Author Topic: Matador El Caballero: a minha avaliação  (Read 7856 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Matador El Caballero: a minha avaliação
« on: August 10, 2014, 11:38:46 pm »
+1
Há alguns meses atrás, o nosso confrade António (Bleddyn) teve a amabilidade de me emprestar esta máquina. No início, a minha intenção era a de desfrutar de um curto empréstimo, apenas o suficiente para ter uma ideia bem definida da máquina, escrever uma review aqui para o fórum e pronto.

Ora desde então muita coisa aconteceu na minha vida pessoal, a Joana nasceu mais cedo (é a minha filha, fui pai pela primeira vez, para quem não sabe ;D) e entre voltas e reviravoltas da vida, eis que a review ficou por escrever durante vários meses... até agora!, pois deixa-me lá tentar escrever isto enquanto a filhota dorme a sesta... :D

Trata-se de uma máquina de fabrico oriental (não me lembro se Paquistão, Índia ou China), vendida sob diversas designações e marcas e com diversos cabos à escolha do freguês, já vi esta máquina (ou semelhantes, com o mesmo cabeçal e fabricante) disponíveis com o nome de Matador, Cadet, Maggard, HTGAM, etc, etc...


As características gerais da máquina são:

• Máquina de três peças, cabeçal de pente fechado
• Comprimento do cabo: 76mm
• Comprimento total da máquina: 84mm
• Diâmetro do cabo: 16mm
• Peso total: 96 gramas
• Peso do cabo: 67 gramas
• Peso do cabeçal: 29 gramas


É uma máquina muito equilibrada. À vista desarmada, são óbvias as semelhanças de design com os cabeçais de pente fechado da Merkur ou da Mühle/Edwin Jagger. O barbear não difere muito daquelas - eu diria que joga perfeitamente no mesmo campeonato que as EJ, Merkur ou Mühle. Uma máquina suave na pele, porém eficaz a barbear, sem ser agressiva e a proporcionar um escanhoado tranquilo, sem preocupações.

Não é um cabeçal que traga propriamente algo de novo ao mundo do barbear tradicional (pelo contrário, parece mais uma cópia descarada do design da Merkur), por outro lado vê-se que se preocuparam em copiar um design com provas dadas e que funciona bem, e que não estiveram propriamente a inventar a roda... Não tem problemas de alinhamento da lâmina nem nada do género.


A maneabilidade é excelente, pelo menos para as minhas mãos. O seu comprimento relativamente curto e o seu peso acima da média fazem com que seja fácil a sua utilização, mesmo a fazer contra-pelo nos pontos mais "difíceis".

O cabo parece ser latão revestido, e o relevo é bonito. O trabalhado não tem a profundidade que se pode ver num cabo artesanal como os BRW, os UFO ou os KISS, mas está bem concebido - especialmente se tivermos em conta o preço baixo a que a máquina é proposta. É um cabo curto e pesado, o que pessoalmente me agrada. O revestimento é que poderia ser melhor, notavam-se algumas falhas e agora ainda mais passados alguns meses, mas em questão de acabamentos falarei lá mais para a frente...

O cabo é bastante versátil, e é compatível com toda uma panóplia de cabeçais: Merkur, Mühle, Edwin Jagger, Gillette Tech, NEW, Old Type, Apollo, etc. O próprio cabeçal é versátil, funcionou bem comigo com lâminas tão díspares como Derbys, Personnas, Croma Diamants e Gillette Silver Blues...

O preço desta máquina é bastante atractivo. Pode ser encontrada por cerca de vinte dólares em lojas USA, e é aqui que reside um dos busílis da questão... se o preço inicial é bastante atractivo, os portes para importar esta máquina para a Europa elevam bastante o preço... pois somando o preço da máquina ao preço dos portes, fica praticamente a custar o mesmo que uma Edwin Jagger, por exemplo. :P

E isso é mau? Bom, temos uma máquina claramente inspirada nas Merkur/Mühle/EJ, barbeia de forma muito semelhante, tem até um cabo engraçado e diferente... qual é a desvantagem?

Numa palavra: acabamento. Ah, e qualidade de construção, também. :P E é neste capítulo que esta máquina perde claramente para as Merkur/Mühle/EJ e derivadas. E até em relação às Parker. O topo de cabeçal até tem um bom aspecto visto por fora, mas no interior do mesmo notam-se diversas marcas de moldagem, irregularidades e pequenos defeitos no revestimento. O mesmo se aplica à base do cabeçal (bem visíveis especialmente no inferior).


Até na extremidade do cabo se notavam algumas irregularidades... e que com o avançar do tempo, se tornaram mais evidentes:


Conclusão: é uma máquina que funciona muito bem, eficaz com a barba e suave com a pele. Quem a comprar terá decerto toda uma série de bons escanhoados pela frente. É verdade que deixa muito a desejar em termos de qualidade de construção e acabamentos; no entanto, é proposta a um preço muito interessante (se não incluirmos as despesas de envio), com uma série de cabos diferentes à escolha do freguês.

Comprada nas lojas americanas, as despesas de envio são, certamente, um deal-breaker: por vezes são superiores ao preço da própria máquina, o que a tornam pouco atractiva - é possível comprar por cá uma EJ, Mühle ou Merkur por igual ou menor quantia e que certamente terá melhores acabamentos, melhor qualidade de construção e qualidade geral.


Recomendo esta máquina? Bom, acho que neste caso, não me comprometo... e deixo à consideração de cada um.

Eu diria que tem muito a ver com o historial de cada um, e com a sua localização geográfica. Quem já tem uma Merkur/Mühle/EJ ou derivadas, não irá encontrar aqui propriamente algo de novo, pelo menos em termos de cabeçal. Quem não tem e vive do lado de cá do charco, consegue comprar uma máquina das marcas referidas pelo mesmo preço, e que será mais durável e mais bem acabada. Quem tiver a oportunidade de a comprar sem os portes de envio inerentes a um envio intercontinental, então terrá uma máquina que funcionará bem por pouco dinheiro, e que decerto proporcionará agradáveis barbeares. :)

E bom, espero que tenham gostado de ler isto; quanto a mim, eis que tenho que ir embora pois a Joana deverá estar prestes a acordar; e tenho finalmente que devolver a máquina ao Bleddyn! :D, que este empréstimo já vai com vários meses e não posso deixar de sentir que abusei da paciência e boa-vontade dele com um empréstimo tão prolongado... a ele, acima de tudo, o meu muito obrigado por me permitir experimentar esta máquina - e o meu grande abraço! :)
« Last Edit: January 23, 2019, 04:27:08 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8218
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #1 on: August 10, 2014, 11:51:24 pm »
0
Ótimo review!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #2 on: August 10, 2014, 11:56:42 pm »
0
Belo review Emanuel, penso da mesma forma que você sobre essas máquinas

Offline Kravocks

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 917
  • PT - Lisboa
  • Respect: +333
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #3 on: August 11, 2014, 12:09:38 am »
0
Excelente review.  ;)
Poupe $10 na sua 1ª compra no iHerb.com
iHerb Code: CPL782.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #4 on: August 11, 2014, 12:16:15 am »
0
Bom review
Aprendiz de enabler.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #5 on: August 11, 2014, 12:26:39 am »
0
Excelente review. Tenho esta máquina e subscrevo integralmente todas as palavras.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #6 on: August 11, 2014, 12:34:34 am »
0
Excelente review!! Minha opinião e a mesma ... essa é minha primeira ... e por enquanto ... unica SR nesta qualidade ... quer saber? Está semana é ela!!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #7 on: August 11, 2014, 12:51:14 am »
0
Bela review, Emanuel!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #8 on: August 11, 2014, 02:26:49 am »
0
Ótimo review oversaturn! A fotos ficaram muito belas!

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #9 on: August 11, 2014, 02:49:06 am »
0
Parabéns pelo review Emanuel!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #10 on: August 11, 2014, 01:21:56 pm »
0
Excelente review!
But the tigers come at night

Offline JJ Marwan

  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5200
  • Respect: +4177
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #11 on: August 11, 2014, 06:50:10 pm »
0
Excelente revisión Emanuel. Felicidades por la paternidad. Saludos

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #12 on: August 11, 2014, 07:05:37 pm »
0
Excelente. Gostei muito de ler.

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #13 on: August 11, 2014, 07:08:30 pm »
0
Eu usei e não gostei muito do cabeçal. Por outro lado, o cabo me agradou bastante. Acabei vendendo.

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Matador El Caballero: a minha avaliação
« Reply #14 on: August 11, 2014, 11:45:08 pm »
0
Excelente, Emanuel!
Já sentíamos falta das tuas grandes avaliações!

Nunca tive essas máquinas em mãos, mas pelas fotos ficam claros os defeitos de acabamento. Muitas rebarbas, recartilhado pouco vistoso...

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal