Author Topic: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?  (Read 7422 times)

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
"Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« on: February 09, 2015, 09:59:51 pm »
0
Percebo que me dou melhor com máquinas agressivas que funcionam por meio da exposição da lamina (Muhle R41). Eu não me dou bem com máquina que funciona por meio do "Blade gap" (futur). Alguém sente diferença na forma de barbear?
Aprendiz de enabler.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #1 on: February 09, 2015, 10:46:43 pm »
0
O que é o Blade Gap?

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #2 on: February 09, 2015, 11:34:20 pm »
0
Tem máquinas que me dou melhor do que outras, mas não vejo relação direta nem com o gap nem com a exposição.
But the tigers come at night

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #3 on: February 09, 2015, 11:57:49 pm »
0
Hmmm, Eu acho que ainda temos o angulo de curvatura da lâmina em questão, além do gap/bertura da lâmina e da exposição  ???
Creio - simplória opinião minha - que o angulo da lamina no cabeçal também pode influenciar na questão.  Teriamos então o conjunto de fatores relativos a geometria do cabeçal. Angulo de ataque da lâmina, abertura/gap da mesma e exposição.
Mas é apenas um pensamento abstrato meu :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #4 on: February 10, 2015, 12:19:59 am »
0
Isso mesmo udrako, mas ainda existem alguns fatores a adicionar à equação. Um dia destes tenho que escrever sobre isso que até tenho ali uns apontamentos manuscritos  :P

Respondendo ao Cardoso, o blade gap acentuado é muito útil para cortar barba grande, mas implica que mais pele pode ser apanhada debaixo da lâmina e consequentemente pode levar a cortes e irritação. Na maioria das ajustáveis (existe uma ou duas excepções), quando se aumenta a agressividade, para além de aumentar o blade gap também se aumenta a exposição da lâmina. Blade gap grande implica uma boa técnica de esticar a pele para contrariar a tendência de a máquina "morder".

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #5 on: February 10, 2015, 01:00:38 am »
0
Isso mesmo udrako, mas ainda existem alguns fatores a adicionar à equação. Um dia destes tenho que escrever sobre isso que até tenho ali uns apontamentos manuscritos  :P

Respondendo ao Cardoso, o blade gap acentuado é muito útil para cortar barba grande, mas implica que mais pele pode ser apanhada debaixo da lâmina e consequentemente pode levar a cortes e irritação. Na maioria das ajustáveis (existe uma ou duas excepções), quando se aumenta a agressividade, para além de aumentar o blade gap também se aumenta a exposição da lâmina. Blade gap grande implica uma boa técnica de esticar a pele para contrariar a tendência de a máquina "morder".
Realmente, na Progress se ajusto em 3, 4 e 5 eu dou uma esticada na pele com os dedos e ela não "belisca". Se não faço isto, pode haver um ou outro beliscão :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #6 on: February 10, 2015, 09:02:57 am »
0
Bem, eu já trabalhei na indústria de ferramentas de corte, e como as desenhava sei a importância dos ângulos de corte.

Na lâmina, é tanto ou mais importante o ângulo de saída ( parte de trás da lâmina, depois de cortar o pelo ) como o ângulo de ataque ( frente da lâmina, que corta o pelo ). Um ângulo de saída muito fechado ou aberto de mais pode até não fazer com que corte menos, mas vai ferir mais a pele.

Os ângulos de corte não são assim tão diferentes dependendo dos materiais. :) Lembro-me de andarem sempre á volta de 30˚.

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #7 on: February 10, 2015, 09:43:43 am »
0

Bem, eu já trabalhei na indústria de ferramentas de corte, e como as desenhava sei a importância dos ângulos de corte.

Na lâmina, é tanto ou mais importante o ângulo de saída ( parte de trás da lâmina, depois de cortar o pelo ) como o ângulo de ataque ( frente da lâmina, que corta o pelo ). Um ângulo de saída muito fechado ou aberto de mais pode até não fazer com que corte menos, mas vai ferir mais a pele.

Os ângulos de corte não são assim tão diferentes dependendo dos materiais. :) Lembro-me de andarem sempre á volta de 30˚.

No seguimento desse raciocínio, justifica-se virar a lamina ao contrario dentro da máquina, de um escanhoado para o outro, com o intuito de aproveitar ao máximo as potencialidades da mesma?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #8 on: February 10, 2015, 10:00:57 am »
0
No seguimento desse raciocínio, justifica-se virar a lamina ao contrario dentro da máquina, de um escanhoado para o outro, com o intuito de aproveitar ao máximo as potencialidades da mesma?
Não sei ate que ponto o ângulo de ataque da lâmina seja idêntico ao de saída. Mas mesmo assim não creio que fosse fazer grande diferença porque o fio de corte era o mesmo. Só se consegue dar fio de corte com afiamento.

Tenho pena de não ter nenhuma mó das que usávamos, eram mós diamantadas e deixavam a lâmina de corte espelhada de tão afiada.
« Last Edit: February 10, 2015, 11:59:06 am by Bninho »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #9 on: February 10, 2015, 03:09:37 pm »
0
Bem, eu já trabalhei na indústria de ferramentas de corte, e como as desenhava sei a importância dos ângulos de corte.

Na lâmina, é tanto ou mais importante o ângulo de saída ( parte de trás da lâmina, depois de cortar o pelo ) como o ângulo de ataque ( frente da lâmina, que corta o pelo ). Um ângulo de saída muito fechado ou aberto de mais pode até não fazer com que corte menos, mas vai ferir mais a pele.

Os ângulos de corte não são assim tão diferentes dependendo dos materiais. :) Lembro-me de andarem sempre á volta de 30˚.

Nâo entendi. O ângulo de saída não está dependente do ângulo de ataque? Isto é, se um aumenta, o outro não diminui na mesma proporção?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #10 on: February 10, 2015, 04:37:27 pm »
0
Nâo entendi. O ângulo de saída não está dependente do ângulo de ataque? Isto é, se um aumenta, o outro não diminui na mesma proporção?
Não, são ângulos independentes. Logo não devo conseguir, mas depois faço um desenho a tentar explicar isso.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #11 on: February 10, 2015, 05:44:30 pm »
0
Isso mesmo udrako, mas ainda existem alguns fatores a adicionar à equação. Um dia destes tenho que escrever sobre isso que até tenho ali uns apontamentos manuscritos  :P

Respondendo ao Cardoso, o blade gap acentuado é muito útil para cortar barba grande, mas implica que mais pele pode ser apanhada debaixo da lâmina e consequentemente pode levar a cortes e irritação. Na maioria das ajustáveis (existe uma ou duas excepções), quando se aumenta a agressividade, para além de aumentar o blade gap também se aumenta a exposição da lâmina. Blade gap grande implica uma boa técnica de esticar a pele para contrariar a tendência de a máquina "morder".

Obrigado pela explicação.
Aprendiz de enabler.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #12 on: February 10, 2015, 07:06:09 pm »
0
Nâo entendi. O ângulo de saída não está dependente do ângulo de ataque? Isto é, se um aumenta, o outro não diminui na mesma proporção?
Pois eu também não percebi isto. Mas que o ângulo da lâmina com a pele faz diferença no corte e conforto isso faz. Na semana passada voltei a usar uma nova lâmina Lord Racer  na minha R41. Normalmente a R41 porta se bem com qualquer lâmina razoável mas desta estava a puxar o pelo e desconfortável. Como já tinha usado as Racer no passado achei o desconforto grande demais e penso que a causa está no ângulo largo na R41 que deve ser bem acima dos 30°. Na 2a barba escolhi a minha Luso pente aberto que tem um cabeçal com curvatura muito acentuada e onde o ângulo deve ser muito abaixo dos 30°. E o barbear apesar de 2° uso da mesma lâmina foi muito melhor do que com a R41. Conclusão, uma R41 com ângulo de ataque da minha Luso é que era! :D A R41 funciona muito bem com lâminas afiadas, Feather, Astra, Irridium Super, Polsilver, BIC etc. Com lâminas razoáveis mas pouco afiadas começa a puxar o pelo por causa do ângulo e causa desconforto e irritação pelo simples facto duma lâmina pouco afiada não conseguir cortar bem com o ângulo largo da R41 e eu depois fazer passagens a mais nos sítios mais difíceis. É preciso descobrir qual lâmina funciona bem ou mal com qual maquina. Penso que esta é também uma das razões de haver tantas opiniões opostas sobre lâminas. Se eu julgasse a Lord Racer só na minha R41 ia achar péssima e na minha Luso acho a razoável e faço 2 a 3 barbas com 3 passagens cada.
« Last Edit: February 10, 2015, 10:13:37 pm by jctsoares »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #13 on: February 10, 2015, 10:42:57 pm »
0
Isso mesmo udrako, mas ainda existem alguns fatores a adicionar à equação. Um dia destes tenho que escrever sobre isso que até tenho ali uns apontamentos manuscritos 

Respondendo ao Cardoso, o blade gap acentuado é muito útil para cortar barba grande, mas implica que mais pele pode ser apanhada debaixo da lâmina e consequentemente pode levar a cortes e irritação. Na maioria das ajustáveis (existe uma ou duas excepções), quando se aumenta a agressividade, para além de aumentar o blade gap também se aumenta a exposição da lâmina. Blade gap grande implica uma boa técnica de esticar a pele para contrariar a tendência de a máquina "morder".
Aula!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: "Blade gap" ou "Blade Exposure". Alguma diferença?
« Reply #14 on: February 14, 2015, 07:42:24 pm »
0
Não, são ângulos independentes. Logo não devo conseguir, mas depois faço um desenho a tentar explicar isso.

Só para relembrar, que estou curioso  :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal