Quer dizer que além do strop, dá pra eu fazer uma manutenção básica 3 ou 4 vezes por ano e (pra aguentar os 365 dias) e depois enviar novamente pra ser afiada por um profissional para aguentar mais um ano e assim sucessivamente?
Se a manutenção for bem feita e a navalha não sofrer nenhum acidente (que fique com uma falha no fio), então nunca será necessário enviar para um profissional.
Quote from: scampos on August 17, 2013, 10:37:55 pmMas ele ainda não terminou, vai dar ainda mais barbas.Assim já é diferente. Pode colocar aqui o link desse tópico do B&B?
Mas ele ainda não terminou, vai dar ainda mais barbas.
Quote from: scampos on August 17, 2013, 10:37:55 pmDe qualquer forma, se comprar uma GD por US$3, e gastar mais uns US$20 ou 30 em lapping film, você tem material para afiar a navalha por muitos e muitos anos, uma folha de lapping film afia umas 10 navalhas ou mais, $20 ou 30 compram umas 5 a 10 folhas, a 50 barbas cada...Oiii??!! Que é isso de lapping film? Parecido com wetstones?Pode colocar um link para eu me informar melhor sobre isso?
De qualquer forma, se comprar uma GD por US$3, e gastar mais uns US$20 ou 30 em lapping film, você tem material para afiar a navalha por muitos e muitos anos, uma folha de lapping film afia umas 10 navalhas ou mais, $20 ou 30 compram umas 5 a 10 folhas, a 50 barbas cada...
Quote from: Leon on August 17, 2013, 11:29:01 pmEventualmente depois da primeira navalha vem a primeira pedra de grão alto para ir polindo de vez em quando. Depois vem a segunda navalha e aos poucos se vai conseguindo manter as próprias navalhas. Quer dizer que além do strop, dá pra eu fazer uma manutenção básica 3 ou 4 vezes por ano e (pra aguentar os 365 dias) e depois enviar novamente pra ser afiada por um profissional para aguentar mais um ano e assim sucessivamente?
Eventualmente depois da primeira navalha vem a primeira pedra de grão alto para ir polindo de vez em quando. Depois vem a segunda navalha e aos poucos se vai conseguindo manter as próprias navalhas.
Quote from: Leon on August 18, 2013, 03:33:30 pmSe a manutenção for bem feita e a navalha não sofrer nenhum acidente (que fique com uma falha no fio), então nunca será necessário enviar para um profissional.Errrr..., então não preciso de lhe enviar a navalha de 50 em 50 barbas?
Na minha modesta e quase ignorante opinião, o grande, senão único, problema das GD é a qualidade do aço e da construção. Para economizar metal, lâmina é muito fina - coisa que se percebe só pela diferença de ruído ao cortar dos pelos. O acabamento é desleixado, a "rabeta" é mal desenhada, o cabo tem rebarbas de plástico e não acomoda a lâmina perfeitamente. A peça carece de equilíbrio. Enfim, há um comprometimento estético muito sério. Uma opção muito melhor e pelo mesmo preço é a navalha Edel, que se diz de Soligen, mas aí já não sei se é verdade. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-498484387-navalha-aco-inox-solingen-original-gemany-lmina-em-inox-_JM
Muito provavelmente, o inox da Edel não está no topo dos aços. Tenho duas há muito tempo. Uma delas ganhou uma pequena mancha, decerto por conta de alguma gotícula d'água que ficou para trás. A outra está perfeita, como nova. Ambas deram muito trabalho na primeira afiação, mas "seguram o fio" muito bem. Também tenho uma GD 208, que comprei aqui no fórum e veio afiada pelo Callega, então não sei dizer se é difícil inaugurar sua afiação. Para o barbear, prefiro as Edel à GD 208.
Gostava de agradecer a todos pelas informações que aqui têm deixado (em especial ao Leon e ao scampos).Ainda não me decidi mas pelo menos neste momento estou muito mais bem informado sobre os prós e os contras das navalhas e da sua manutenção.Só ainda não sei muito bem que strop e pasta se deve comprar.Já percebi que há pastas de vários tipos de granulação.Mas para quem tem pedras e/ou lapping film também é preciso strop?
Hmmm, e de quantas em quantas barbas feitas você dá os tais retoques com LF de 1um? Barba-sim-barba-não?