Author Topic: Um guia para o barbear (por FML)  (Read 79509 times)

Offline Razoredge

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 948
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #30 on: July 29, 2013, 11:31:39 pm »
0
Já practicamente foi tudo esmiuçado aqui acerca do artigo do FML!
Seja qual for a duração das laminas para cada um, o confrade focou o mais importante em qualquer coisa. Quanto mais próxima da perfeição for a técnica, maior é a rentabilidade dos produtos!
Sinceramente FML, acho que mereces um enorme louvor e o teu artigo merece um lugar especial, pela dedicação, pela entrega e pelo gosto com que te deste ao trabalho de elaborar este tão bom e completo artigo.
Poucos se dariam a tanto trabalho apenas para transmitir conhecimento a confrades de um fórum.
Tens toda a minha admiração e reconhecimento pela palavra que mantiveste ao fazer tão pormenorizado artigo, e desde já o meu muito obrigado por manteres a chama da camaradagem verdadeira acesa.
Conta comigo para o que puder ser útil.
Confrades! Um louvor ao FML!!!! "Nec plus ultra"!!!
"We do what we do, so others may live."

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #31 on: July 30, 2013, 12:19:34 am »
0
Não sei se virou fixo o tópico, mas sem dúvidas foi a introdução mais completa que já li e a parte da bússola foi muito elucidativo.
Aprendiz de enabler.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #32 on: July 30, 2013, 10:33:48 am »
0
FML, és um senhor!   :)
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #33 on: July 30, 2013, 10:35:17 am »
0
Ficou fixo, sim, podem ver isso pois está lá no topo da secção "geral". :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #34 on: July 30, 2013, 05:59:33 pm »
0
Algumas considerações que gostaria de aqui deixar:

- antes de mais, peço desculpa se exacerbei as expetativas de certos confrades acerca da técnica e agradeço os elogios que recebi. É gratificante saber que este artigo é e será útil, se alguém conseguir melhorar o seu barbear com ele ficarei encantado.

- gostaria que se abstraíssem um pouco da parte dos movimentos complexos e das máquinas ajustáveis, pois a resposta para a duração das lâminas e para a qualidade do barbear não se encontra aí, essa parte ajuda mas é totalmente dispensável.

- é difícil descrever por palavras toda a mecânica do barbear, acredito que nem com imagens se consegue perceber a verdadeira dimensão do que tentei descrever. Acresce que eu tenho fama de ter uma escrita algo difícil e com vários subentendidos e assunções.

- a barba e pele de cada um tem indubitavelmente um papel preponderante em todo o barbear e naturalmente, uma barba dura e densa influencia negativamente a duração da lâmina.

- sou com o confrade oversaturn em relação à sobrevalorização das lâminas. Atualmente barbeio-me com qualquer lâmina que tenha experimentado e consigo BBS com todas elas (exceção feita à Croma Diamant que é muito difícil), mas nem sempre assim foi, ainda me lembro de achar as Personna uma porcaria por me darem assaduras. Nessa altura ainda estava verde e a minha experiência resumia-se às Wilkinson que são bem suaves.

- uma lâmina que me ajudou imenso a evoluir na técnica foi a Bic, acho que aprendi a barbear-me realmente com o uso dessa lâmina. Um bom desafio só pode ser bom para nos excedermos e esta lâmina fez com que explorasse para lá dos limites que anteriormente estabelecera. Entrei na zona de desconforto e mantive-me nessa zona até se tornar confortável (caso contrário nunca tinha passado do segundo ou terceiro escanhoado com esta lâmina).

- uma lâmina nova nem sempre é o ideal, algumas lâminas melhoram com o uso. Se perguntarem aos vossos pai, avós, barbeiro... certamente vos dirão que uma lâmina nova é mais áspera, faz cortes e precisa de ser utilizada para amaciar.

- como em tudo na vida que requer certa habilidade, com o tempo vão-se perdendo coisas e ganhando outras. Certas coisas são demasiado evidentes mas passam-nos completamente ao lado. Eu não sou exceção, muitas vezes demora até fazer-se ouvir o clic dentro da minha cabeça que ilumina tudo e constantemente embruteço e faço asneiras se não pratico aquilo que adquiri e me acomodo ao fácil. Com isto quero dizer que se me habituo a uma lâmina fácil, naturalmente que farei asneiras quando mudo para uma difícil. A perceção destas variáveis é bastante difícil e quando se pensa que se sabe tudo, geralmente está-se a ser demasiado pretensioso. Como diz o povo, “a andar e a aprender” e eu acrescento, por vezes a esquecer.

- ao escrever este artigo esperava encontrar nos vossos comentários contestação da técnica que proponho. Afinal eu proponho mais passagens em detrimento de menos, suavidade em detrimento de agressividade e sei que existe quem defenda o contrário. Achei estranho ninguém ter mencionado isso, sendo o principal da técnica, e receio ter desviado a vossa atenção para pormenores como os movimentos complexos e acessorizado o que realmente é importante. Espero que isso não tenha acontecido e seja só impressão minha.

---------------------------------------------------------------

Audax, atento o que descreves da tua pele, uma máquina slant seria bastante recomendável. Tenta arranjar uma “Merkel” slant ou uma Fasan duplo slant open comb em plástico, são muito suaves e eficientes. A Fasan é mais precisa e manobrável que a Merkel mas a Merkel é mais benigna por não ser open comb. As open comb costumam apanhar melhor os pelos que crescem quase paralelos à pele, mas não sei se isso se verifica com a Fasan. Uma Mulcuto também será uma boa aposta, mas tem um comportamento diferente das anteriores. A slant Merkur, pelo que tenho lido, é capaz de ser demasiado agressiva para a tua pele.

---------------------------------------------------------------

Parabéns FML pelo extenso artigo.

No meu caso pessoal, como uso navalhas, pode haver um paralelismo com esta teoria. O fio da navalha também se gasta. Ao longo dos anos, tenho reparado que há navalhas que ficam "cegas" mais cedo que outras. Porquê? Por uma série de razões - composição do aço, tipo de lâmina, etc.

Fiquei "arrepiado" ao ver o ângulo de 35 graus nas técnicas complexas. Esta técnica é algo que uso, mas num grau muito mais suave, talvez uns 20 graus. Se usar 35 graus é certo e sabido tirar um bife :)

(Image removed from quote.)

Ainda não me aventurei no mundo das navalhas, já comprei uma "faca" em forma de navalha só para brincar, escusado será dizer que brinquei a desbastador de aço  ;D Por essa razão o artigo não teve as navalhas em consideração.

Com uma DE chego a realizar ângulos perto de 60º no contrapelo na zona do bigode sem nunca me ter cortado. Não fazia ideia que a navalha era tão sensível à inclinação. Fico já avisado para não inventar ângulos de 35º quando usar navalha.

De facto, deve existir paralelismo entre as navalhas e as lâminas e serve de exemplo, afinal, uma navalha não precisa de ser afiada a cada 3 ou 5 utilizações.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #35 on: July 30, 2013, 10:55:34 pm »
0
Obrigado FML pelas dicas!

Realmente na altura em que as Merkel tiveram à venda a primeira vez, estive quase a comprar, mas como nunca tinha comprado nada no ebay etc acabei por não o fazer ::) Quantas vezes não me arrependi disso lol :D :-[ :-\
Mas vou com certeza experimentar uma slant de futuro. Entretanto vou rever umas coisitas no meu barbear após ter lido o teu, excelente, artigo!
 ;)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #36 on: July 30, 2013, 11:08:03 pm »
0
 FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #37 on: July 30, 2013, 11:33:51 pm »
0
Obrigado FML pelas dicas!

Realmente na altura em que as Merkel tiveram à venda a primeira vez, estive quase a comprar, mas como nunca tinha comprado nada no ebay etc acabei por não o fazer ::) Quantas vezes não me arrependi disso lol :D :-[ :-\
Mas vou com certeza experimentar uma slant de futuro. Entretanto vou rever umas coisitas no meu barbear após ter lido o teu, excelente, artigo!
 ;)


A IKon lançará uma Slant em breve!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #38 on: July 31, 2013, 02:44:07 am »
0
FML

Depois de ler o ultimo tópico, parece que existem 4 fases na vida de uma lamina:
   1º lamina nova
   2º lamina com desgaste "reversível"
   3º lamina com utilização óptima
   4º desgaste irreversível.

  Mais um detalhe em que estamos de acordo, gostamos da lamina BIC... ;D

Não entendi bem as fases, mas basicamente a lâmina vai perdendo o fio até deixar de ser útil. Dependendo da lâmina, existe uma fase inicial em que a lâmina é mais afiada e agressiva, uma fase em que o fio é polido pela ação de corte que ocorrerá à segunda ou terceira barba e a partir daí vai perdendo o fio até demonstrar alguns sinais de ineficiência e por fim até deixar de servir para barbear. O ponto ótimo varia com a lâmina, por exemplo, para mim, as Super Iridium são desconfortáveis quando novas e ficam no ponto a partir da terceira barba, as Elios ficam no ponto quando dão sinais de ineficiência, as Croma Diamant e as Gillette estão no ponto logo desde novas.

As lâminas não regeneram e espero não ter induzido em erro quando falei das Bic. O que sucedeu com as Bic foi eu ter insistido com elas até aprender a eliminar o desconforto e para isso tive que as usar para além da zona de conforto que a início era nas 3 barbas.

Obrigado FML pelas dicas!

Realmente na altura em que as Merkel tiveram à venda a primeira vez, estive quase a comprar, mas como nunca tinha comprado nada no ebay etc acabei por não o fazer ::) Quantas vezes não me arrependi disso lol :D :-[ :-\
Mas vou com certeza experimentar uma slant de futuro. Entretanto vou rever umas coisitas no meu barbear após ter lido o teu, excelente, artigo!
 ;)


A IKon lançará uma Slant em breve!

Sim é verdade, vale a pena esperar para ver como é essa slant. Sinceramente ela despertou-me muita curiosidade inicialmente pois parecia-me uma cópia de uma patente Mulcuto mas depois de constatar que os dentes possivelmente não tocavam a lâmina os ânimos arrefeceram. Aguardemos para ver o que sai daí.

Existem outras slants que não mencionei por não serem indicadas ou por serem demasiado exóticas e caras.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #39 on: July 31, 2013, 04:11:43 am »
0
FML, assim como os outros confrades, fico grato pela sua gentileza e sua dedicação em preparar este material, que fica com justiça, fixo em nosso fórum.

Barbear clássico é algo único para cada indivíduo, e está aí a graça da coisa, mas independente das particularidades de cada um, sugeres aí técnicas muito interessantes que certamente serão benéficas para muitos,senão a maioria.

Se essas técnicas resultarem em escanhoados melhores, acho que o objetivo foi alcançado. E se de quebra, fizer com que as lâminas durem mais, ótimo.

No frigir dos ovos, não dá para determinar que o objetivo é fazer as lâminas durarem mais, isto deve ser uma consequência. Assim como o BBS...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #40 on: July 31, 2013, 11:57:39 am »
0
E acima de tudo, penso que este tópico acabou por desencadear uma discussão saudável, com diferentes opiniões e um partilhar de experiências diversas.
Basicamente é isso que torna interessante um fórum - muito mais do qutópicos em que toda a gente concorda com o mesmo e repete "+1" :D

Acerca desta temática, achei engraçada esta publicidade antiga da Filomatic. Trata-se de um folheto promocional antigo com oferta de uma lâmina Filomatic Acero Inoxidable - deve ser praí dos anos 70 ou 80:




"Con dos hojas al mes un perfecto afeitado diario"

Pois, como já disse antes... como as coisas eram diferentes no tempo dos nossos pais e avós! :D Duvido muito que descartassem lâminas ao fim de 3 usos...!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #41 on: July 31, 2013, 03:43:07 pm »
0
Bem, duvido que nossos pais tinham 45 cremes, sabões e sticks, quatro safetys, e 7 aftershaves, bem como 230 lâminas em estoque também =P

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #42 on: July 31, 2013, 04:27:26 pm »
0
Bem, duvido que nossos pais tinham 45 cremes, sabões e sticks, quatro safetys, e 7 aftershaves, bem como 230 lâminas em estoque também =P

 Nem as lojas tinham...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #43 on: July 31, 2013, 04:56:24 pm »
0
Bem, duvido que nossos pais tinham 45 cremes, sabões e sticks, quatro safetys, e 7 aftershaves, bem como 230 lâminas em estoque também =P

 Nem as lojas tinham...

Pois  :D


Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #44 on: July 31, 2013, 05:22:09 pm »
0
Temos uma capacidade incrível de complicar o que deveria ser simples.

E parabéns pelo tópico, FML.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal