O meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso.
Quote from: Islander on January 11, 2011, 09:09:20 pmO meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso. Tenho o meu em uso contínuo há mais de 6 meses, sobretudo com cremes e ainda não tive esse problema. Pode ter a ver com o tipo de água ou produtos usados - água dura ou alguns sabões podem acumular mais resíduos nas cerdas.A dica do borax é útil, também a vou usar quando o pincel precisar de manutenção.
Completamente offtopic, ou talvez não, em foruns estrangeiros é muito comum se referirem à dureza da água, confesso a minha total ignorância nesse aspecto... Quais os parâmetros a verificar nas análises,já agora?Especificamente em relação a pinceis o meu lijun parece que se perdeu na viagem entre ásia e europa, o homem lá devolveu o dinheiro mas eu continuo sem saber o que é um texugo...
Dúvida:Posso mergulhar o pincel inteiro na solução com bórax? Não estragará o cabo?
Caro Oversaturn, concordo plenamente que a variedade é o belo da vida. COmo neófito, gostaria de saber quais as melhores alternativas aos texugos. Grato pela "aula".
Qual é o melhor pincel? Essa é fácil: o que te fizer mais feliz!
Quote from: oversaturn on January 12, 2011, 03:05:46 pmQual é o melhor pincel? Essa é fácil: o que te fizer mais feliz! Amen! Agora é que disseste tudo!
Um amigo meu do fórum Badger&Blade (o Marco) é italiano. E os italianos gostam muito da Omega, pois são feitos nesse país. No entanto, o sujeito tem dois Semogue, um 2000 e um SOC, e diz que são os pincéis preferidos dele!
Quote from: oversaturn on January 12, 2011, 03:05:46 pmUm amigo meu do fórum Badger&Blade (o Marco) é italiano. E os italianos gostam muito da Omega, pois são feitos nesse país. No entanto, o sujeito tem dois Semogue, um 2000 e um SOC, e diz que são os pincéis preferidos dele! Parece que o homem entretanto viu a luz oversaturn:"If I should have only one shaving brush, the Duke 3 Best would certainly be it." http://badgerandblade.com/vb/showthread.php?t=182429Concordo contigo que quer o meu semogue 1305 quer o 1800 são mais suaves na cara do que o meu LiJüN & 1980 em finest, no entanto para fazer a espuma na cara prefiro o 1800. Para os meus gostos o 1305 é demasiado mole, o 1800 tem mais backbone.No entanto e apesar de gostar de pinceis de cerda continuo a preferir os de texugo.
Quote from: oversaturn on January 12, 2011, 03:05:46 pmQual é o melhor pincel? Essa é fácil: o que te fizer mais feliz! Completamente de acordo nesta parte. O problema é que aquilo que me fazia feliz ontem se calhar hoje já não faz, à medida que vou experimentando coisas novas.Mas como tudo nesta vida - YMMV.
Isto esta me cheirando a filme de ação ou policial: "Bando do Texugo versus Gangue das Cerdas".Quem chamaríamos para dirigir: Spielberg, Scorcese ou os irmãos Wachowski?