Author Topic: Endurecimento de cerdas  (Read 22568 times)

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
Re:Endurecimento de cerdas
« Reply #15 on: January 12, 2011, 12:18:22 am »
0
O meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.
Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.
Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.
É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso.

Tenho o meu em uso contínuo há mais de 6 meses, sobretudo com cremes e ainda não tive esse problema. Pode ter a ver com o tipo de água ou produtos usados - água dura ou alguns sabões podem acumular mais resíduos nas cerdas.
A dica do borax é útil, também a vou usar quando o pincel precisar de manutenção.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #16 on: January 12, 2011, 12:41:45 am »
0
O meu 830, depois de 2 meses de uso intensivo e com bons resultados, também notei uma diferença a certa altura: pelos mais duros e ásperos(não nas pontas), mais dificuldade em fazer espuma, os pelos pareciam que sugavam a espuma toda, parece que ficou outro para pior! Não sei até que ponto o uso constante sem secar completamente contribuiu para isso, acho que nunca consegui um uso do pincel sem largar pelos que também não sei se será normal.
Tentei água quente com vinagre, lavar com detergente de loiça e não vi grandes melhoras...Vou tentar arranjar borax a ver se ajuda.
Ainda ontem o usei depois de estar de lado muito tempo e foi uma dificuldade enorme para conseguir espuma e foi necessário acrescentar muita água mesmo.
É uma pena pois até gostava do pincel, especialmente por ter uma boa qualidade de pelo e cabo em acrílico embora com densidade excessiva, penso.

Tenho o meu em uso contínuo há mais de 6 meses, sobretudo com cremes e ainda não tive esse problema. Pode ter a ver com o tipo de água ou produtos usados - água dura ou alguns sabões podem acumular mais resíduos nas cerdas.
A dica do borax é útil, também a vou usar quando o pincel precisar de manutenção.

Caro brg,
Segundo apurei, a água de minha cidade é deveras dura. Pode ser por isso mesmo que as cerdas perderam a maciez.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Islander

• Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +9
« Reply #17 on: January 12, 2011, 01:12:17 am »
0
Completamente offtopic, ou talvez não, em foruns estrangeiros é muito comum se referirem à dureza da água, confesso a minha total ignorância nesse aspecto... Quais os parâmetros a verificar nas análises,já agora?

Especificamente em relação a pinceis o meu lijun parece que se perdeu na viagem entre ásia e europa, o homem lá devolveu o dinheiro mas eu continuo sem saber o que é um texugo... :D
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #18 on: January 12, 2011, 01:25:54 am »
0
Este tópico da Wikipedia esclarece nossas dúvidas acerda de dureza de água, Islander!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dureza_da_água
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

Offline callega

• Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
« Reply #19 on: January 12, 2011, 08:56:18 am »
0
Nobre amigo..  Faz mto sentido.
Provavelmente o deposito de sais deve endurecer as cerdas.
 Não espalhe este negocio da agua de Cassias..  Senao os gringos vao querer endurecer outras cerdas..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #20 on: January 12, 2011, 01:57:38 pm »
0
Dúvida:
Posso mergulhar o pincel inteiro na solução com bórax? Não estragará o cabo?
José Luís Tomé Gonçalves

Offline callega

• Maçarico
  • *
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
« Reply #21 on: January 12, 2011, 02:47:21 pm »
0
Acho que madeira nao curte borax, principalemtne depois de morta.. Viva, sim. Mas morta..
É so colcoar até o final do nó.. Se tiver verniz, nao tem problema.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #22 on: January 12, 2011, 03:05:46 pm »
0
Completamente offtopic, ou talvez não, em foruns estrangeiros é muito comum se referirem à dureza da água, confesso a minha total ignorância nesse aspecto... Quais os parâmetros a verificar nas análises,já agora?

Especificamente em relação a pinceis o meu lijun parece que se perdeu na viagem entre ásia e europa, o homem lá devolveu o dinheiro mas eu continuo sem saber o que é um texugo... :D

A dureza está relacionada com o teor de Magnésio e de Cálcio. A informação da Wikipédia está correcta.
Quanto mais dura for a água, mais facilmente se formarão depósitos de calcário e de sabão.
Outros iões podem interferir, mas é muito raro estarem presentes nas águas em concentração suficientemente elevada para terem um efeito significativo na dureza.

E por vezes, uma água muito dura dificulta a formação de espuma.
Já viram uma embalagem de Skip ou outro detergente de máquina qualquer? Vem com um mapa de Portugal, e com um quadro para ajustar a dose de detergente à zona do país. A causa é a mesma: em águas muito duras, é mais difícil fazer espuma. Mais facilmente o sabão precipita e forma depósito.

E com sorte, ainda recebes um pincel atrasado!

Dúvida:
Posso mergulhar o pincel inteiro na solução com bórax? Não estragará o cabo?

Eu prefiro mergulhar apenas as cerdas... sobretudo se for madeira. Aliás, tento sempre evitar que a madeira mergulhe na água, mesmo quando ponho o pincel de molho em água simples.
Se por acaso for acrílico (o Semogue 620 é acrílico, não é?), não fará mal algum.

Além disso, faço sempre esse tratamento com bórax e vinagre quando recebo um pincel, seja ele velho ou novo.
Ajuda a eliminar aquele cheiro a "Eau de Animal" que certos pincéis têm quando novos.

Caro Oversaturn, concordo plenamente que a variedade é o belo da vida.
COmo neófito, gostaria de saber quais as melhores alternativas aos texugos.
Grato pela "aula".

Nisto, cada um tem o seu gosto pessoal... e é essa mesma a beleza da coisa.

Eu gosto muito dos pincéis de cerda da Semogue, especialmente o 830 e 1305. Têm alguma firmeza, mas com as pontas muito macias... o pelo destes pincéis, com o uso, tende a "espigar"... quer dizer que as pontas se dividem em duas ou três, e ficam muito macias na face. No entanto, o pelo é muito firme. A semogue é uma excelente opção em cerda. Acho que ainda gosto mais do 1305 que do 830. Para espumar na cara, o 1348 é muito bom também. O Teiste diz que é um dos melhores do mercado para esse fim.

Um amigo meu do fórum Badger&Blade (o Marco) é italiano. E os italianos gostam muito da Omega, pois são feitos nesse país. No entanto, o sujeito tem dois Semogue, um 2000 e um SOC, e diz que são os pincéis preferidos dele! Mas sempre ouvi dizer bem dos pincéis da Omega (conheço portugueses que os preferem), acredito que sejam muito bons. Mas considero o fabrico da Omega mais "industrial"...

Um nosso colega aqui do fórum (o Capitão Vasco!) chamou-me a atenção para outros pincéis de cerda que me parecem muito bons: os Vulfix. Ele tem vários Semogue e Omega, mas gosta muito dos Vulfix. Devem ser óptimos, também.

E depois, existem pincéis em crina de cavalo... nunca experimentei nenhum, mas têm adeptos fervorosos. Alguma virtude terão, de certeza. São populares no Oriente, por razões religiosas... mas por exemplo, existem marcas europeias que também usam esse pêlo... a Vie Long tem uns com muito bom aspecto... http://www.vielong.com/En/Brochas6.html

Eu acho que um bom pincel de cerda consegue fazer espuma com uma qualidade tão boa como um pincel de texugo. Por vezes, até melhor.
O pelo de texugo é mais caro, não por ser melhor, mas sim por ser mais raro e difícil de obter. O Silvertip é mais caro, pois é o mais raro... mas pode não ser o mais adequado para o uso que lhe damos...
E por vezes é psicológico: um texugo é "outra loiça", outra experiência, dá uma sensação mais luxuriante, talvez... e o factor psicológico também conta.

Qual é o melhor pincel? Essa é fácil: o que te fizer mais feliz! :)
« Last Edit: January 12, 2011, 03:30:06 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

• Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
« Reply #23 on: January 12, 2011, 03:15:35 pm »
0

Amen! Agora é que disseste tudo! :D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #24 on: January 12, 2011, 03:33:14 pm »
0

Amen! Agora é que disseste tudo! :D

Pensando bem: Apoiado!!!
José Luís Tomé Gonçalves

Offline bleddyn

• A obra de Valobra
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
« Reply #25 on: January 12, 2011, 04:24:17 pm »
0
Um amigo meu do fórum Badger&Blade (o Marco) é italiano. E os italianos gostam muito da Omega, pois são feitos nesse país. No entanto, o sujeito tem dois Semogue, um 2000 e um SOC, e diz que são os pincéis preferidos dele!

Parece que o homem entretanto viu a luz oversaturn:
"If I should have only one shaving brush, the Duke 3 Best would certainly be it."
http://badgerandblade.com/vb/showthread.php?t=182429

Concordo contigo que quer o meu semogue 1305 quer o 1800 são mais suaves na cara do que o meu LiJüN & 1980 em finest, no entanto para fazer a espuma na cara prefiro o 1800. Para os meus gostos o 1305 é demasiado mole, o 1800 tem mais backbone.
No entanto e apesar de gostar de pinceis de cerda continuo a preferir os de texugo.

Completamente de acordo nesta parte. O problema é que aquilo que me fazia feliz ontem se calhar hoje já não faz, à medida que vou experimentando coisas novas.
Mas como tudo nesta vida - YMMV.
« Last Edit: January 12, 2011, 04:26:21 pm by bleddyn »

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #26 on: January 12, 2011, 04:57:36 pm »
0
Um amigo meu do fórum Badger&Blade (o Marco) é italiano. E os italianos gostam muito da Omega, pois são feitos nesse país. No entanto, o sujeito tem dois Semogue, um 2000 e um SOC, e diz que são os pincéis preferidos dele!

Parece que o homem entretanto viu a luz oversaturn:
"If I should have only one shaving brush, the Duke 3 Best would certainly be it."
http://badgerandblade.com/vb/showthread.php?t=182429

Concordo contigo que quer o meu semogue 1305 quer o 1800 são mais suaves na cara do que o meu LiJüN & 1980 em finest, no entanto para fazer a espuma na cara prefiro o 1800. Para os meus gostos o 1305 é demasiado mole, o 1800 tem mais backbone.
No entanto e apesar de gostar de pinceis de cerda continuo a preferir os de texugo.

Boa, bem apanhada, essa!
Mas o contexto em que eu estava a falar eram os pincéis de cerda. Nomeadamente a escolha entre Semogue vs. Omega, pois a pergunta era sobre alternativas aos pincéis de texugo. Devia ter escrito "pincéis de cerda" na frase acima. É que sempre achei curioso ao facto de ele, sendo italiano, preferir os Semogue aos Omega. É que geralmente, os Italianos são um pouco tendenciosos em relação às coisas do seu próprio país.

Ele também tem um Simpsons Colonel, acho, e fala muito bem dele também.

Concordo contigo em que o 830 e o 1305 não serão o ideal para espumar na cara. E ambos têm pontas mais suaves que o LiJun em Finest, sem dúvida. mas lá está... eu raramente faço a espuma na cara, mesmo... para mim a falta de firmeza não é problema. Acredito que o 1800, com mais firmeza, se deva portar melhor na cara.

Completamente de acordo nesta parte. O problema é que aquilo que me fazia feliz ontem se calhar hoje já não faz, à medida que vou experimentando coisas novas.
Mas como tudo nesta vida - YMMV.

Há até quem diga: "Qual é o melhor pincel? O próximo!" :D :D :D
Ou ainda "O que me faz mais feliz é poder variar!"

É que isto é algo que vai para além do utilitário. Porque afinal de contas, fazer espuma todos fazem...
Mas não é só isso que conta, pois não? ;)

Offline JLTG

• Moderador Emérito
  • D.Quijote de La Toja
    • Email
« Reply #27 on: January 12, 2011, 05:27:08 pm »
0
Isto esta me cheirando a filme de ação ou policial: "Bando do Texugo versus Gangue das Cerdas".
Quem chamaríamos para dirigir: Spielberg, Scorcese ou os irmãos Wachowski?
José Luís Tomé Gonçalves

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
« Reply #28 on: January 12, 2011, 05:51:17 pm »
0
Isto esta me cheirando a filme de ação ou policial: "Bando do Texugo versus Gangue das Cerdas".
Quem chamaríamos para dirigir: Spielberg, Scorcese ou os irmãos Wachowski?

:D :D :D Nááá... Nesse filme eu não entro...! ;D
Cerda vs texugo? Prefiro ambos... é consoante a disposição do dia...  ;)

Offline Lusitano

• Moderador Global
  • Lord Sheffield
  • *
  • Respect: +40
« Reply #29 on: January 12, 2011, 06:10:47 pm »
0
Neste fórum também se pode dizer que há uma tendência para cerda e Semogue, dado que a Semogue é Portuguesa e os pincéis estão facilmente acessíveis e são conhecidos. É natural que no B&B se fale mais em texugo pois internacionalmente é mais fácil de obter pincéis de texugo, ainda por cima em muitos países o poder de compra é muito superior.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal