Author Topic: Cafeteiras...  (Read 13539 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #15 on: March 16, 2015, 12:13:49 am »
0
Não mencionei aí pra cima, mas também tenho uma Bialetti elétrica (tipo expresso). Está aposentada. Dá um trabalho maluco pra limpar e não chega nem perto do que se possa chamar de um café expresso. É o lance da pressão.

Quanto ao material, procuro evitar alumínio. Minha Bialetti Moka Crystal, só tem a caldeira inferior em alumínio. O "andar" de cima é em vidro. A diferença no sabor é nítida...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #16 on: March 16, 2015, 02:06:40 am »
0
Não te aflijas... Há dúzias de promessas de fazer a "crema" em casa... Mas a maioria não vai funcionar, pois a "crema" é conseqüência do emulsionamento de alguns óleos presentes no café. Esse emulsionamento NUNCA VAI ACONTECER em duas circunstâncias:?

1. Café pré-moído: Mesmo embalado a vácuo, o café só tem os óleos em quantidade suficiente quando é moído na hora. A menos que se tenha um dispositivo de moer os grãos torrados na hora, nada de "crema"

2. Baixa Pressão: O emulsionamento, precisa de uma pressão MÍNIMA de 8 atm... Menos que isso, nada de "crema". E são POUQUÍSSIMAS as máquinas domésticas capazes de produzir essa pressão...

Tenho um moedor de café da Cuisinart mas, nem assim.

A "crema" eu consigo na máquina da Nespresso.
Depois que o café acaba, a crema dá até para tomar de colherinha. Muito bom.

A Syphon já comprei para dar de presente. Nunca provei um café feito nela, não tenho opinião.

Offline Cavnet

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 29
  • Respect: 0
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #17 on: March 17, 2015, 05:22:28 am »
0
Café sempre vai bem a qualquer hora. Assim como o barbear é uma arte, penso que fazer um café também é. Para mim é um momento relaxante.
Ganhei uma cafeteira italiana é uma francesa. Nenhuma "de marca", porém não deixam a desejar nem um pouco. Geralmente utilizo a italiana - mais rápida comparada com a francesa porém, quando tenho um pouco mais de tempo gosto muito do sabor que a francesa extrai.
Pretendo em breve comprar um moedor da marca Hario . Nas pesquisas que fiz o pessoal diz que o custo/benefício é muito bom.

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #18 on: March 17, 2015, 08:08:06 pm »
0
Já ca tenho uma "prensa francesa", hoje já vai ao teste drive. Mas essa Syphon... Nunca tinha visto uma beldade dessas. Vou perder a cabeça...  ;D  ;D

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #19 on: March 17, 2015, 08:47:26 pm »
0
Já ca tenho uma "prensa francesa", hoje já vai ao teste drive. Mas essa Syphon... Nunca tinha visto uma beldade dessas. Vou perder a cabeça...  ;D  ;D

A Syphon, é considerada a técnica mais pura de preparar café. A água e a infusão não têm contato com metais, apenas vidro e o elemento filtrante não-metálico. O maior problema dela, é a demora no preparo. Em geral, a água é pré-aquecida antes de começar, pois apenas o calor da espiriteira torna o preparo demoradíssimo.

A Syphon, é indicada para preparar café na mesa, de preferência após um jantar elegante. O efeito decorativo é notável...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #20 on: March 17, 2015, 08:51:43 pm »
0

Quanto ao material, procuro evitar alumínio. Minha Bialetti Moka Crystal, só tem a caldeira inferior em alumínio. O "andar" de cima é em vidro. A diferença no sabor é nítida...



Nunca tinha pensado nisso, mas nas minhas, de uma para outra e a usar o mesmo café, não noto quaisquer diferenças. E depois que ouvi um truque en Itália com o aluminio ("nunca esfregue, apenas água corrente dentro...) a cafeteira está tipo "impermeabilizada" por anos de uso e o café não repousa directamente sobre aluminio mas sobre uma camada microscópica de café. Se calhar influencia... ::)


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #21 on: March 17, 2015, 08:59:45 pm »
0

Nunca tinha pensado nisso, mas nas minhas, de uma para outra e a usar o mesmo café, não noto quaisquer diferenças. E depois que ouvi um truque en Itália com o aluminio ("nunca esfregue, apenas água corrente dentro...) a cafeteira está tipo "impermeabilizada" por anos de uso e o café não repousa directamente sobre aluminio mas sobre uma camada microscópica de café. Se calhar influencia... ::)

Dica bem italiana... Lavo as Bialetti apenas com água durante a semana... No final de semana, chega a hora de fazer uma faxina radical. Se não esfregar nunca, acaba ficando nojenta demais.

Das cafeteiras totalmente metálicas, prefiro a Bialetti Musa de aço inoxidável. Deixa muito menos gosto no café do que o alumínio...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8296
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #22 on: March 17, 2015, 09:09:27 pm »
0
Uma pequena curiosidade.
Há algum café já moído e indicado para estas cafeteiras Bialetti moka express?
Pois eu não sei se é impressão, mas o café comum, parece-me muito fino para uso com ela.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Cafeteiras...
« Reply #23 on: March 17, 2015, 09:23:20 pm »
0


Dica bem italiana... Lavo as Bialetti apenas com água durante a semana... No final de semana, chega a hora de fazer uma faxina radical. Se não esfregar nunca, acaba ficando nojenta demais.

Das cafeteiras totalmente metálicas, prefiro a Bialetti Musa de aço inoxidável. Deixa muito menos gosto no café do que o alumínio...



Fora tb esfrego, dentro é raro e como nunca notei essa influência do aluminio... Hei-de testar com uma 100% inox que me deram mas tenho-a parada, que já tenho 3 aí em andamento com diversas capacidades.

Na moagem do café dependerá do gosto pessoal,creio.Pela minha experiência quanto mais fina melhor.Mas já tenho visto nas embalagens externas logos com "para caf. electrica", "para caf. italiana" , "para máquina" etc mas suponho que seja apenas marketing...



Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #24 on: March 18, 2015, 11:20:19 am »
0
Uma pequena curiosidade.
Há algum café já moído e indicado para estas cafeteiras Bialetti moka express?
Pois eu não sei se é impressão, mas o café comum, parece-me muito fino para uso com ela.

Em lojas específicas de café, em que permita comprar o grão e moer na hora, vc. pode pedir na granulagem correta em função do tipo de equipamento que será preparado o café.
But the tigers come at night

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Cafeteiras...
« Reply #25 on: March 18, 2015, 12:00:28 pm »
0
Não sei o que há mais em casa se são produtos de barba ou cafeteiras...  :o :o :o

Eu e a patroa adoramos café, e como em São Paulo o consumo é bem alto e somos viciados, segue a lista:

Espresso:
Philco PH19
Oster Prima Latte

Francesa:
Starbucks 12 xícaras

Italiana:
Bialletti 3 xícaras
Bialletti 6 xícaras
Sem marca 12 xícaras

Cafeteira elétrica:
Wallita RI7546
Electrolux (não lembro modelo)

Syphon:
Syphon (sem marca)

Moedor:
Krups GVX208
Kyocera CM50F

Offline Cavnet

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 29
  • Respect: 0
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #26 on: March 18, 2015, 02:12:14 pm »
0
Não sei o que há mais em casa se são produtos de barba ou cafeteiras...  :o :o :o

Eu e a patroa adoramos café, e como em São Paulo o consumo é bem alto e somos viciados, segue a lista:

Espresso:
Philco PH19
Oster Prima Latte

Francesa:
Starbucks 12 xícaras

Italiana:
Bialletti 3 xícaras
Bialletti 6 xícaras
Sem marca 12 xícaras

Cafeteira elétrica:
Wallita RI7546
Electrolux (não lembro modelo)

Syphon:
Syphon (sem marca)

Moedor:
Krups GVX208
Kyocera CM50F

Belíssimo arsenal o camarada possui. Este moedor da Kyocera realmente possui o custo/benefício que as pessoas dizem?
Ganhei de minha tia uns pacotes deste café aqui:

E para usufruir do sabor desse grão, uma boa moagem é preciso.
Saudações.
« Last Edit: March 18, 2015, 02:17:21 pm by Cavnet »

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #27 on: March 18, 2015, 04:53:12 pm »
0
Pra quem acha a Syphon complexa, vai pirar com a Royal Balancing Syphon...

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=F-al3WFf244" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=F-al3WFf244</a>
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Cafeteiras...
« Reply #28 on: March 18, 2015, 04:57:22 pm »
0
Belíssimo arsenal o camarada possui. Este moedor da Kyocera realmente possui o custo/benefício que as pessoas dizem?
Ganhei de minha tia uns pacotes deste café aqui:
(Image removed from quote.)
E para usufruir do sabor desse grão, uma boa moagem é preciso.
Saudações.

O moedor Kyocera é muito bom e preciso (dificilmente haverá alguma granulação que você não conseguira com ele). Ele é um moedor manual caseiro com a mesma qualidade dos profissionais automatizados.

Existe os Hario Mini que são muito elogiados também e custa quase a mesma coisa do Kyocera. Diversos fóruns sobre café garantem que o sistema de moagem da Hario é fabricado pela Kyocera.

Uso o Kyocera apenas quando quero algo especial (moagem super fina), no dia a dia o Krups dá conta do trabalho (uso Krups para moer café para italianas e espresso).

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Cafeteiras...
« Reply #29 on: March 18, 2015, 05:06:30 pm »
0
Pra quem acha a Syphon complexa, vai pirar com a Royal Balancing Syphon...

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=F-al3WFf244" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=F-al3WFf244</a>

Isso é uma obra de engenharia...  ;D ;D ;D ;D ;D

Muito interessante o funcionamento dela, porém nada prático. Como todas as syphon, servem apenas para uma demonstração e não para fazer litros de café.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal