Author Topic: Um guia para o barbear (por FML)  (Read 79912 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #45 on: July 31, 2013, 05:33:28 pm »
0
Temos uma capacidade incrível de complicar o que deveria ser simples.

E parabéns pelo tópico, FML.

Eu percebo a conotação cômica desta colocação, mas acho que nós não complicamos nada. Buscamos produtos diferentes que nos agradem mais. Com o tempo vamos encontrando nosso favoritos, mas isso não tira a vontade de conhecer outras coisas diferentes.
Isto é mais de cada um, aqui temos quem faz a barba por obrigação, quem faz por hobby, entusiastas, colecionadores... e o Claudio, quem tem uma categoria só dele.  ;D
O Emanuel comentou que nossos pais e avós iam na esquina e compravam a lâmina que tinha a venda. É verdade,mas quantos destes não deviam ficar com a cara em frangalhos depois do barbear? Ainda mais aqui no Brasil, que o mais comum são essas porcarias de wilkinson... ;D

Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #46 on: July 31, 2013, 06:46:25 pm »
0
Bom, essa é uma discussão longa, e que vale pra diversas outras áreas e hobbies da vida... Mas resumindo, existe quem é feliz e apenas se diverte em conhecer mais, existe quem entra na neura da perfeição e estraga o que deveria ser apenas uma válvula de escape. Tem quem se perde, nunca fica satisfeito e é acometido pela tal "gear acquisition syndrome", e tem quem vai maneiro, curtindo cada passo. No fim, é isso mesmo que você falou em algum ponto, "é mais de cada um".

Minha frase, embora cômica, é uma constatação (razoavelmente óbvia) sobre todo mundo em quase todas as situações, não apenas sobre nós aqui do fórum.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #47 on: July 31, 2013, 07:52:38 pm »
0
Temos uma capacidade incrível de complicar o que deveria ser simples.

E parabéns pelo tópico, FML.

Por momentos pensei que tinha aqui alguém que me conhecia pessoalmente de longa data, uma vez que eu tenho a fama de ser complicado... de complicar as coisas  :P

Obrigado mais uma vez pelos elogios que me tecem.  :-[

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #48 on: July 31, 2013, 08:22:19 pm »
0
Genial este guia. Parabéns pelo trabalho FML.  :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #49 on: July 31, 2013, 08:33:44 pm »
0
Bem, duvido que nossos pais tinham 45 cremes, sabões e sticks, quatro safetys, e 7 aftershaves, bem como 230 lâminas em estoque também =P

No frigir dos ovos, o que importa é a essência, que se mantém inalterada a décadas! Podem inventar máquinas a laser, de plástico de engenharia, com lâminas de inobtanium ou adamantium! Até estava pensando em contratar o Wolverine para ser meu barbeiro!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #50 on: July 31, 2013, 09:13:00 pm »
0
Grande guia, é imprimir e encadernar!
Parabéns.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #51 on: July 31, 2013, 09:56:02 pm »
0
FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Não entendi bem as fases, mas basicamente a lâmina vai perdendo o fio até deixar de ser útil. Dependendo da lâmina, existe uma fase inicial em que a lâmina é mais afiada e agressiva, uma fase em que o fio é polido pela ação de corte que ocorrerá à segunda ou terceira barba e a partir daí vai perdendo o fio até demonstrar alguns sinais de ineficiência e por fim até deixar de servir para barbear. O ponto ótimo varia com a lâmina, por exemplo, para mim, as Super Iridium são desconfortáveis quando novas e ficam no ponto a partir da terceira barba, as Elios ficam no ponto quando dão sinais de ineficiência, as Croma Diamant e as Gillette estão no ponto logo desde novas.

As lâminas não regeneram e espero não ter induzido em erro quando falei das Bic. O que sucedeu com as Bic foi eu ter insistido com elas até aprender a eliminar o desconforto e para isso tive que as usar para além da zona de conforto que a início era nas 3 barbas.


  Bem FML

"- uma lâmina que me ajudou imenso a evoluir na técnica foi a Bic, acho que aprendi a barbear-me realmente com o uso dessa lâmina. Um bom desafio só pode ser bom para nos excedermos e esta lâmina fez com que explorasse para lá dos limites que anteriormente estabelecera. Entrei na zona de desconforto e mantive-me nessa zona até se tornar confortável (caso contrário nunca tinha passado do segundo ou terceiro escanhoado com esta lâmina)."

  Eu ainda sei ler português...
« Last Edit: July 31, 2013, 10:01:35 pm by Caramelo »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #52 on: July 31, 2013, 10:53:12 pm »
0
FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Não entendi bem as fases, mas basicamente a lâmina vai perdendo o fio até deixar de ser útil. Dependendo da lâmina, existe uma fase inicial em que a lâmina é mais afiada e agressiva, uma fase em que o fio é polido pela ação de corte que ocorrerá à segunda ou terceira barba e a partir daí vai perdendo o fio até demonstrar alguns sinais de ineficiência e por fim até deixar de servir para barbear. O ponto ótimo varia com a lâmina, por exemplo, para mim, as Super Iridium são desconfortáveis quando novas e ficam no ponto a partir da terceira barba, as Elios ficam no ponto quando dão sinais de ineficiência, as Croma Diamant e as Gillette estão no ponto logo desde novas.

As lâminas não regeneram e espero não ter induzido em erro quando falei das Bic. O que sucedeu com as Bic foi eu ter insistido com elas até aprender a eliminar o desconforto e para isso tive que as usar para além da zona de conforto que a início era nas 3 barbas.


  Bem FML

"- uma lâmina que me ajudou imenso a evoluir na técnica foi a Bic, acho que aprendi a barbear-me realmente com o uso dessa lâmina. Um bom desafio só pode ser bom para nos excedermos e esta lâmina fez com que explorasse para lá dos limites que anteriormente estabelecera. Entrei na zona de desconforto e mantive-me nessa zona até se tornar confortável (caso contrário nunca tinha passado do segundo ou terceiro escanhoado com esta lâmina)."

  Eu ainda sei ler português...

Se leste isso, significa que eu não consegui exprimir-me corretamente, e peço desculpa por isso. O que pretendia dizer é que a Bic me ajudou muito a aperfeiçoar a técnica. À semelhança de uma pessoa que sofre de fobia se expõe a essa fobia até a ultrapassar, também eu permaneci usando as Bic quando eram desconfortáveis até ultrapassar esse desconforto. Não foram as lâminas que mudaram num paço de mágica, foi mesmo a técnica que se adaptou. Pela experiência que tenho, contrariamente às Elios ou Iridium, estas lâminas Bic não são das que melhoram com o uso.


Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #53 on: July 31, 2013, 11:09:27 pm »
0
FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Não entendi bem as fases, mas basicamente a lâmina vai perdendo o fio até deixar de ser útil. Dependendo da lâmina, existe uma fase inicial em que a lâmina é mais afiada e agressiva, uma fase em que o fio é polido pela ação de corte que ocorrerá à segunda ou terceira barba e a partir daí vai perdendo o fio até demonstrar alguns sinais de ineficiência e por fim até deixar de servir para barbear. O ponto ótimo varia com a lâmina, por exemplo, para mim, as Super Iridium são desconfortáveis quando novas e ficam no ponto a partir da terceira barba, as Elios ficam no ponto quando dão sinais de ineficiência, as Croma Diamant e as Gillette estão no ponto logo desde novas.

As lâminas não regeneram e espero não ter induzido em erro quando falei das Bic. O que sucedeu com as Bic foi eu ter insistido com elas até aprender a eliminar o desconforto e para isso tive que as usar para além da zona de conforto que a início era nas 3 barbas.


  Bem FML

"- uma lâmina que me ajudou imenso a evoluir na técnica foi a Bic, acho que aprendi a barbear-me realmente com o uso dessa lâmina. Um bom desafio só pode ser bom para nos excedermos e esta lâmina fez com que explorasse para lá dos limites que anteriormente estabelecera. Entrei na zona de desconforto e mantive-me nessa zona até se tornar confortável (caso contrário nunca tinha passado do segundo ou terceiro escanhoado com esta lâmina)."

  Eu ainda sei ler português...

Se leste isso, significa que eu não consegui exprimir-me corretamente, e peço desculpa por isso. O que pretendia dizer é que a Bic me ajudou muito a aperfeiçoar a técnica. À semelhança de uma pessoa que sofre de fobia se expõe a essa fobia até a ultrapassar, também eu permaneci usando as Bic quando eram desconfortáveis até ultrapassar esse desconforto. Não foram as lâminas que mudaram num paço de mágica, foi mesmo a técnica que se adaptou. Pela experiência que tenho, contrariamente às Elios ou Iridium, estas lâminas Bic não são das que melhoram com o uso.

  FML

Não é necessário pedir desculpa... ;) Existe apenas uma diferença de interpretação, e se calhar a situação que descreves-te foi uma situação pontual.
 Sobre as Elios e Iridium, não gostos das laminas Elios, sobre as Iridium, quando for possível, uso-as...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #54 on: July 31, 2013, 11:33:45 pm »
0
FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Não entendi bem as fases, mas basicamente a lâmina vai perdendo o fio até deixar de ser útil. Dependendo da lâmina, existe uma fase inicial em que a lâmina é mais afiada e agressiva, uma fase em que o fio é polido pela ação de corte que ocorrerá à segunda ou terceira barba e a partir daí vai perdendo o fio até demonstrar alguns sinais de ineficiência e por fim até deixar de servir para barbear. O ponto ótimo varia com a lâmina, por exemplo, para mim, as Super Iridium são desconfortáveis quando novas e ficam no ponto a partir da terceira barba, as Elios ficam no ponto quando dão sinais de ineficiência, as Croma Diamant e as Gillette estão no ponto logo desde novas.

As lâminas não regeneram e espero não ter induzido em erro quando falei das Bic. O que sucedeu com as Bic foi eu ter insistido com elas até aprender a eliminar o desconforto e para isso tive que as usar para além da zona de conforto que a início era nas 3 barbas.


  Bem FML

"- uma lâmina que me ajudou imenso a evoluir na técnica foi a Bic, acho que aprendi a barbear-me realmente com o uso dessa lâmina. Um bom desafio só pode ser bom para nos excedermos e esta lâmina fez com que explorasse para lá dos limites que anteriormente estabelecera. Entrei na zona de desconforto e mantive-me nessa zona até se tornar confortável (caso contrário nunca tinha passado do segundo ou terceiro escanhoado com esta lâmina)."

  Eu ainda sei ler português...

Se leste isso, significa que eu não consegui exprimir-me corretamente, e peço desculpa por isso. O que pretendia dizer é que a Bic me ajudou muito a aperfeiçoar a técnica. À semelhança de uma pessoa que sofre de fobia se expõe a essa fobia até a ultrapassar, também eu permaneci usando as Bic quando eram desconfortáveis até ultrapassar esse desconforto. Não foram as lâminas que mudaram num paço de mágica, foi mesmo a técnica que se adaptou. Pela experiência que tenho, contrariamente às Elios ou Iridium, estas lâminas Bic não são das que melhoram com o uso.

  FML

Não é necessário pedir desculpa... ;) Existe apenas uma diferença de interpretação, e se calhar a situação que descreves-te foi uma situação pontual.
 Sobre as Elios e Iridium, não gostos das laminas Elios, sobre as Iridium, quando for possível, uso-as...

As Elios também são das que menos gosto, fazem-me cortes sem avisar, nem parecem saídas da mesma fábrica das Croma Diamant e das Wilkinson.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #55 on: August 05, 2013, 01:47:27 pm »
0
Muito bom o artigo, parabéns. :)

Quando comecei nisto, e como tenho uma barba que cresce praticamente encostada à pele, a minha tendência foi no sentido de usar máquinas cada vez mais agressivas em busca de um barbear mais apurado. No entanto com o tempo cheguei à conclusão de que o ideal para mim é exatamente o contrário, consigo um barbear mais confortável usando máquinas menos agressivas e fazendo mais passagens.

E gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta. Tens algum cuidado especial com a lâmina depois de fazer a barba, ou é só guardar a máquina para o dia seguinte?
Pergunto isto porque já li comentários de pessoas que secam a lâmina depois de a usar porque supostamente a humidade provocaria uma espécie de micro-corrosão no fio que faria com que a mesma deixasse de cortar mais depressa, e havia mesmo quem guardasse as lâminas em óleo por causa disto. É claro que hoje em dias as lâminas são em aço inox e não aço carbono como antigamente, no entanto o teste que o SHM fez parece indicar uma maior longevidade da lâmina caso a mesma seja seca depois de usada.
Na tua opinião isto faz alguma diferença ou não é relevante para o desempenho da mesma?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #56 on: August 05, 2013, 09:56:14 pm »
0
Muito bom o artigo, parabéns. :)

Quando comecei nisto, e como tenho uma barba que cresce praticamente encostada à pele, a minha tendência foi no sentido de usar máquinas cada vez mais agressivas em busca de um barbear mais apurado. No entanto com o tempo cheguei à conclusão de que o ideal para mim é exatamente o contrário, consigo um barbear mais confortável usando máquinas menos agressivas e fazendo mais passagens.

E gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta. Tens algum cuidado especial com a lâmina depois de fazer a barba, ou é só guardar a máquina para o dia seguinte?
Pergunto isto porque já li comentários de pessoas que secam a lâmina depois de a usar porque supostamente a humidade provocaria uma espécie de micro-corrosão no fio que faria com que a mesma deixasse de cortar mais depressa, e havia mesmo quem guardasse as lâminas em óleo por causa disto. É claro que hoje em dias as lâminas são em aço inox e não aço carbono como antigamente, no entanto o teste que o SHM fez parece indicar uma maior longevidade da lâmina caso a mesma seja seca depois de usada.
Na tua opinião isto faz alguma diferença ou não é relevante para o desempenho da mesma?

Obrigado.

Quanto à questão, a resposta é "nim", não limpo as lâminas, deixo-as dentro da máquina de barbear. Todavia dou à máquina o mesmo tratamento que dou aos pincéis, isto é, sacudo vigorosamente para eliminar a água no fim da barba. Em determinadas máquinas que não têm revestimento e têm propensão a oxidar se permanecer água nas mesmas, para além de as sacudir, também as limpo na toalha e a lâmina é limpa junto. Basicamente passo a cabeça da máquina na toalha como se estivesse a assentar uma navalha.

A lâmina que se segue foi usada no ano passado e deixada dentro de uma máquina Gillette, ambas molhadas, por uns bons meses. O mês passado voltei a usá-la por cerca de 10 barbas e descartei-a. A duração total da lâmina estimo-a em cerca de um mês de barbas.



Existem ali umas manchas que podem ser oxidação, não sei. Mas mesmo que sejam oxidação, a duração da lâmina foi bastante boa. Não obstante, existem relatos neste fórum de lâminas que oxidam em uma semana. Se não estou em erro, sucedeu com o confrade Caramelo, o qual nos poderá trazer alguma luz a respeito.

Quando usava multilâminas, houve uma época em que fazia a barba a seco e as lâminas pareciam durar bem mais. Uma vez molhadas a sua duração parecia encurtar.

Como no nosso barbear é inevitável molharmos as lâminas, acredito que quanto mais minimizarmos o contato da lâmina com a água, maior será a sua duração.

Será preciso limpar a lâmina com uma toalha? Não me parece. O simples facto de sacudir as gotículas de água que permanecem no fio e guardar a máquina em local seco e arejado será suficiente.

É verdade que as lâminas vêm em papel ou em óleo para as proteger da oxidação e, depois de usar a lâmina, essa proteção seria bem vinda em ambientes húmidos. Mas atendendo o baixo custo das lâminas, tenho sérias dúvidas se realmente existe algum benefício neste cuidado ou dispêndio extra.

Eu preocupar-me-ia com outro fator que influencia a duração da lâmina e a qualidade do barbear também, a temperatura da água.

Com efeito, pela minha experiência, usar água fria na lâmina faz com que ela corte melhor do que usar água quente. Por conseguinte, a duração da lâmina também encurta com o uso de água quente. A justificação que eu encontro para este efeito é a água quente amolecer o metal pelo efeito de dilatação.

Sinceramente sou adepto do uso de água fria (tépida quando a temperatura ambiente é baixa), é melhor em todos os sentidos. Os benefícios da água quente/morna encontram-se substancialmente na formação de espuma. Realmente o trabalho de espumar fica facilitado e mais rápido.

O pelo do pincel também fica mais suave e elástico quando mergulhado em água quente. Os pincéis de cerda beneficiam bastante deste procedimento, os pincéis de texugo e cavalo nem por isso. Em contrapartida a propensão a perder pelo e a estalar o cabo e a tinta/verniz é maior com o uso de água quente.

Talvez seja boa ideia o uso de água quente/morna na fase de preparação e fria na fase de barbear propriamente dita e pós barba. Comigo dá bons resultados.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #57 on: August 05, 2013, 10:25:21 pm »
0
Eu preocupar-me-ia com outro fator que influencia a duração da lâmina e a qualidade do barbear também, a temperatura da água.

Com efeito, pela minha experiência, usar água fria na lâmina faz com que ela corte melhor do que usar água quente. Por conseguinte, a duração da lâmina também encurta com o uso de água quente. A justificação que eu encontro para este efeito é a água quente amolecer o metal pelo efeito de dilatação.

Costumo usar água fria, mas faço-o porque cheguei à conclusão que funciona melhor para mim e para o meu tipo de pele.
Agora para ser honesto nunca tinha relacionado o uso da água fria com a duração da lâmina, mesmo porque tenho o hábito de as descartar ao fim de três usos. Tenho que experimentar usá-las por mais tempo.
Está muito interessante este tópico. Obrigado mais uma vez pela paciência e por estares aqui a partilhar connosco a tua experiência. :)

Offline splendini

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 241
  • Respect: +4
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #58 on: August 06, 2013, 12:14:05 pm »
0
Excelente artigo, FML. Parabéns e obrigado pelo trabalho, dedicação e rigor.
Quanto à duração das lâminas, ficou bem patente que esta é mais uma consequência da técnica do que um objectivo em si mesmo, variando consoante factores pessoais de cada um (tipo de pele, tipo de barba, etc.). Se o material é igual para todos, já as características de cada um são únicas.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #59 on: August 06, 2013, 02:06:26 pm »
0
Eu sempre limpo a DE e a lâmina, pois faço espuma mais densa e há tendência de acúmulo de resíduos. Aqui, o grande problema é a água, muito calcária e clorada! Corrói tudo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal