Author Topic: Cafeteiras...  (Read 13433 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8270
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #30 on: March 18, 2015, 05:46:51 pm »
0
Em lojas específicas de café, em que permita comprar o grão e moer na hora, vc. pode pedir na granulagem correta em função do tipo de equipamento que será preparado o café.

Opa :)
Obrigado pela dica amigo :)

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #31 on: March 18, 2015, 06:27:40 pm »
0
Opa :)
Obrigado pela dica amigo :)

De nada!  ;)

Se me permite uma sugestão adicional, compre café em grãos e um moedor elétrico simples, assim como o Cadence que eu tenho.

Não terá toda a eficácia de modelos mais caros, mas não faz feio. O aroma que "sobe" ao moer o grão na hora, e o sabor do café preparado com grão recém moído, é muuuuuuito bom  ::) ::) ::)
But the tigers come at night

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Cafeteiras...
« Reply #32 on: March 18, 2015, 07:13:21 pm »
0
De nada!  ;)

Se me permite uma sugestão adicional, compre café em grãos e um moedor elétrico simples, assim como o Cadence que eu tenho.

Não terá toda a eficácia de modelos mais caros, mas não faz feio. O aroma que "sobe" ao moer o grão na hora, e o sabor do café preparado com grão recém moído, é muuuuuuito bom  ::) ::) ::)

Apenas uma dica sobre moagem, evitem esses moedores "tipo liquidificador" em que lâminas de metal ficam girando no fundo do moedor para "picar" os grãos de café.

Esses moedores "tipo liquificador" além de aquecerem o grão de café enquanto se moi, faz ainda o café perder óleo durante esse aquecimento e você perde a cremma* do café. Além disso não controle algum sobre a granulação durante o processo de moenda (não dá para regular mais fino ou não).

*cremma é aquela espuma que fica sobre o café quando ele é tirado numa máquina de espresso

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #33 on: March 18, 2015, 07:24:19 pm »
0
Mas dá para ter o "gostinho"...  ;D ;D ;D
But the tigers come at night

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Cafeteiras...
« Reply #34 on: March 18, 2015, 07:29:14 pm »
0
Mas dá para ter o "gostinho"...  ;D ;D ;D

Melhor que do pacote moído do mercado é com certeza!  ;)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #35 on: March 18, 2015, 08:34:09 pm »
0
De nada adianta um moinho de alta tecnologia com um café de baixa escolha, da mesma forma que nada adianta um café Santos Tipo 4 moído a alta temperatura...

Moagem a frio, é o santo graal da arte do café. É o ideal, mas é IMPOSSÍVEL de atingir. Para se moer café, é necessário bater (pilagem), ou moer por corte (moinhos de lâminas) ou ainda, moer por abrasão entre duas pedras (mós). Seja qual for a técnica, a energia da moagem, é transferida para o café. Essa transferência de energia mecânica, provoca conversão em CALOR, o que em Física é denominado EFEITO JOULE.

Moinhos manuais, transferem MENOR ENERGIA em muito mais tempo, o que resultará em moagem mais fria. Moinhos motorizados, transferirão quantidades muito maiores de energia em muito menos tempo, o que fatalmente provocará aquecimento.

Outra coisa que pouca gente lembra, é que nada adianta moer na hora, grãos torrados há muito tempo. Para café velho, não tem remédio. É muito melhor usar um pó torrado e moído e embalado a vácuo que tenha menos de quinze dias de fabricação, do que moer na hora um café torrado há mais de um mês. Não há no mercado, café em grão torrado e embalado a vácuo.

Finalizando... GRANULOMETRIA... Essa é provavelmente a variável mais supervalorizada do café... Café, NÃO É CIÊNCIA EXATA... Prefiro muito mais um café Santos Tipo 4, torrado hoje e moído hoje com granulometria totalmente irregular a um café de baixa escolha torrado há um mês, armazenado em pressão atmosférica e moído num moedor de altíssima tecnologia com granulometria de erro inferior a 0.01%.

O último louco que contava os grãos (60) para fazer uma xícara de café, foi Ludwig van Beethoven...


Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8270
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #36 on: March 18, 2015, 09:05:05 pm »
0
É um universo e tanto !
Muito boas todas as informações aqui contidas :)

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #37 on: March 18, 2015, 11:43:30 pm »
0
Apenas uma dica sobre moagem, evitem esses moedores "tipo liquidificador" em que lâminas de metal ficam girando no fundo do moedor para "picar" os grãos de café.

Esses moedores "tipo liquificador" além de aquecerem o grão de café enquanto se moi, faz ainda o café perder óleo durante esse aquecimento e você perde a cremma* do café. Além disso não controle algum sobre a granulação durante o processo de moenda (não dá para regular mais fino ou não).

*cremma é aquela espuma que fica sobre o café quando ele é tirado numa máquina de espresso

E eu achando que estava abafando....

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #38 on: March 19, 2015, 12:24:20 am »
0
Há coisa de 15 min. fiz o primeiro teste da minha "prensa"...

Acho que tive sorte, pois ficou bem além das minhas expectativas (especialmente pq a cafeteira custou 3,99€, pensei que nao ia ter grandes resultados...).
Escaldei a dita, usei agua engarrafada no cafe, e comprei um cafe com uma moagem dita como "propria para este tipo de equipamento".
Ficou BEM BOM, saboroso e sem sedimentos (que era o meu maior receio). Mas percebo pq tem a moagem de ser mais grosseira.
Agora enquanto pesquisava "prensas francesas" tropecei nisto.



Segundo o vendedor, tem perto de duas dezenas de anos, nova, ainda na caixa. Pelo preço (10€!!!), nao resisti. Amanha já se põe a caminho das minhas mãos. Sei que nao é uma HIRO (que pelo que vi, tem verdadeiros "monumentos" para fazermos cafe) mas tem qq coisa que me encantou. A ver vamos o que sai dali... Esperemos que um bom cafe!! (ou entao ganho um suporte novo para o pincel!!!) ;D ;D ;D

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8270
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #39 on: March 19, 2015, 12:37:57 am »
0
Há coisa de 15 min. fiz o primeiro teste da minha "prensa"...
(Image removed from quote.)
Acho que tive sorte, pois ficou bem além das minhas expectativas (especialmente pq a cafeteira custou 3,99€, pensei que nao ia ter grandes resultados...).
Escaldei a dita, usei agua engarrafada no cafe, e comprei um cafe com uma moagem dita como "propria para este tipo de equipamento".
Ficou BEM BOM, saboroso e sem sedimentos (que era o meu maior receio). Mas percebo pq tem a moagem de ser mais grosseira.
Agora enquanto pesquisava "prensas francesas" tropecei nisto.

(Image removed from quote.)

Segundo o vendedor, tem perto de duas dezenas de anos, nova, ainda na caixa. Pelo preço (10€!!!), nao resisti. Amanha já se põe a caminho das minhas mãos. Sei que nao é uma HIRO (que pelo que vi, tem verdadeiros "monumentos" para fazermos cafe) mas tem qq coisa que me encantou. A ver vamos o que sai dali... Esperemos que um bom cafe!! (ou entao ganho um suporte novo para o pincel!!!) ;D ;D ;D

Boa aquisição :)
Parece ser muito legal :)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #40 on: March 19, 2015, 12:57:43 am »
0
Tem muita pinta, Hugo, parabéns!

Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Cafeteiras...
« Reply #41 on: March 19, 2015, 09:39:38 am »
0
10€ ,merece o risco :D
importante molhar a rolha e ter a certeza que veda bem, senao nao ganha pressao e nao sobe. tirando isso, tem tudo para um bom cafe ;)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #42 on: March 19, 2015, 10:04:59 am »
0
Há coisa de 15 min. fiz o primeiro teste da minha "prensa"...
(Image removed from quote.)
Acho que tive sorte, pois ficou bem além das minhas expectativas (especialmente pq a cafeteira custou 3,99€, pensei que nao ia ter grandes resultados...).
Escaldei a dita, usei agua engarrafada no cafe, e comprei um cafe com uma moagem dita como "propria para este tipo de equipamento".
Ficou BEM BOM, saboroso e sem sedimentos (que era o meu maior receio). Mas percebo pq tem a moagem de ser mais grosseira.
Agora enquanto pesquisava "prensas francesas" tropecei nisto.

(Image removed from quote.)

Segundo o vendedor, tem perto de duas dezenas de anos, nova, ainda na caixa. Pelo preço (10€!!!), nao resisti. Amanha já se põe a caminho das minhas mãos. Sei que nao é uma HIRO (que pelo que vi, tem verdadeiros "monumentos" para fazermos cafe) mas tem qq coisa que me encantou. A ver vamos o que sai dali... Esperemos que um bom cafe!! (ou entao ganho um suporte novo para o pincel!!!) ;D ;D ;D

Parabéns pelas aquisições, Hugo!!!

Quanto a Hario, é grande mas não é duas... Na minha opinião, tem mais fama que qualidade...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #43 on: March 19, 2015, 06:53:03 pm »
0
De nada adianta um moinho de alta tecnologia com um café de baixa escolha, da mesma forma que nada adianta um café Santos Tipo 4 moído a alta temperatura...

Moagem a frio, é o santo graal da arte do café. É o ideal, mas é IMPOSSÍVEL de atingir. Para se moer café, é necessário bater (pilagem), ou moer por corte (moinhos de lâminas) ou ainda, moer por abrasão entre duas pedras (mós). Seja qual for a técnica, a energia da moagem, é transferida para o café. Essa transferência de energia mecânica, provoca conversão em CALOR, o que em Física é denominado EFEITO JOULE.

Moinhos manuais, transferem MENOR ENERGIA em muito mais tempo, o que resultará em moagem mais fria. Moinhos motorizados, transferirão quantidades muito maiores de energia em muito menos tempo, o que fatalmente provocará aquecimento.

Outra coisa que pouca gente lembra, é que nada adianta moer na hora, grãos torrados há muito tempo. Para café velho, não tem remédio. É muito melhor usar um pó torrado e moído e embalado a vácuo que tenha menos de quinze dias de fabricação, do que moer na hora um café torrado há mais de um mês. Não há no mercado, café em grão torrado e embalado a vácuo.

Finalizando... GRANULOMETRIA... Essa é provavelmente a variável mais supervalorizada do café... Café, NÃO É CIÊNCIA EXATA... Prefiro muito mais um café Santos Tipo 4, torrado hoje e moído hoje com granulometria totalmente irregular a um café de baixa escolha torrado há um mês, armazenado em pressão atmosférica e moído num moedor de altíssima tecnologia com granulometria de erro inferior a 0.01%.

O último louco que contava os grãos (60) para fazer uma xícara de café, foi Ludwig van Beethoven...

Obrigado pela explanação.  ;)

Eu, depois de passar pela prensa francesa, cápsulas, filtros e inclusivamente por um cezve, fiquei-me por uma de cafeteira de pressão. Tenho várias mas a mais usada terá seguramente mais de 30 anos, afinal vintage is the new chic.

O cafezinho sai sempre bem, não há desperdício (as borras vão para a compostagem), e só necessita de um vedante lá quando o Rei faz anos.

Fica aqui o link para um Wallpaper que por sinal é o que tenho neste momento..

http://windows.microsoft.com/en-nz/windows/subtle-details-download-theme



Cumps.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cafeteiras...
« Reply #44 on: March 19, 2015, 07:22:14 pm »
0
...
Moagem a frio, é o santo graal da arte do café. É o ideal, mas é IMPOSSÍVEL de atingir. Para se moer café, é necessário bater (pilagem), ou moer por corte (moinhos de lâminas) ou ainda, moer por abrasão entre duas pedras (mós). Seja qual for a técnica, a energia da moagem, é transferida para o café. Essa transferência de energia mecânica, provoca conversão em CALOR, o que em Física é denominado EFEITO JOULE.

Moinhos manuais, transferem MENOR ENERGIA em muito mais tempo, o que resultará em moagem mais fria. Moinhos motorizados, transferirão quantidades muito maiores de energia em muito menos tempo, o que fatalmente provocará aquecimento.
...

Concordo. Moagem implica atrito, e atrito gera aumento de temperatura.

A título de curiosidade, moinhos para uso industrial tem refrigeração com água gelada, circulando a 10ºC na camisa da câmara de moagem, com  a função de retirar o calor gerado (que não é pequeno).

Já vendi alguns equipamentos para esta função.
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal