Author Topic: Vinhos que bebemos  (Read 135082 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #375 on: November 26, 2014, 01:25:59 pm »
0
Cá está ele: Maurice Descombes Beaujolais-Village 2014

Muito interessante... mas fiquei tão deprimido com o Branco Côtes du Rhone que quando cheguei cá o Castello D'Alba Douro DOC Branco soube-me tão, tão bem...

Um Villages... É o maduro comercial deles. Acima, só o Beaujolais Cru... Mas o preço salta pra extratosfera...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #376 on: November 26, 2014, 01:47:59 pm »
0
Como nem só de cerveja vive o homem...  ;D ;D

... no fim de semana passado fui ao Mercado de Campo de Ourique e bebi (bebemos) este Vinha Grande, Rosé, de 2013.
Sim, eu sei que não parece Rosé, mas o funcionário avisou logo que esta colheita tinha saído bastante mais pálida do que o usual (algo que confirmei online), no entanto o vinho estava excelente! Provavelmente dos melhores Rosés que já experimentei!! É que esta história de degustar cervejas está a alterar a forma como saboreio tudo... já consigo encontrar frutos tropicais até num Rosé!!!  ;D ;D

Á vossa!!

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #377 on: November 27, 2014, 12:08:16 am »
0
Esse vinho teve anemia?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #378 on: November 27, 2014, 12:10:21 am »
+1
Eis algo que vale a pena ver, uma série de programas que está a passar na TV portuguesa (RTP2, às terças à noite) que explora o mundo do vinho em Portugal. Visitas a produtores emblemáticos de cada região, bons vinhos, boa gastronomia, belas paisagens... :)

O episódios já emitidos estão disponíveis no site da RTP.

http://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p31185

Verdade do Vinho

Verdade do Vinho, apresentado por Sónia Araújo e Luís Baila, é o novo programa da RTP onde se vai contar a história e as "estórias" à volta do mundo dos vinhos em Portugal. Gravado integralmente em exterior, apresenta um conceito bastante lato que irá cruzar o passado e o futuro dos produtores e das regiões, contar histórias com humor, curiosidades locais e revelar as opiniões dos especialistas de vinhos assim como as magníficas paisagens do nosso Portugal.

Vamos dar a conhecer quem são os produtores dos vinhos das nossas mesas e visitar as suas vinhas e adegas, onde os apresentadores irão realizar atividades relacionadas com a produção vinícola.

O programa pretende ajudar os que querem aprofundar os seus conhecimentos nesta área, fornecendo informações sobre os bastidores, assim como fazer a ponte com a gastronomia e o enoturismo. Com a presença assídua de críticos gastronómicos que nos vão apresentar sugestões de harmonização entre comida e vinho, Verdade do Vinho terá uma componente informativa revestida por uma linha gráfica marcante e moderna, com ritmo de edição e apresentação.




Existem já vários episódios emitidos, cada um focando uma região vitivinícola portuguesa:
(para rever os episódios, clicar em "Rever este episódio no RTP Play")



Douro - Episódio 1 de 13
Duração: 25 min

Sónia Araujo segue o curso do Rio Douro rumo à descoberta do vinho. Mais a jusante, espera-a o seu mentor Luís Baila e os Douro Boys, para a lição nº1 do manual.
A segunda lição vem logo a seguir com o Chefe Rui Paula, que saiu da cozinha e foi sentar-se na mesa da nossa dupla para mostrar o que é uma harmonização.
Mas as lições continuam e a Sónia ainda aprende que uma prova de vinho pode ser vertical.
É num Antigo solar do século XIX, que a nossa apresentadora pode finalmente apreciar a uva de outra forma, recebendo uma massagem de óleo de semente de uva.
Depois, há aromas à roda no copo e um macho que vai fazer o Luis compreender o verdadeiro sentido da palavra "terroir".




Douro Superior - Episódio 2 de 13
Duração: 25 min

A carrinha que transporta o Luís e a Sónia é chamada a brilhar para uma travessia sobre o rio Côa. Por essa zona, onde há vinhas que são Património da Humanidade para a UNESCO, a nossa dupla terá, alegadamente, conhecido o homem que encontrou as gravuras de Foz Côa... Mais à frente neste episódio, ficamos a saber se os descendentes da Ferreirinha ainda fazem vinho... Depois, o Luís vai aprender que Duorum não é "Douro" em Latim. A fechar o segundo périplo do sacro-caminho da uva, os protagonistas vão conhecer os enólogos que fazem o Barca Velha, um dos mais míticos vinhos portugueses. Terá o nosso duo de enófilos o privilégio de o provar? Se isso não acontecer terão de se contentar com a paisagem ... Que no Douro Superior é coisa que não falta.



Vinho Verde - Episódio 3 de 13
Duração: 25 min

Num Minho tão verde quanto o próprio vinho as uvas não deixam de ser maduras, e para comprová-lo o nosso duo encontra-se com Anselmo Mendes, um guru do vinho verde que vai mostrar quão altas podem ser as vinhas por estas paragens. Depois é tempo do Luís tornar-se numa batedeira humana de vinho. As peripécias seguintes têm como palco a Quinta da Brejoeira onde há uma charrete com aroma a citrinos. Não muito longe dali, Luís e Sónia ficarão cheios de vinho na Quinta do Soalheiro. Mais a sul, em Baião, um homem que é menos português do que parece, vai cruzar-se com o nosso duo de missionários da uva. Mais há noite, ao jantar, haverá uma estrela Michelin no prato, e no dia seguinte há enigmas que envolvem as garrafas da Quinta da Aveleda.



Dão - Episódio 4 de 13
Duração: 25 min

O Luís mostra à Sónia que tem amigos em todo o lado e, por isso, mesmo estando no centro do país, há um almoço com convivas do Dão. E como a dupla de errantes não está entre a Serra do Caramulo e a Serra da Estrela para beber água, seguem rumo a outro destino para saber mais sobre uma casta típica da região: a Encruzado. Mais à noite Fernando Melo junta-se ao duo na Casa da Ínsua para fundir queijo com vinho. No dia seguinte os destinos da nossa parelha cruzam-se com alguém que faz um vinho antialérgico. E para o fim está guardado um momento em que a Sónia e o Luís encontram a paz de espírito numa barrica.



Bairrada - Episódio 5 de 13
Duração: 25 min

O que acontece quando um duo de enófilos se cruza com o homem e o vinho do Bussaco? O thrill e o suspense do Bussaco Palace contagiam o estado de espírito da dupla que segue em busca dos vinhos da Bairrada. Mas apesar do início atribulado, a viagem prossegue na direção de um enólogo hitchcockiano que tem uma garrafeira invejável e um vinho singular. O seu nome é Pato, Luís Pato, e os seus vinhos são autênticos ovos de ouro. O dia corre sobre as rodas da pick-up que desvendam o amor cego de Niepoort pela Bairrada, apesar de ser um produtor mais conhecido pelo trabalho que faz no Douro. Depois, acontece neste episódio: a Sónia arrisca-se a fazer uma harmonização de vinho com arte. Mais tarde há uma harmonização menos abstrata: o clássico leitão da Bairrada. Seguem-se outros encontros, num local em que o folclore do vinho é geometria e para fechar um templo sagrado do nosso vinho: as Caves de S. João.



Trás-os-Montes - Episódio 6 de 13
Duração: 25 min

Em Trás-os-Montes o vinho resiste ao rigor do clima graças ao calor humano. É isso que Sónia e Luís vivenciam quando são recebidos numa casa em Sandim, no coração transmontano. A seguir conhecem um Ás de Trunfo desta região: chama-se Raúl Peréz, é espanhol e um dos melhores enólogos do mundo. A casta Bastardo e a parceria com José Xalana fazem o tempo correr entre copos e histórias. Depois dá-se uma descoberta que prova que o vinho em Trás-os-Montes é uma tradição milenar... Mais à noite Francisco Pavão vai ao Vidago Palace para fazer uma prova com a nossa dupla de romeiros... só que a prova não é de vinho. O tempo do programa sobra ainda para que a Sónia aprenda que cuspir vinho não é indelicado, mesmo que sejam os vinhos de Valle Pradinhos, dos mais antigos de Trás-os-Montes. E depois há estrada... muitos quilómetros de estrada quase até à fronteira espanhola. Tudo para que os protagonistas desta série se deixem barricar...



Tejo - Episódio 7 de 13
Duração: 25 min

Pela primeira vez a sul, Luís e Sónia revelam-se como bons... cavaleiros.
Cavalgando, seguem a trote pelas Lezírias e pelo vinho da sua Companhia. Depois é tempo de tirar os trajes de equitação e escolher os melhores trajes para uma outra ocasião... Mas talvez o duo da verdade do vinho funcione melhor a escolher castas de uvas do que a escolher peças de roupa. O tempo avança e a viagem também, e começam a surgir as sinestesias do ribatejo na forma de um aroma a chumbo e um sabor de perdiz em Lagoalva de Cima. No dia seguinte há um típico almoço ribatejano no Hotel Lusitano, uma paragem no castelo de Almourol para falar sobre copos e os destinos da cruzada da uva terminam numa transfusão de vinho no Casal da Coelheira.



Lisboa/Estremadura - Episódio 8 de 13
Duração: 25 min

A Estremadura é uma região que tem alguns pontos em comum com o Minho e por isso a viagem começa de novo junto ao mar, de copo e prancha na mão. E isto foi só para aquecer para a atividade que aí vinha na Quinta do Gradil onde o Luís e a Sónia têm de apanhar os ladrões das vinhas. Segue-se uma harmonização como pretexto para um almoço com alguém que vende vinho e... bacalhau. O avançar dos minutos do programa trazem consigo um momento musical absolutamente estonteante graças ao rasgo criativo de José Bento dos Santos. Depois o dueto improvável que segue os caminhos da uva vai dar a uma paisagem decorada pela casta Arinto. E por fim as vielas caiadas de Lisboa trazem-nos a voz mais influente do vinho nacional e enólogos de rua.



Setúbal/Sado - Episódio 9 de 13
Duração: 25 min

Sónia e Luís descobrem que a serra da Arrábida é um corta-vento. Depois seguem em grande estilo deixando a serra para trás e encontram-se com uma estrela do vinho chamada Ermelinda Freitas. Ou será Leonor? A dúvida não importuna a pick-up que leva a dupla de protagonistas até Palmela onde a Sónia descobre que Octávio Machado também treina videiras. No dia seguinte o autor do guia de vinhos portugueses almoça com o Luís e com a Sónia em Setúbal. Depois os nossos protagonistas encontram a verdadeira coleção de Joe Berardo. Para o fim está guardado um vinho que deu a volta ao mundo e uma tentativa de cruzamento do moscatel com doces da região patrocinada pela Sónia.



...e continua... :) No próximo episódio, será no Alentejo, com visitas à Cartuxa e à Herdade do Esporão, entre outros... :P  :D
« Last Edit: November 27, 2014, 12:14:11 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #379 on: November 27, 2014, 10:58:45 pm »
0
-> Quinta do Cardo Síria 2012 (Beira Interior DOC)
Castas: 100% Síria
Vinificação: Fermentação durante 3 meses (!) a baixa temperatura
Produtor: Companhia das Quintas
Grau alcoólico: 12,5%
Preço: €4 - €6, dependendo do sítio onde o comprarem.


Notas: Não, não é uma homenagem ao país que infelizmente, tem surgido nos telejornais por razões menos boas; “Síria” é o nome dado a uma casta portuguesa, que no Sul do país também é conhecida como “Roupeiro”. Segundo o produtor, trata-se de uma selecção das melhores parcelas da sua produção – as outras são usadas no outro branco da casa, de entrada de gama (também ele um branco bem bom).
E que tal este? Fruta essencialmente citrina, muito refrescante e directa, sabor mais intenso que o outro branco da casa, persistente e com alguma complexidade, com algumas nuances de maçã verde e uma elevada acidez, muito acertada e que o tornam muito refrescante e agradável de beber e de gostar. Que belo vinho, e que bela companhia fez a um peixe grelhado! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #380 on: November 28, 2014, 01:35:38 pm »
0
Algum confrade já bebeu este Duorum Colheita Douro Doc?



Não está dos mais caros. R$72,55
http://www.winestore.com.br/loja/duorum-colheita-douro-doc.html
« Last Edit: November 28, 2014, 04:04:30 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #381 on: November 28, 2014, 03:45:42 pm »
0
Alum confrade já bebeu este Duorum Colheita Douro Doc?

(Image removed from quote.)

Não está dos mais caros. http://www.winestore.com.br/loja/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/5/1/511148_1_1.jpg

Excelente vinho. Tem uma qualidade impressionante para o preço que custa.
Um dos melhores vinhos portugueses no capítulo até €10 (aqui em PT, o preço ronda os €10 nos supers). Ainda recentemente, aproveitei uma promoção de 25% de desconto do Pingo Doce para trazer umas garrafas.

Estás a ver o meu post lá acima acerca da série "Verdade do Vinho" na TV portuguesa?
No 2º episódio, dedicado ao "Douro Superior", tens lá uma visita a esse produtor.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #382 on: November 28, 2014, 04:01:41 pm »
0
Li a postagem mas não assisti. Agora deu vontade de ver! Obrigado pela dica.
Modifiquei a anterior para incluir o preço do vinho e o link onde encontrei. Um bom preço, tendo em vista imposto de importação e a cotação do Euro em relação ao Real= 3,21.
Vi agora a pouco:

« Last Edit: November 28, 2014, 05:44:19 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #383 on: November 29, 2014, 05:26:22 pm »
0
Quinta da Lapa, Syrah e Touriga Nacional 2009
Ribatejo

Bebi este vinho no ultimo fds.
Gostei bastante, muito bem equilibrado, já maturado a notar-se alguns sabores característicos de vinhos mais velhos mas agradáveis.
Na sensação de teor alcoólico era muito agradável, não tendo um travo agressivo, nada "rijo", escorregou muito bem.
Não me recordo do preço dele porque estava cá guardado há algum tempo.

Se ainda encontrarem, visto ser de um ano mais antigo, recomendo bastante.

"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline RamonLourenço

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 334
  • Self Butcher
  • Respect: +1
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #384 on: December 05, 2014, 09:55:49 pm »
0
Vindos da Jolimont, em Canela/RS, acabaram de chegar os bebês para o Natal e Ano Novo. Não são todos meus (só metade  ::) ::)).
Enfatizo que sou bebedor de cerveja, mas desde que visitei a região e provei desta vinícola sempre peço alguns.
(Perdão pelas fotos, são do meu celular nada caro)













Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #385 on: December 06, 2014, 02:07:54 pm »
0
O estoque está repleto!
Que desfrutes com saúde!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #386 on: December 09, 2014, 12:19:16 am »
0
Eu fui ali abaixo ao Mercado, passei pela loja da Companhia das Lezírias e trouxe umas novidades:

 - Tyto Alba branco - já saiu a nova colheita deste ano de 2014 :) Se for tão boa como a anterior, será óptima :)


E mais duas novidades: dois vinhos varietais sob a marca Tyto Alba, lançamentos recentes:
 - Tyto Alba Merlot 2012
 - Tyto Alba Touriga Nacional 2012


E nem há razão para comprar em quantidade, afinal facilmente me abasteço, a loja do produtor fica aqui tão perto! :D
« Last Edit: December 09, 2014, 10:20:53 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #387 on: December 09, 2014, 02:26:58 am »
0
Ainda não consegui apanhar o Tyto Alba em lado algum. Mas hei-de consegui-lo.  :P

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #388 on: December 09, 2014, 01:44:51 pm »
0
Mais recentemente...

Palha Canas Tinto 2010 - Vinho Regional Lisboa: Um vinho interessante, porém num estilo que não estava à espera. Bastante seco e taninoso, apesar de mais suave faz-me lembrar o Passagem Douro. Com mais alguma fruta este vinho seria consensual, assim torna-se mais "especializado" :)
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Vinhos que bebemos
« Reply #389 on: December 09, 2014, 02:38:24 pm »
0
Mais recentemente...

Palha Canas Tinto 2010 - Vinho Regional Lisboa: Um vinho interessante, porém num estilo que não estava à espera. Bastante seco e taninoso, apesar de mais suave faz-me lembrar o Passagem Douro. Com mais alguma fruta este vinho seria consensual, assim torna-se mais "especializado" :)

Produzido pela Casa Santos Lima - um dos gigantes da região, praí o maior produtor de vinhos VR e DOC da região de Lisboa, com milhões de garrafas por ano, a maioria para exportação e mais de 60 referências disponíveis em catálogo. :P
Ali da região de Alenquer, onde se produz bons vinhos há séculos... :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags: callum cabrito estonado 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal