até um certo ponto, claro) é mais fácil do que não fazer nenhuma!
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #10 on: March 28, 2013, 06:46:06 pm »
0
O Bruno está inspirado hoje!
José Luís Tomé Gonçalves

Offline Razoredge

• Com Proraso, eu arraso
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
« Reply #11 on: March 28, 2013, 10:28:07 pm »
0
Muito obrigado a todos!
Realmente não faltou inspiração nem transparência nestas mensagens.

Fiquei completamente esclarecido, e principalmente feliz e confiante, por saber que tenho tão honoráveis confrades como companheiros neste percurso.

Sinceramente, obrigado a todos vocês por dispensarem tempo do vosso a ajudar alguém. Isso sim, é bem mais importante que um BBS.

Abraço, amigos.
"We do what we do, so others may live."

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #12 on: March 28, 2013, 10:40:30 pm »
0
Caro Raoredge,
Aqui estamos em comunidade (substantivo feminino, do latim communitas, comunitatis):
1. Qualidade daquilo que é comum.
2. Agremiação.
3. Comuna.
4. Sociedade.
5. Identidade.
6. Paridade.
7. Conformidade.
8. Lugar onde vivem indivíduos agremiados)
Ou confraria (substantivo feminino, vem do latim fratre):
1. Irmão
2. Conjunto de pessoas que exercem a mesma profissão ou têm o mesmo modo de vida.

Então, nos ajudamos mutuamente e ficamos felizes com a felicidade dos nossos irmãos de armas! 
José Luís Tomé Gonçalves

Offline orlandosn

• Portimão, Portugal
    • Email
« Reply #13 on: March 28, 2013, 10:52:01 pm »
0
Mai’ nada! É isso mesmo, José Luís! ;D

O Bruno está inspirado hoje!

E está mesmo! :D
Orlando

Offline Caramelo

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #14 on: March 28, 2013, 11:58:24 pm »
0
 Para mim, o factor mais importante para os bons resultados do BC (e de quase tudo na vida) é a experiência, porque nós damos conselhos aos mais "novos" com base na mesma.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal