Author Topic: POR PRINCÍPIO, O CERTO NÃO SERIA...  (Read 5195 times)

Offline Danny

• Trade Count: (+4)
  • Tech-no-logic
  • Respect: 0
    • Email
POR PRINCÍPIO, O CERTO NÃO SERIA...
« on: April 10, 2014, 09:45:26 pm »
0
Caros confrades, peço desculpa por não saber onde postar esse vídeo que achei interessante e levanta uma dúvida básica minha. Como sou iniciante na arte, e acredito piamente que a maioria, senão todos os oriundos dos enlatados sequer saiba fazer uma espuma decente, como eu :P ;D: postei aqui na área para rookies, se não for, por favor quem de direito pode "sacramentar" ;D
Se o pincel, o qual aclamamos semogues, TGCOs entre outros, e pagamos razoável quatidade de $$$ neles, serve para esfoliar, massagear e fazer com que o creme/sabão entranhe-se nos pelos e facilite a hidratação e consequentemente amolecer (ou endurecer, segundo alguns) os mesmos para um melhor barbear, o certo não seria fazer a espuma diretamente no rosto?! ???
Pergunto porque vejo muitos, acredito que a maioria, usando bowls (eu mesmo). E também vejo que, quando se usa a tigela, vc prepara toda a espuma (ou ao menos a maior parte dela) e depois apenas transfere a mesma ao rosto, dando míseras pinceladas e pronto, enquanto que no vídeo, vemos o cara fazendo a própria espuma diretamente no rosto, como se diz no ditado, "com gosto" ;D.
Não sei se é pertinente minha dúvida (ou mesmo boba), peço perdão aos mais entendidos, mas apenas pincelar a espuma já feita no bowl, no rosto, não seria trabalho para qualquer pincel "meia boca"?! Um Condorzinho 3050 faria "excelentemente" ;D a tarefa, não?! Vejo maior razão para se fazer a espuma diretamente na barba do que na tigela, ou não, estou errado?!
Forte abraço a todos ;)
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=_4zESTQWDuw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=_4zESTQWDuw</a>

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
Re: POR PRINCÍPIO, O CERTO NÃO SERIA...
« Reply #1 on: April 10, 2014, 09:53:17 pm »
0
depende do gosto de cada um.

Geralmente, quem faz espuma na tigela não aprecia essa sensação esfoliante no rosto, seja por ter pele sensível, seja por outra razão qualquer.
Daí que um pincel com pontas suaves seja uma mais valia. Uma coisa tipo o "Condor"... nem por isso.

Agora, quem quiser esfoliar a sério pode sempre usar uma escova de arame. ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #2 on: April 10, 2014, 09:58:53 pm »
0
Caros confrades, peço desculpa por não saber onde postar esse vídeo que achei interessante e levanta uma dúvida básica minha. Como sou iniciante na arte, e acredito piamente que a maioria, senão todos os oriundos dos enlatados sequer saiba fazer uma espuma decente, como eu :P ;D: postei aqui na área para rookies, se não for, por favor quem de direito pode "sacramentar" ;D
Se o pincel, o qual aclamamos semogues, TGCOs entre outros, e pagamos razoável quatidade de $$$ neles, serve para esfoliar, massagear e fazer com que o creme/sabão entranhe-se nos pelos e facilite a hidratação e consequentemente amolecer (ou endurecer, segundo alguns) os mesmos para um melhor barbear, o certo não seria fazer a espuma diretamente no rosto?! ???
Pergunto porque vejo muitos, acredito que a maioria, usando bowls (eu mesmo). E também vejo que, quando se usa a tigela, vc prepara toda a espuma (ou ao menos a maior parte dela) e depois apenas transfere a mesma ao rosto, dando míseras pinceladas e pronto, enquanto que no vídeo, vemos o cara fazendo a própria espuma diretamente no rosto, como se diz no ditado, "com gosto" ;D.
Não sei se é pertinente minha dúvida (ou mesmo boba), peço perdão aos mais entendidos, mas apenas pincelar a espuma já feita no bowl, no rosto, não seria trabalho para qualquer pincel "meia boca"?! Um Condorzinho 3050 faria "excelentemente" ;D a tarefa, não?! Vejo maior razão para se fazer a espuma diretamente na barba do que na tigela, ou não, estou errado?!
Forte abraço a todos ;)
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=_4zESTQWDuw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=_4zESTQWDuw</a>

Nenhuma dúvida é boba.

Resposta:

Quem te disse que, quem faz a espuma na tigela, não massageia bem o rosto com o pincel? Isso não é regra.

Se você está dando "míseras pinceladas" saiba que não está fazendo a coisa direito. Construir a espuma na tigela/bowl/scuttle/xícara/mão é uma parte da coisa, é algo que facilita é é mais cômodo ( na minha opinião) mas depois dela pronta, o certo é espalhar a espuma com o pincel pelo rosto todo, massageando-o, esfoliando-o e "roçando" mesmo os pelos da barba com o pincel, para que estes se levantem. E não simplesmente espalhar a espuma pela cara.  ;)

MAS, há quem não goste nem mesmo disso, e cada um com seu cada qual. Pode se massagear a espuma com as mãos mesmo se for o caso.

Offline audax

• Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Respect: +48
« Reply #3 on: April 10, 2014, 10:00:55 pm »
0
Depende do gosto, como diz o oversaturn, mas compreendo a tua questão Danny.

Eu por exemplo agora faço quase sempre directo no rosto, mas porque gosto e parece-me mais pratico (também porque gosto de sabão em stick!). Apesar de ter pele sensível não me faz diferença. Quando faço na tijela, ao passar para o rosto acabo sempre por fazer mais do que apenas pincelar a espuma no rosto, e sempre dou umas voltinhas lol ;D

No rosto também consigo acertar melhor a espuma, pois sinto melhor a consitência etc a evoluir, juntar água etc. Mas não o faço pela exfoliação, aliás todos os meus pincéis são bem suaves, senão ficava sem pele acho eu !!! :o ;D ;D

Edit: e concordo também com o Gago!

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • D.Quijote de La Toja
  • *
    • Email
« Reply #4 on: April 10, 2014, 10:04:44 pm »
0

No rosto também consigo acertar melhor a espuma

Eu não. Sou um péssimo face-latherer!  ;D

Offline Danny

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #5 on: April 10, 2014, 10:14:01 pm »
0
Pois é, no fundo criei esse tópico porque tenho uma "inveja boa" de quem faz direto na cara, como esse cara do vídeo e vc Audax  ;D
Entretanto, como iniciante, nunca tive acesso a sabões, sticks e o diabo a quatro ;D
Então pegava o bom e velho Nivea em tubo, tirava como se fosse escovar os dentes e colocava na ponta do mega pincel Batil (PQP viu, o pincelzinho da por... >:() Daí descabelava o pincel todo na cara, doía pra cacete, ou ficava seco que nem Ceará ou pingando de molhar o chão. Optei por fazer no bowl, mas acho incrível, como esse cara do vídeo, fazer diretamente no rosto. Por admiração e pro achar que realmente o certo é esse, como o Gago e os outros confrades aqui explicaram.
Vou aproveitar que tentarei comprar a DE8911 com o Gil e pegar uns sabões, baratos mas de bom custo/benefício..
Talvez por "preconceito", sempre achei que não conseguiria com o sabão o que consigo com o creme, ainda mais no rosto. É estranho, nãosei a maioria dos iniciantes, mas tenho a sensação de que com o sabão a coisa vai ficar rala, sabem?! Tipo espuma de banho mesmo ;D

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • D.Quijote de La Toja
  • *
    • Email
« Reply #6 on: April 10, 2014, 10:17:42 pm »
0
Recomendo o stick La Toja. Para mim, o melhor.

Batil?! Putzgrila tu quer usar uma porcaria dessas e ter resultado?!  ;D

Offline audax

• Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Respect: +48
« Reply #7 on: April 10, 2014, 10:20:48 pm »
0
Eu quando comecei também fazia quase sempre na tijela/bowl e também comecei com creme, pois é mais fácil acertar na espuma.

Depois o meu primeiro sabão foi o Nomad, da Crabtree & Evelyn (também doi quando comprei a DE89!) e continuei a fazer no bowl, até ir aprendendo a acertar na espuma. Regra numero um, para mim, não ter medo em carregar o pincel!!! ;D O sabão está lá para se usar!! ;D

Só comecei a espumar mais directo no rosto quando experimentei os primeiros sticks, aí gostei e continuei :D

Mas continuo a usar bowl, principalmente com o Semogue 1305, faz espuma num abrir e fechar de olhos e depois termino no rosto!

EDIT: La toja é muito bom e barato!!! Um dos meus preferidos, entrada directa!

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #8 on: April 10, 2014, 10:24:13 pm »
0
Caro Danny,
No começo é difícil acertar a quantidade de água, então sugiro que vá adicionando aos pingos! E também deixar de molho o pincel em água morna e retirar quase toda a água antes de iniciar a espuma.
Carregar bem o pincel. Principalmente com sabão. Com creme é "uma amêndoa"!
Produzir a espuma num bowl é muito mais passível de erro, para mim! Sempre fica muito aerada, não consigo controlar a água.
Uma alternativa é fazer a espuma na mão. Tenho um vídeo em que explico o método!
Espero que encontres o TEU método!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Danny

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #9 on: April 10, 2014, 10:33:37 pm »
0
Beleza rapaziada, agora é por em prática seus ensinamentos..
Como já fugi do famigerado "Batil Putzgrila" ;D e na ensolarada tarde do domingo adquiri o TGCO aconselhado pelo Gago, pergunto: ele serve a contento para espalhar diretamente no rosto?
E outra coisa: tenho aqui cremes em tubo (Nivea, Bozzano etc), tenho o Palmindaya potão ;D e tenho um sabão Granado (que faltaram atirar pedra no pobre coitado ;D ;D ;D) Quero fazer diretamente no rosto, qual me aconselham usar? Vou adquirir o stick que falaram, mas esse só pra daqui um mês quando chegar.. ::)

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • D.Quijote de La Toja
  • *
    • Email
« Reply #10 on: April 10, 2014, 10:41:20 pm »
0
Beleza rapaziada, agora é por em prática seus ensinamentos..
Como já fugi do famigerado "Batil Putzgrila" ;D e na ensolarada tarde do domingo adquiri o TGCO aconselhado pelo Gago, pergunto: ele serve a contento para espalhar diretamente no rosto?
E outra coisa: tenho aqui cremes em tubo (Nivea, Bozzano etc), tenho o Palmindaya potão ;D e tenho um sabão Granado (que faltaram atirar pedra no pobre coitado ;D ;D ;D) Quero fazer diretamente no rosto, qual me aconselham usar? Vou adquirir o stick que falaram, mas esse só pra daqui um mês quando chegar.. ::)

Granado?!

Moderação! Cartão amarelo pro rapaz aqui!  >:(

Eu te aconselho usar qualquer coisa menos o Granado. ( já o bálsamo é muito bom)

Não vais ter dificuldade em usar o tgc no rosto, com qualquer creme.

Offline Danny

• Tech-no-logic
    • Email
« Reply #11 on: April 10, 2014, 10:43:47 pm »
0
Granado?!

Eu te aconselho usar qualquer coisa menos o Granado. ( já o bálsamo é muito bom)

Moderação é sacanagem  ;D ;D ;D
Bem, coisas de um brasileirinho a procura do Gil (cadê esse cara ??? >:( >:( >:() :D :D :D)

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • D.Quijote de La Toja
  • *
    • Email
« Reply #12 on: April 10, 2014, 10:51:05 pm »
0
Moderação é sacanagem  ;D ;D ;D
Bem, coisas de um brasileirinho a procura do Gil (cadê esse cara ??? >:( >:( >:() :D :D :D)

O Gil chegou da Italia ontem, tenha paciência, que ele ainda vai desfazer a bagagem  ;)

Offline Stützel

• Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
« Reply #13 on: April 10, 2014, 10:56:57 pm »
0
Granado?!

Granado..... >:(, cai nesta esparrela de começo. :(

Offline ZECA

• Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
« Reply #14 on: April 13, 2014, 02:33:00 pm »
0
Recomendo o stick La Toja. Para mim, o melhor.

Batil?! Putzgrila tu quer usar uma porcaria dessas e ter resultado?!  ;D
Ei Gabriel, lembras do La Toja que me vendeste?
Qual era o stick?
Posta uma foto (da Net) dele, por favor.
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal