Author Topic: Gold Dollar 66 - dúvidas de um novato em navalhas  (Read 16398 times)

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Gold Dollar 66 - dúvidas de um novato em navalhas
« Reply #45 on: August 18, 2013, 03:33:30 pm »
0
Quer dizer que além do strop, dá pra eu fazer uma manutenção básica 3 ou 4 vezes por ano e (pra aguentar os 365 dias) e depois enviar novamente pra ser afiada por um profissional para aguentar mais um ano e assim sucessivamente?

Se a manutenção for bem feita e a navalha não sofrer nenhum acidente (que fique com uma falha no fio), então nunca será necessário enviar para um profissional.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline john3voltas

• Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: 0
« Reply #46 on: August 18, 2013, 05:59:44 pm »
0
Se a manutenção for bem feita e a navalha não sofrer nenhum acidente (que fique com uma falha no fio), então nunca será necessário enviar para um profissional.
Errrr..., então não preciso de lhe enviar a navalha de 50 em 50 barbas?
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline scampos

• Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
    • Email
« Reply #47 on: August 18, 2013, 09:29:53 pm »
0
Mas ele ainda não terminou, vai dar ainda mais barbas.
Assim já é diferente. Pode colocar aqui o link desse tópico do B&B?

São dois tópicos, um com uma navalha Thiers Issard, que já passou de 130 barbas, e outro com a GD, aonde mais de um fizeram o teste. O último já passou de 60:

http://badgerandblade.com/vb/showthread.php/296942-How-Many-Shaves

http://badgerandblade.com/vb/showthread.php/332588-How-many-shaves-Gold-Dollar-version

De qualquer forma, se comprar uma GD por US$3, e gastar mais uns US$20 ou 30 em lapping film, você tem material para afiar a navalha por muitos e muitos anos, uma folha de lapping film afia umas 10 navalhas ou mais, $20 ou 30 compram umas 5 a 10 folhas, a 50 barbas cada...
Oiii??!! Que é isso de lapping film? Parecido com wetstones?
Pode colocar um link para eu me informar melhor sobre isso?
Lapping film são lixas especiais de alta granatura (?) que têm o mesmo papel de pedras de afiar, mas são mais baratas. Existem de diversas granaturas, e recomenda-se usar uma progressão até chegar ao mais fino de todos. Muita informação tem no link abaixo:

http://badgerandblade.com/vb/showthread.php/283576-Lapping-film-try-it

Tem um membro do B&B, rickboone, que vende um pacotinho completo por um preço razoável. Como são folhas de "papel", o envio não é caro, e no Brasil não chama a atenção da receita (assim espero, estou esperando um pacote :-) ):

http://stinkandstain.weebly.com/lapping-film.html

Eventualmente depois da primeira navalha vem a primeira pedra de grão alto para ir polindo de vez em quando.  Depois vem a segunda navalha e aos poucos se vai conseguindo manter as próprias navalhas.
Quer dizer que além do strop, dá pra eu fazer uma manutenção básica 3 ou 4 vezes por ano e (pra aguentar os 365 dias) e depois enviar novamente pra ser afiada por um profissional para aguentar mais um ano e assim sucessivamente?

Basicamente sim, só que como já foi observado, provavelmente não haverá necessidade de enviar a um profissional. Eu comecei sem experiência (ainda não tenho muita), mas já consegui afiar algumas navalhas que ficaram bem boas. Meus melhores resultados são com as GDs, acho que porque não tenho pena delas e afio com vontade... :-)

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #48 on: August 19, 2013, 08:49:54 am »
0
Errrr..., então não preciso de lhe enviar a navalha de 50 em 50 barbas?

SE tiver o material necessário não, isto é, se tiver uma pedra de polimento com um grão alto e conseguir manter o fio polido, então não.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #49 on: August 19, 2013, 01:16:13 pm »
0
Na minha modesta e quase ignorante opinião, o grande, senão único, problema das GD é a qualidade do aço e da construção. Para economizar metal, lâmina é muito fina - coisa que se percebe só pela diferença de ruído ao cortar dos pelos. O acabamento é desleixado, a "rabeta" é mal desenhada, o cabo tem rebarbas de plástico e não acomoda a lâmina perfeitamente. A peça carece de equilíbrio. Enfim, há um comprometimento estético muito sério.

Uma opção muito melhor e pelo mesmo preço é a navalha Edel, que se diz de Soligen, mas aí já não sei se é verdade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498484387-navalha-aco-inox-solingen-original-gemany-lmina-em-inox-_JM

Offline scampos

• Fatboy Slim
    • Email
« Reply #50 on: August 19, 2013, 01:21:52 pm »
0
Não acho que economizam metal, ela é bem grossa e pesada. Na ponta talvez seja full hollow, e portanto fina, mas tem bastante metal. Agora, quanto ao comprometimento estético ser sério, é um eufemismo, elas são sem dúvida mal acabadas. Daí o interesse em modificá-las, trocar os cabos, etc.

Na minha modesta e quase ignorante opinião, o grande, senão único, problema das GD é a qualidade do aço e da construção. Para economizar metal, lâmina é muito fina - coisa que se percebe só pela diferença de ruído ao cortar dos pelos. O acabamento é desleixado, a "rabeta" é mal desenhada, o cabo tem rebarbas de plástico e não acomoda a lâmina perfeitamente. A peça carece de equilíbrio. Enfim, há um comprometimento estético muito sério.

Uma opção muito melhor e pelo mesmo preço é a navalha Edel, que se diz de Soligen, mas aí já não sei se é verdade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498484387-navalha-aco-inox-solingen-original-gemany-lmina-em-inox-_JM

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #51 on: August 19, 2013, 01:35:21 pm »
0
Acerca de Edel vs Gold Dollar: http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=1308.0

O que me preocupa na Edel é o facto de ser inox... e tão barata. Existe bom aço inox para navalhas (veja-se as Friodur ou as Dovo inox, por exemplo), mas geralmente o preço é outro.

Provavelmente, uma Gold Dollar (de aço carbono) será mais fácil de afiar e manter o fio que uma Edel - mas posso estar errado, como há disse muitas vezes, a minha experiência é muito limitada.

O facto de apresentar a inscrição "Solingen" não é garantia... pode ser fabricada em Solingen mas com aço de outras proveniências.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
« Reply #52 on: August 19, 2013, 02:30:37 pm »
0
Gostava de agradecer a todos pelas informações que aqui têm deixado (em especial ao Leon e ao scampos).
Ainda não me decidi mas pelo menos neste momento estou muito mais bem informado sobre os prós e os contras das navalhas e da sua manutenção.
Só ainda não sei muito bem que strop e pasta se deve comprar.
Já percebi que há pastas de vários tipos de granulação.
Mas para quem tem pedras e/ou lapping film também é preciso strop?
SR - Muhle R89 GR
Pincel - Semogue 2010

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • Respect: +6
    • Email
« Reply #53 on: August 19, 2013, 02:43:05 pm »
0
Muito provavelmente, o inox da Edel não está no topo dos aços. Tenho duas há muito tempo. Uma delas ganhou uma pequena mancha, decerto por conta de alguma gotícula d'água que ficou para trás. A outra está perfeita, como nova.  Ambas deram muito trabalho na primeira afiação, mas "seguram o fio" muito bem. Também tenho uma GD 208, que comprei aqui no fórum e veio afiada pelo Callega, então não sei dizer se é difícil inaugurar sua afiação.

Para o barbear, prefiro as Edel à GD 208.

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #54 on: August 19, 2013, 02:49:16 pm »
0
Embora não tenha escrito neste tópico, estou com o john3voltas e queria agradecer pelas informações. Estive a acompanha-lo desde o 1º post.
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #55 on: August 19, 2013, 03:28:30 pm »
0
Muito provavelmente, o inox da Edel não está no topo dos aços. Tenho duas há muito tempo. Uma delas ganhou uma pequena mancha, decerto por conta de alguma gotícula d'água que ficou para trás. A outra está perfeita, como nova.  Ambas deram muito trabalho na primeira afiação, mas "seguram o fio" muito bem. Também tenho uma GD 208, que comprei aqui no fórum e veio afiada pelo Callega, então não sei dizer se é difícil inaugurar sua afiação.

Para o barbear, prefiro as Edel à GD 208.

Boa, ainda bem, então.
Sou um pouco céptico por natureza - por isso, às vezes, gosto de estar errado! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline scampos

• Fatboy Slim
    • Email
« Reply #56 on: August 19, 2013, 05:19:45 pm »
0
Gostava de agradecer a todos pelas informações que aqui têm deixado (em especial ao Leon e ao scampos).
Ainda não me decidi mas pelo menos neste momento estou muito mais bem informado sobre os prós e os contras das navalhas e da sua manutenção.
Só ainda não sei muito bem que strop e pasta se deve comprar.
Já percebi que há pastas de vários tipos de granulação.
Mas para quem tem pedras e/ou lapping film também é preciso strop?

Strop sempre é preciso, mas o modelo, formato não é tão crítico. Até mesmo um jornal dobrado serve (para aprender a assentar a navalha é até recomendado, pois se estraga é fácil de repor).

O uso de pastas é uma questão pessoal e polêmica. Muitos recomendam, outros não. Eu decidi por não. Tanto lapping film (de 1um) e a coticule servem para dar um retoque na navalha sem pastas.

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
« Reply #57 on: August 19, 2013, 06:22:59 pm »
0
Hmmm, e de quantas em quantas barbas feitas você dá os tais retoques com LF de 1um? Barba-sim-barba-não?
SR - Muhle R89 GR
Pincel - Semogue 2010

Offline scampos

• Fatboy Slim
    • Email
« Reply #58 on: August 19, 2013, 08:05:53 pm »
0
Normalmente uma vez a cada duas semanas, se fizesse a barba com a mesma navalha todos os dias. Mas estou ainda aprendendo a afiar, minha afiação não fica tão boa, creio que quando ficar melhor posso aumentar o prazo entre retoques.

Hmmm, e de quantas em quantas barbas feitas você dá os tais retoques com LF de 1um? Barba-sim-barba-não?

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
« Reply #59 on: August 20, 2013, 12:49:03 am »
0
Como sempre, obrigado pela partilha de informação. :)
SR - Muhle R89 GR
Pincel - Semogue 2010

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal