Author Topic: Um guia para o barbear (por FML)  (Read 79991 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #75 on: August 14, 2013, 01:05:09 pm »
0
Eu já referi antes (quando da compra) sobre uma lâmina Gillette Blue que veio junto com a New Goodwill. Espessa, suave e com pintura em azul marinho. Penso ser ainda com aço carbono, tamanha a espessura! O detalhe é que ela parece nova!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #76 on: August 14, 2013, 03:01:12 pm »
0
Acho que entendeste perfeitamente aquilo que escrevi. Alegra-me muito isso.

Doze barbas boas já é uma boa marca, principalmente para quem tem a pele sensível. Com o tempo acredito que ainda haverá lugar para melhorar.

Mas o que eu gostava realmente que conseguisses era uma passagem a contrapelo confortável. Não digo contrapelo S-N, mas seria bom para o apurado (e talvez para a duração da lâmina) conseguires uma 4ª ou 3ª passagem ligeiramente a contrapelo.

O bom disto tudo é que com o tempo e a experimentação vamos tornando-nos cada vez mais eficientes. Eu, por exemplo, na altura que escrevi o guia costumava fazer o contrapelo no bigode com ângulo oblíquo, há uns dias atrás resolvi inventar e reparei que tinha melhores resultados com uma diagonal a contrapelo contrária ao ângulo oblíquo que utilizava. Melhor ainda, esta nova abordagem é perfeitamente compatível com as slant (a anterior não era).

Sim penso que percebi o que querias transmitir e estou a tentar aplicar.

O "problema" é que com o tempo, e tendo já um barbear confortável e aceitável, uma pessoa acomoda-se um pouco, afinal em equipa que ganha não se mexe! Mas podendo existir a possibilidade de fazer mais e melhor, tendo sido apresentado este artigo, encarei como mais um desafio e eu gosto disso.

Claro que até ao momento já tive bastante "trabalho" para apurar a técnica e perceber bem o sentido do pêlo e como cortar.

Por exemplo as passagens laterais, não são todas no mesmo sentido e/ou ângulo, pois já havia percebido que num sítio funcionava melhor de uma maneira, noutro de outra (principalmente em alguns locais que tinha repetidamente pêlos encravados, agora já não, graças ao barbear clássico e compreender o pêlo).

Também fazia apenas 2 passagens, 3 para dias especiais.

Agora tenho feito sempre 3, mas com a mão o mais leve possível, que é mesmo muito leve  ;D

O contra-pêlo puro e duro, ou seja o S-N, até hoje é impossível, também já tentei um semi contra-pêlo, um pouco mais na diagonal para não ir completamente S-N, mas também não resulta.

Para já vou continuar assim, 3 passagens, N-S, E-O, O-E, e vou introduzindo aos poucos e experimentando outras direcções etc a ver como correu.

Também estou a fazer isto com as Shark SP, apesar de não serem más, não são as minhas preferidas que são as Astra SS e as Rapira (aliás com as Rapira até já tinha feito 6 barbas com maior conforto e apurado do que com as Astra).

Vou continuar a minha aventura!! ;D ;D

Obrigado pelos conselhos amigo FML!


Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #77 on: August 14, 2013, 05:44:05 pm »
0
O contra-pêlo puro e duro, ou seja o S-N, até hoje é impossível, também já tentei um semi contra-pêlo, um pouco mais na diagonal para não ir completamente S-N, mas também não resulta.
Hmmm se não é indiscrição, com que setup (máquina? sabão?)?
Já experimentou umas Gillette Silver Blue ou umas Gillette Platinum? É que nas primeiras 3 utilizações parecem veludo.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #78 on: August 14, 2013, 06:02:21 pm »
0
Eu por acaso, não sou adepto das passagens laterais ou diagonais. Acho que no meu caso não  se fazem úteis, mas é verdade que meus pelos da barba crescem de maneira mais ou menos uniforme, apenas na ponta do bigode e um lado do pescoço mudam de direção...

Em 90% das vezes, usando lâminas que me são familiares e com uma boa preparação antes de escanhoar, uma passagem N-S e uma S-N me são suficientes.

Contudo, isto tem um preço; as lâminas não me duram muito, cinco ou seis escanhoados.
Bom, pelo menos eu achava isso razoável, até conhecer o FML.  ;D

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #79 on: August 14, 2013, 07:29:08 pm »
0
O contra-pêlo puro e duro, ou seja o S-N, até hoje é impossível, também já tentei um semi contra-pêlo, um pouco mais na diagonal para não ir completamente S-N, mas também não resulta.
Hmmm se não é indiscrição, com que setup (máquina? sabão?)?
Já experimentou umas Gillette Silver Blue ou umas Gillette Platinum? É que nas primeiras 3 utilizações parecem veludo.

Só tenho duas máquinas e já experimentei com as duas: a conhecida  e mais suave Edwin Jagger DE89 e um pouco mais agressiva, Gillette Rocket HD. Sabão, pelo menos com o L'Occitane Cade (já há muito tempo), Crabtree & Evelyn Nomad, Tabac stick entre outros.

Lâminas Gillette só experimentei ums 7 o'clock, caixa amarela, penso eu, e não eram grande coisa para mim.

De outras já experimentei muitas, mas poucas tentei contra-pêlo.

Por exemplo para mim uma feather acho até suave, grande poder de corte claro, até parece manteiga o pêlo, mas é suave.

Hoje a shark SP na segunda barba já é mais suave.

E já agora, por favor, trata-me por tu!  ;)

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #80 on: August 14, 2013, 07:32:49 pm »
0
Eu por acaso, não sou adepto das passagens laterais ou diagonais. Acho que no meu caso não  se fazem úteis, mas é verdade que meus pelos da barba crescem de maneira mais ou menos uniforme, apenas na ponta do bigode e um lado do pescoço mudam de direção...

Em 90% das vezes, usando lâminas que me são familiares e com uma boa preparação antes de escanhoar, uma passagem N-S e uma S-N me são suficientes.

Contudo, isto tem um preço; as lâminas não me duram muito, cinco ou seis escanhoados.
Bom, pelo menos eu achava isso razoável, até conhecer o FML.  ;D

Pois no meu caso, tenho pêlo a crescer em várias direcções no pescoço e é diferente no lado esquerdo e direito  ;D e na face também não é sempre N-S. Por não conseguir contra-pêlo tenho de ir desbastanto os pêlo com outras passagens em várias direcções.

E de referir que, não uso agora, mas já usei e acabei com um boião de pré-shave proraso, notei um pouco mais de protecção sim, um pouco mais de deslize (especialmente com sabões que tenham um pouco menos), mas apenas isso.


É realmente incrível como somos todos tão semelhantes e ao mesmo tempo tão diferentes!! 8)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #81 on: August 14, 2013, 08:06:52 pm »
0
Eu por acaso, não sou adepto das passagens laterais ou diagonais. Acho que no meu caso não  se fazem úteis, mas é verdade que meus pelos da barba crescem de maneira mais ou menos uniforme, apenas na ponta do bigode e um lado do pescoço mudam de direção...

Em 90% das vezes, usando lâminas que me são familiares e com uma boa preparação antes de escanhoar, uma passagem N-S e uma S-N me são suficientes.

Contudo, isto tem um preço; as lâminas não me duram muito, cinco ou seis escanhoados.
Bom, pelo menos eu achava isso razoável, até conhecer o FML.  ;D

Pois no meu caso, tenho pêlo a crescer em várias direcções no pescoço e é diferente no lado esquerdo e direito  ;D e na face também não é sempre N-S. Por não conseguir contra-pêlo tenho de ir desbastanto os pêlo com outras passagens em várias direcções.

E de referir que, não uso agora, mas já usei e acabei com um boião de pré-shave proraso, notei um pouco mais de protecção sim, um pouco mais de deslize (especialmente com sabões que tenham um pouco menos), mas apenas isso.


É realmente incrível como somos todos tão semelhantes e ao mesmo tempo tão diferentes!! 8)

Tens razão. No teu caso é o ideal mesmo, eu sou exceção. É o minimo que a genética podia me fazer, porque compensa essa "moleza" na dureza da barba  ;D

Eu uso o pré-proraso apenas quando a barba precede o banho. Quando sucede, não faz nenhuma falta.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #82 on: August 14, 2013, 10:54:57 pm »
0
Só tenho duas máquinas e já experimentei com as duas: a conhecida  e mais suave Edwin Jagger DE89 e um pouco mais agressiva, Gillette Rocket HD. Sabão, pelo menos com o L'Occitane Cade (já há muito tempo), Crabtree & Evelyn Nomad, Tabac stick entre outros.
Lâminas Gillette só experimentei ums 7 o'clock, caixa amarela, penso eu, e não eram grande coisa para mim.
A DE89 é basicamente a mesma coisa que a minha R89.
E tenho certeza que esses sabões são de qualidade indiscutível.
Lâminas Feather, entre outras.
Acho estranho que não consiga contra-pêlo. Mas lá está, não há 2 caras e duas barbas iguais...

E já agora, por favor, trata-me por tu!  ;)
Combinado :)
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #83 on: August 14, 2013, 11:18:09 pm »
0
Este tipo de discussão é bastante interessante.

Eu, tal como o audax, também não tenho crescimento uniforme do pelo nas duas metades da face o que faz com que a abordagem do pelo não seja simétrica. Aliás, foi por isso mesmo que insisti nos pontos cardeais coincidentes com o crescimento do pelo. Por exemplo, não é o meu caso, mas tenho um amigo que o seu N-S no pescoço é de baixo para cima, o pelo cresce em direção à cara. Ora se ele fizer passagens de cima para baixo vai atacar o pelo do pescoço a contrapelo na primeira passagem :o

Gago, consegue BBS com as duas passagens?

Audax, não considero a Feather suave, faz um corte limpo, mas sente-se bem a lâmina na pele. Até agora, para mim, nada bateu em suavidade as Croma Diamant e as Gillette Platinum/Silver Blue. Ah, e a Rocket HD é uma máquina espetacular, das que eu mais gosto, mas das mais suaves que experimentei (e agora fiquei a perceber porque se aconselha muito a DE89, deve ser uma máquina muito suave mesmo).

JL, acho que a Gillette Blue que tenho não é dessas espessas, tenho uma outra do tempo da Old Type que é mais espessa (pelo menos dentro do papel), mas daí a usar, não sei...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #84 on: August 15, 2013, 01:09:48 am »
0

Gago, consegue BBS com as duas passagens?


Não vou mentir; não consigo BBS com qualquer lâmina, usando de duas passagens. Como meu tempo de Wetshaving é curto, desde Fevereiro, até hoje estou experimentando lâminas diferentes, e algumas simplesmente não estão a altura da tarefa. Quando isso acontece ( ou quando a barba está maior, o que não acontece com frequência) preciso de três passagens, e as vezes um retoque em algum lugar.

É claro, não sou nenhum Geofatboy ou Mantic da vida! isso depende do material usado, e as vezes nosso humor...mas sim, na maioria das vezes, sim. Até porque minha barba costuma estar sempre rala.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #85 on: August 15, 2013, 02:15:16 am »
0

Gago, consegue BBS com as duas passagens?


Não vou mentir; não consigo BBS com qualquer lâmina, usando de duas passagens. Como meu tempo de Wetshaving é curto, desde Fevereiro, até hoje estou experimentando lâminas diferentes, e algumas simplesmente não estão a altura da tarefa. Quando isso acontece ( ou quando a barba está maior, o que não acontece com frequência) preciso de três passagens, e as vezes um retoque em algum lugar.

É claro, não sou nenhum Geofatboy ou Mantic da vida! isso depende do material usado, e as vezes nosso humor...mas sim, na maioria das vezes, sim. Até porque minha barba costuma estar sempre rala.

Bem, isso para mim é um feito. Geralmente não consigo BBS total (raras vezes não deixo um rumor de pelo no pescoço) e muito menos em duas passagens. Aliás conseguia mais facilmente isso no início, mas no dia a seguir não podia fazer a barba ou então era desconfortável e não ficava BBS novamente... Se consegue esses resultados com conforto, não vejo por que não estar contente com uma duração de lâminas de 5 ou 6 barbas (a não ser que sejam lâminas muito caras).

Como já disse, a duração das lâminas não é importante, tudo o resto sim.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #86 on: August 15, 2013, 02:27:15 am »
0

Gago, consegue BBS com as duas passagens?


Não vou mentir; não consigo BBS com qualquer lâmina, usando de duas passagens. Como meu tempo de Wetshaving é curto, desde Fevereiro, até hoje estou experimentando lâminas diferentes, e algumas simplesmente não estão a altura da tarefa. Quando isso acontece ( ou quando a barba está maior, o que não acontece com frequência) preciso de três passagens, e as vezes um retoque em algum lugar.

É claro, não sou nenhum Geofatboy ou Mantic da vida! isso depende do material usado, e as vezes nosso humor...mas sim, na maioria das vezes, sim. Até porque minha barba costuma estar sempre rala.

Bem, isso para mim é um feito. Geralmente não consigo BBS total (raras vezes não deixo um rumor de pelo no pescoço) e muito menos em duas passagens. Aliás conseguia mais facilmente isso no início, mas no dia a seguir não podia fazer a barba ou então era desconfortável e não ficava BBS novamente... Se consegue esses resultados com conforto, não vejo por que não estar contente com uma duração de lâminas de 5 ou 6 barbas (a não ser que sejam lâminas muito caras).

Como já disse, a duração das lâminas não é importante, tudo o resto sim.

Pois é, mas não me considero um wetshaver habilidoso não... tivesse eu que fazer a barba todos os dias, ou um crescimento confuso dos pelos da barba, a estória seria outra...
Felizmente, minha técnica é suficiente para minhas necessidades.  ;D

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #87 on: August 16, 2013, 02:07:35 pm »
0

Tens razão. No teu caso é o ideal mesmo, eu sou exceção. É o minimo que a genética podia me fazer, porque compensa essa "moleza" na dureza da barba  ;D

Eu uso o pré-proraso apenas quando a barba precede o banho. Quando sucede, não faz nenhuma falta.

Hehe, claro não podemos ter tudo mau!! :D

Sim depois do banho o pêlo estará mais mole, eu por exemple nunca faço a barba após o banho, pois a pele fica muito mais sensível para o barbear, faço sempre antes do banho.

Só tenho duas máquinas e já experimentei com as duas: a conhecida  e mais suave Edwin Jagger DE89 e um pouco mais agressiva, Gillette Rocket HD. Sabão, pelo menos com o L'Occitane Cade (já há muito tempo), Crabtree & Evelyn Nomad, Tabac stick entre outros.
Lâminas Gillette só experimentei ums 7 o'clock, caixa amarela, penso eu, e não eram grande coisa para mim.
A DE89 é basicamente a mesma coisa que a minha R89.
E tenho certeza que esses sabões são de qualidade indiscutível.
Lâminas Feather, entre outras.
Acho estranho que não consiga contra-pêlo. Mas lá está, não há 2 caras e duas barbas iguais...

E já agora, por favor, trata-me por tu!  ;)
Combinado :)

Sim os sabões não serão parte do problema, e o contra-pêlo prende mesmo, talvez como o FML sugeriu, atacar o pêlo mais na diagonal. Mas nunca fiz contra-pêlo, até com as Mach3, ou fazendo fica a pele muito irritada e no dia seguinte teria de descansar.

Este tipo de discussão é bastante interessante.

Eu, tal como o audax, também não tenho crescimento uniforme do pelo nas duas metades da face o que faz com que a abordagem do pelo não seja simétrica. Aliás, foi por isso mesmo que insisti nos pontos cardeais coincidentes com o crescimento do pelo. Por exemplo, não é o meu caso, mas tenho um amigo que o seu N-S no pescoço é de baixo para cima, o pelo cresce em direção à cara. Ora se ele fizer passagens de cima para baixo vai atacar o pelo do pescoço a contrapelo na primeira passagem :o

Gago, consegue BBS com as duas passagens?

Audax, não considero a Feather suave, faz um corte limpo, mas sente-se bem a lâmina na pele. Até agora, para mim, nada bateu em suavidade as Croma Diamant e as Gillette Platinum/Silver Blue. Ah, e a Rocket HD é uma máquina espetacular, das que eu mais gosto, mas das mais suaves que experimentei (e agora fiquei a perceber porque se aconselha muito a DE89, deve ser uma máquina muito suave mesmo).

JL, acho que a Gillette Blue que tenho não é dessas espessas, tenho uma outra do tempo da Old Type que é mais espessa (pelo menos dentro do papel), mas daí a usar, não sei...

Eu digo que a Feather é suave pois como corta extremamente bem acaba por não prender nada e acabo por não a sentir tanto na pele.
Outra lâmina que experimentei e achei boa foi a Super Iridium.

Sim a Gillette Rocket também gosto, a diferença para a Edwin Jagger DE89 não é grande, mas realmente um pouquinho mais agressiva.

A EJ DE89 quando a usei a primeira vez, vinha de uma máquina chinesa, Nanjie (que era um desastre  ;D) fiquei maravilhado, nem sentia a máquina no rosto e cortava tudo bem!

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #88 on: October 27, 2013, 11:17:54 am »
0
Não li todos os posts desse tópico, só o post inicial-título do tópico e tenho uma coisa só a comentar: Fantástico!!! Muito bom mesmo!!! Parabéns FML!!!

O que me fez chegar a conclusão que tenho que prestar muita atencão na minha técnica e melhorá-la antes de reclamar de uma gilete de barba.

Fiquei curioso pelos barbeadores Slant.
Talvez uma futura compra... e que minha cara-metade não descubra.  ::) ::) ::)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #89 on: October 27, 2013, 06:56:24 pm »
0
Não li todos os posts desse tópico, só o post inicial-título do tópico e tenho uma coisa só a comentar: Fantástico!!! Muito bom mesmo!!! Parabéns FML!!!

O que me fez chegar a conclusão que tenho que prestar muita atencão na minha técnica e melhorá-la antes de reclamar de uma gilete de barba.

Fiquei curioso pelos barbeadores Slant.
Talvez uma futura compra... e que minha cara-metade não descubra.  ::) ::) ::)

Obrigado pelas palavras, espero que lhe seja útil este artigo. O bom disto tudo é que estamos em constante aprendizagem, eu próprio já podia acrescentar uma ou outra coisa ao artigo original desde que o escrevi.

Eu gosto de máquinas slant, tanto é que tenho várias, mas devo alertar que são máquinas fáceis, que acomodam o utilizador e que não desenvolvem muito a técnica.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal