Bom saber que as bolhas podem demorar tanto, pois aqui tá saindo uma bolha à cada 70 segundos.
As minhas bolhas aqui já estão na casa dos 5 min e 20 seg. Tá leeentooo.
http://www.biotek.com/resources/articles/beer-brewing-synergyh1-yeast-growth.htmlpara de cronometrar bolha e sente o aroma! =)
Não vale a pena inventar agora, o que esta feito esta feito. O que pode ter ocorrido foi que não converteste nas brassagem todos os açucares complexos em açucares simples. Dai ser necessário fazer a medição... que não foi feita. Dá uma "mexidela" no balde, não o abras para não oxidar, para levantar um pouco as leveduras que já estão no fundo. Pode ser que trabalhem mais um pouco. (embora se o que eu falei antes foi o que aconteceu realmente, não vai haver nada para elas comerem!)Alguma coisa vai sair. Boa, ou menos boa, cerveja vai sair daí com certeza!!
O link era apenas para voce ver como é o "crescimento" da levedura... justmaente para voce nao querer inventar.. como voce tem um recipiente pequeno x bastante fermento.. é normal que sua cerveja fermente mais rapido.(se voce olhar os grficos é evidente que quanto mais fermento + rapida acaba a fermentacao.Cerveja so é ciencia se voce medir, como nao mediu, qual o cheiro? tem um cheirinho alcoolico ou não? A mexida no balde é uma boa, mas causa retrogosto porque o fermento comeca a se consumir...... mas é a unica coisa que todo mundo faz inclussive as grandes. voce oxigenou o mostro depois da fervura? Esse é outro ponto que as pessoas esquecem e é importante para ter uma fermentacao 100%.... enfim,relaxa que voce tem cerveja.. o resto é melhoria.
Também não contamina nem oxida assim tão fácil... Podes abrir e sentir o aroma sem problemas. O processo de fabrico de cerveja é robusto, e já dura á cerca de 6 mil anos!!
Antes de fazer a barba, já se bebia cerveja...
Ok... Vou ver como vai estar a fermentação amanhã e se as bolhas estiverem demorando muito eu abro pra avaliar o cheiro... Mas o medo é de contaminar o mosto quando abrir o garrafão.
sua garrafa é de plastico ou a de vidro? se for a de vidro é so chegar proximo a saida do airlock, nas de plastico é so apertar a tampa que sobe um cheiro... porem, se abrir nao tem problema, afinal voce já fermentou um bocado e meio alcoolico é dificil ter vida.. fora que o fermento consome oxigenio (lembra que perguntei da oxigenacao?) ...