Há alguns meses atrás, o nosso confrade António (Bleddyn) teve a amabilidade de me emprestar esta máquina. No início, a minha intenção era a de desfrutar de um curto empréstimo, apenas o suficiente para ter uma ideia bem definida da máquina, escrever uma review aqui para o fórum e pronto.
Ora desde então muita coisa aconteceu na minha vida pessoal, a Joana nasceu mais cedo (é a minha filha, fui pai pela primeira vez, para quem não sabe

) e entre voltas e reviravoltas da vida, eis que a
review ficou por escrever durante vários meses... até agora!, pois deixa-me lá tentar escrever isto enquanto a filhota dorme a sesta...

Trata-se de uma máquina de fabrico oriental (não me lembro se Paquistão, Índia ou China), vendida sob diversas designações e marcas e com diversos cabos à escolha do freguês, já vi esta máquina (ou semelhantes, com o mesmo cabeçal e fabricante) disponíveis com o nome de Matador, Cadet, Maggard, HTGAM, etc, etc...
As características gerais da máquina são:
• Máquina de três peças, cabeçal de pente fechado
• Comprimento do cabo: 76mm
• Comprimento total da máquina: 84mm
• Diâmetro do cabo: 16mm
• Peso total: 96 gramas
• Peso do cabo: 67 gramas
• Peso do cabeçal: 29 gramas
É uma máquina muito equilibrada. À vista desarmada, são óbvias as semelhanças de design com os cabeçais de pente fechado da Merkur ou da Mühle/Edwin Jagger. O barbear não difere muito daquelas - eu diria que joga perfeitamente no mesmo campeonato que as EJ, Merkur ou Mühle. Uma máquina suave na pele, porém eficaz a barbear, sem ser agressiva e a proporcionar um escanhoado tranquilo, sem preocupações.
Não é um cabeçal que traga propriamente algo de novo ao mundo do barbear tradicional (pelo contrário, parece mais uma cópia descarada do design da Merkur), por outro lado vê-se que se preocuparam em copiar um design com provas dadas e que funciona bem, e que não estiveram propriamente a inventar a roda... Não tem problemas de alinhamento da lâmina nem nada do género.
A maneabilidade é excelente, pelo menos para as minhas mãos. O seu comprimento relativamente curto e o seu peso acima da média fazem com que seja fácil a sua utilização, mesmo a fazer contra-pelo nos pontos mais "difíceis".
O cabo parece ser latão revestido, e o relevo é bonito. O trabalhado não tem a profundidade que se pode ver num cabo artesanal como os BRW, os UFO ou os KISS, mas está bem concebido - especialmente se tivermos em conta o preço baixo a que a máquina é proposta. É um cabo curto e pesado, o que pessoalmente me agrada. O revestimento é que poderia ser melhor, notavam-se algumas falhas e agora ainda mais passados alguns meses, mas em questão de acabamentos falarei lá mais para a frente...
O cabo é bastante versátil, e é compatível com toda uma panóplia de cabeçais: Merkur, Mühle, Edwin Jagger, Gillette Tech, NEW, Old Type, Apollo, etc. O próprio cabeçal é versátil, funcionou bem comigo com lâminas tão díspares como Derbys, Personnas, Croma Diamants e Gillette Silver Blues...
O preço desta máquina é bastante atractivo. Pode ser encontrada por cerca de vinte dólares em lojas USA, e é aqui que reside um dos busílis da questão... se o preço inicial é bastante atractivo, os portes para importar esta máquina para a Europa elevam bastante o preço... pois somando o preço da máquina ao preço dos portes, fica praticamente a custar o mesmo que uma Edwin Jagger, por exemplo.

E isso é mau? Bom, temos uma máquina claramente inspirada nas Merkur/Mühle/EJ, barbeia de forma muito semelhante, tem até um cabo engraçado e diferente... qual é a desvantagem?
Numa palavra: acabamento. Ah, e qualidade de construção, também.

E é neste capítulo que esta máquina perde claramente para as Merkur/Mühle/EJ e derivadas. E até em relação às Parker. O topo de cabeçal até tem um bom aspecto visto por fora, mas no interior do mesmo notam-se diversas marcas de moldagem, irregularidades e pequenos defeitos no revestimento. O mesmo se aplica à base do cabeçal (bem visíveis especialmente no inferior).
Até na extremidade do cabo se notavam algumas irregularidades... e que com o avançar do tempo, se tornaram mais evidentes:
Conclusão: é uma máquina que funciona muito bem, eficaz com a barba e suave com a pele. Quem a comprar terá decerto toda uma série de bons escanhoados pela frente. É verdade que deixa muito a desejar em termos de qualidade de construção e acabamentos; no entanto, é proposta a um preço muito interessante (se não incluirmos as despesas de envio), com uma série de cabos diferentes à escolha do freguês.
Comprada nas lojas americanas, as despesas de envio são, certamente, um
deal-breaker: por vezes são superiores ao preço da própria máquina, o que a tornam pouco atractiva - é possível comprar por cá uma EJ, Mühle ou Merkur por igual ou menor quantia e que certamente terá melhores acabamentos, melhor qualidade de construção e qualidade geral.
Recomendo esta máquina? Bom, acho que neste caso, não me comprometo... e deixo à consideração de cada um.
Eu diria que tem muito a ver com o historial de cada um, e com a sua localização geográfica. Quem já tem uma Merkur/Mühle/EJ ou derivadas, não irá encontrar aqui propriamente algo de novo, pelo menos em termos de cabeçal. Quem não tem e vive do lado de cá do charco, consegue comprar uma máquina das marcas referidas pelo mesmo preço, e que será mais durável e mais bem acabada. Quem tiver a oportunidade de a comprar sem os portes de envio inerentes a um envio intercontinental, então terrá uma máquina que funcionará bem por pouco dinheiro, e que decerto proporcionará agradáveis barbeares.

E bom, espero que tenham gostado de ler isto; quanto a mim, eis que tenho que ir embora pois a Joana deverá estar prestes a acordar; e tenho finalmente que devolver a máquina ao Bleddyn!

, que este empréstimo já vai com vários meses e não posso deixar de sentir que abusei da paciência e boa-vontade dele com um empréstimo tão prolongado... a ele, acima de tudo, o meu muito obrigado por me permitir experimentar esta máquina - e o meu grande abraço!
