Barbear Clássico

Café Central => Cerveja, tremoços e amendoins => Topic started by: mosca on March 22, 2015, 02:13:10 am

Title: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 02:13:10 am
Crio este tópico para que seja o ambiente adequado para discutirmos os malefícios destas drogas, tanto do ponto de vista da saúde como social.

Qualquer criança ou adolescente pode visitar (ou associar-se) ao fórum inadvertidamente, e ter acesso, em algumas seções deste fórum, à informação incompatível com a sua condição de pessoa em desenvolvimento. Além de fornecer informação, este tópico servirá também como um alerta a essas populações vulneráveis.

Aceito sugestões, mas proponho que nossas discussões sejam baseadas principalmente em documentos científicos (publicações de grande circulação, periódicos científicos propriamente ditos, e também documentos de instituições oficiais - Organização Mundial da Saúde, por exemplo).

"Não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco" (National Cancer Institute, EUA)
Title: O "fumante social": aquele que só fuma eventualmente
Post by: mosca on March 22, 2015, 02:19:37 am
O "fumante social", que só fuma eventualmente, em programas com amigos, acredita que não corre os riscos de um fumante contumaz. Isso, além de não ser verdade, está criando um novo problema: o crescimento do número de pessoas que fumam, mesmo que seja uma quantidade menor de cigarros.

Um estudo que será publicado na próxima edição do American Journal of Preventive Medicine mostrou que a porcentagem de fumantes ocasionais aumentou de 26% em 1992 para 30% em 2005. Segundo a autora do estudo, Rebecca Shane, da Universidade da Califórnia, a indústria do cigarro quer exatamente isso e cria estratégias para atingir esse grupo.

No Brasil, embora não haja pesquisa específica, o aumento do fumante ocasional também é observado, segundo Paula Johns, diretora da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo). "E há de fato o marketing da indústria de tabaco voltado para essas pessoas. É uma propaganda muito sutil, é claro, mas existe", diz Johns.

MESMO TIPO DE RISCOS

O fumante social é definido como aquele que não costuma fumar sozinho, que restringe o uso do cigarro às situações sociais, como festas, bares e baladas, e que jura que não é um fumante.

"O problema é achar que fumar de vez em quando não faz mal. Faz. Embora haja diferença entre fumar um maço por dia ou um maço por semana, os estudos epidemiológicos mostram que não há nível seguro de consumo para o cigarro. O fumante eventual corre os mesmos riscos de quem fuma frequentemente, talvez em proporção menor", afirma Johns.

Segundo Rebecca Shane, a indústria de cigarro contratou antropólogos e psicólogos para criar campanhas publicitárias destinadas a tornar o cigarro atraente mesmo para pessoas não propensas à dependência de nicotina. A estratégia foi mostrar o cigarro como um componente necessário de qualquer ocasião social.

Shane e o grupo responsável pelo estudo obtiveram essas informações ao pesquisarem documentos da própria indústria de tabaco, que foram levantados durante um processo público contra os fabricantes de cigarro nos Estados Unidos.

MEDIDAS ANTI-FUMO

Como o fumante social não se considera viciado nem correndo os riscos associados ao fumo, as campanhas tradicionais mostrando os malefícios do cigarro não o atingem. Por isso, é mais difícil diminuir o consumo de tabaco nessa população.

Para Clarissa Menezes Homsi, coordenadora da área jurídica da ACT, medidas como a lei sobre ambientes livre de fumo, que começa a vigorar no Estado de São Paulo no próximo dia 7 de agosto, são uma estratégia para evitar o aumento dos fumantes ocasionais e inibir a iniciação ao fumo.

"Para essas pessoas, a pressão do grupo influi muito. Se elas estão em um ambiente social onde o cigarro não é permitido, não há estímulo para fumar", diz Homsi.

FONTE: http://www.inca.gov.br/tabagismo/atualidades/ver.asp?id=1106
Title: Cachimbos e charutos são tão perigosos quanto os cigarros?
Post by: mosca on March 22, 2015, 02:26:38 am
A idéia de que cachimbos e charutos fazem menos mal do que cigarros comuns é puro mito. Eles prejudicam seus pulmões da mesma forma – e cientistas estão achando que eles são ainda mais ruins do que se pensava.
De acordo com dados oficiais, nos Estados Unidos o consumo de cigarros diminuiu, enquanto o consumo de charutos e de fumo para cachimbo aumentou, por que a população considera que os dois últimos são menos perigosos.
É comprovado que cigarros causam obstrução crônica pulmonar, mas são poucas as pesquisas que tratam sobre formas alternativas de fumo – então os cientistas não sabiam se eles poderiam causar as mesmas doenças que os cigarros causam, mas parece que é o caso.
Segundo os especialistas é a fumaça que acaba nos pulmões, e não a fonte dela, que causa as doenças.
Um estudo que analisou mais de 3500 pessoas de meia idade procurou mudanças nos pulmões de quem consumia charutos ou usava cachimbo. Eles responderam um questionário, os médicos analisaram o funcionamento de seus pulmões e o nível de cotinina de sua urina foi analisado (a cotinina é um subproduto da nicotina, que pode ser detectado na urina).
Os resultados mostraram que quem fuma cachimbos e charutos tem o dobro de chance de desenvolver doenças pulmonares do que não-fumantes.
FONTE: http://www.webmd.com/lung-cancer/news/20100216/cigars-and-pipes-no-safer-than-cigarettes
Title: Fumar charuto também faz mal à saúde
Post by: mosca on March 22, 2015, 02:49:56 am
Revista científica afirma que o produto aumenta em 27% as chances de o fumante contrair doenças do pulmão e coração
Confira abaixo um trecho da reportagem do artigo publicado no  Correio Braziliense - Brasília/DF, baseado em artigo originalmente publicado no New England Journal of Medicine.

O charmoso ato de fumar charuto sob suspeita: médicos constatam que , entre outros males, pode provocar câncer.

Más notícias para aqueles que evitam o cigarro e adotam o charuto na tentativa de proteger os pulmões sem precisar abandonar o prazer das baforadas. Estudo americano publicado na revista científica New England Journal of Medicine indica que o hábito de fumar charutos aumenta, assim como o cigarro, o risco de a pessoa sofrer de doenças do coração e pulmão.

A pesquisa, feita pelo instituto Kaiser Permanent, na Califórnia, verificou que os fumantes de charuto têm 27% mais chances que os não-fumantes de apresentar esses problemas e a probabilidade duas vezes maior de contrair câncer na garganta. Foram acompanhados 17.774 homens entre 30 e 85 anos, por mais de 20 anos.

‘‘Os riscos de doenças associadas ao charuto são relativos, quando comparados aos causados pelo cigarro’’, explicam os médicos, num trecho do relatório publicado na semana passada. ‘‘Entretanto, o aumento do consumo de charutos nos últimos anos constitui um motivo de inquietação’’, assinalam.

O coordenador do Programa de Controle de Câncer e Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues da Silva, aponta outros motivos. ‘‘Existe hoje uma propaganda cinematográfica, quase subliminar, que coloca o fumante de charuto como alguém mais elegante, nobre até. Isso tem influenciado as pessoas’’, analisa.

Ele diz ainda que existe uma falsa idéia de que o charuto não faz mal, porque sua fumaça não é tragada. ‘‘A fumaça é absorvida pela mucosa da boca e os riscos de câncer na laringe, língua e céu da boca aumentam muito’’, adverte Celso.

O governo americano quer começar agora campanhas contra os charutos. ‘‘É fundamental que os charutos não sejam considerados uma opção menos perigosa e mais barata que o cigarro’’, escreveu David Satcher, a mais alta autoridade da saúde nos Estados Unidos, em um artigo que acompanha o estudo da Kaiser Permanent.

Satcher acredita que os impostos cobrados sobre o preço dos charutos deveriam aumentar até ficarem iguais aos cobrados nos cigarros. Em breve, o governo americano deverá exigir que as embalagens de charutos também tragam mensagens alertando aos consumidores os riscos que causam à saúde.
Title: Oral Cancer Awareness at Smile South Florida
Post by: mosca on March 22, 2015, 03:03:10 am
http://www.southfloridacosmeticdentistry.com/oral-cancer-awareness-smile-south-florida/

FONTES: The American Dental Association + South Florida Cosmetic Dentistry
Title: IMAGENS DE CÂNCER NA BOCA
Post by: mosca on March 22, 2015, 03:07:10 am
http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/mouth-cancer/about/pictures-of-mouth-cancer

Fonte: Cancer Research UK
Title: Um dos melhores anúncios anti-fumo já feitos: crianças fumantes
Post by: mosca on March 22, 2015, 04:20:56 am
O título do vídeo é: smoking kids (crianças fumantes). Veja abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=CnT5c22UE-w
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Colcurinho on March 22, 2015, 06:26:34 am
Dizem os médicos, que um copo de vinho tinto por dia, à refeição, faz bem ao coração :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 22, 2015, 09:01:14 am
Pode um copo de vinho tinto à refeição fazer maravilhas, agora cigarros / charutos / cachimbo não estou a ver que beneficio possam trazer a alguém, com excepção talvez de quem os vende que ganha dinheiro com isso...

A propósito do tabaco, duas ideias para pensar:

Dá prazer? Inalar fumo de material queimado com sei lá quantos químicos, entra nos pulmões, depois espalha-se pelo corpo todo através da corrente sanguínea, poluindo todas as células do nosso corpo. Ao acordar, depois de uma refeição, a seguir ao café... dá prazer é não fumar! Inventamos que dá prazer para justificar uma dependência que não faz sentido.

Depois a questão da saúde. Não é certo que faça mal. Tanta gente que não fuma e apanha cancro, Tem AVCs, cheira mal, sofre de impotência sexual. Não tem nada a ver com o tabaco. Afinal de contas, nunca nenhum cigarro me matou! Cá temos mais uma vez o nosso fumador a racionalizar as coisas para tornar aceitável a sua dependência...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: classic-shaver on March 22, 2015, 09:23:32 am
To'pico trancado para moderacao.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: classic-shaver on March 22, 2015, 07:51:44 pm
Tópico reaberto para troca salutar de ideias.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Confrade mosca, por favor atente ao double post (http://goo.gl/FIFKvV) e sempre que possível, evite-o. Obrigado.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 08:33:41 pm
Pode um copo de vinho tinto à refeição fazer maravilhas, agora cigarros / charutos / cachimbo não estou a ver que beneficio possam trazer a alguém, com excepção talvez de quem os vende que ganha dinheiro com isso...

A propósito do tabaco, duas ideias para pensar:

Dá prazer? Inalar fumo de material queimado com sei lá quantos químicos, entra nos pulmões, depois espalha-se pelo corpo todo através da corrente sanguínea, poluindo todas as células do nosso corpo. Ao acordar, depois de uma refeição, a seguir ao café... dá prazer é não fumar! Inventamos que dá prazer para justificar uma dependência que não faz sentido.

Depois a questão da saúde. Não é certo que faça mal. Tanta gente que não fuma e apanha cancro, Tem AVCs, cheira mal, sofre de impotência sexual. Não tem nada a ver com o tabaco. Afinal de contas, nunca nenhum cigarro me matou! Cá temos mais uma vez o nosso fumador a racionalizar as coisas para tornar aceitável a sua dependência...
Olá Francisco,
Sim, concordo com você! Você tocou em um assunto muito importante para a discussão do tópico: o lucro que a indústria do tabaco tem, baseado infelizmente no vício alheio. No documento: (http://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/tobacco_industry/marketing/), produzido pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention- EUA), há dados alarmantes sobre a conduta predatória da indústria do tabaco. Transcrevo aqui alguns elementos:
•   In 2011 (latest data available), cigarette companies spent $8.37 billion on advertising and promotional expenses in the United States alone, up from $8.05 billion in 2010
•   The five major U.S. smokeless tobacco manufacturers spent $451.7 million on smokeless tobacco advertising and promotion in 2011 (latest data available), an increase from $442.2 million spent in 2010.
The money cigarette companies spent in 2011 on U.S. marketing amounted to approximately—
•   About $23 million per day
•   Almost $27 for every person (adults and children) in the United States per year (according to mid-2011 population of 311,800,000)
•   More than $191 for each U.S. smoker (43.8 million smokers [2011]) aged 18 years or older per year

Há muitos documentos interessantes sobre a indústria do tabaco na Internet.
Um é particularmente assustador - o documento pode ser visto integralmente aqui:
(http://www1.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm).
Destaco alguns pontos deste documento (Jovem, mulher e tabaco):
Após a divulgação desses documentos e principalmente dos recentes avanços alcançados pela saúde pública no controle do tabagismo, a indústria fumígena passou a adotar estratégias na tentativa de reconstruir sua imagem junto ao público, e dar a impressão de que é contra o consumo de tabaco entre os jovens. Promove medidas supostamente dirigidas para prevenir o tabagismo entre menores de idade, criando campanhas e utilizando a idéia de que "fumar é para adultos". Porém, na verdade, ao apresentar o cigarro como "adulto" e "proibido", essas companhias buscam colocar sutilmente um importante ingrediente para reforçar o comportamento rebelde do adolescente, pois entre as principais motivações para o adolescente fumar estão o desejo de se afirmar como adulto, sua rebeldia e a rejeição dos valores dos seus pais.

Essas estratégias funcionam de forma favorável aos interesses econômicos da indústria do tabaco. São estratégias contraditórias, pois estimulam o interesse dos jovens para fumar, aumentam o consumo neste segmento e beneficiam o setor tabageiro. O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela OMS em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura. Em algumas áreas da Polônia, de Zimbábue e da China, crianças de 10 anos de idade já estão dependentes do tabaco. Os adolescentes globalizados em Nova Iorque, Lagos e Pequim são vistos como alvos fáceis pelas multinacionais do tabaco. Tendo em vista que as marcas globais são veiculadas na propaganda como um estilo de vida a ser almejado, elas tendem a ser consumidas em larga escala, levando metade de seus usuários habituais à morte.
No entanto, apesar de todas as estratégias da indústria tabageira e a falta de compromisso com a saúde, tem prevalecido o bom senso da população, e as pesquisas têm demonstrado isso de através de dados como:
- No Brasil este mesmo estudo foi realizado nos anos de 2002 e 2003 entre escolares de 12 capitais brasileiras e encontrou uma prevalência de experimentação variando de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino, entre as cidades.
- Atualmente, de acordo com o mesmo estudo brasileiro, a prevalência de escolares fumantes variou de 11 a 27% no sexo masculino e 9 a 24% no feminino.

Você também destacou a questão da saúde, e reproduziu com exatidão o discurso dos fumantes: "Não é certo que faça mal. Tanta gente que não fuma e apanha cancro, Tem AVCs, cheira mal, sofre de impotência sexual. Não tem nada a ver com o tabaco. Afinal de contas, nunca nenhum cigarro me matou".

Obviamente, trata-se de discurso falho, que encontra guarida no vício ou dependência, não na lógica. Uma frase interessante, também dita pelo Prof. Varella:

"O fumante sabe que cigarro dá câncer, infarto, derrame cerebral, mas não se abala com isso. O ser humano não liga para as piores desgraças que lhe possam acontecer, desde que ocorram num futuro distante. A espécie foi selecionada assim. De que adiantava ficar planejando a vida para os vinte anos seguintes, se o homem primitivo não sabia se, no fim do dia, estaria vivo para voltar à caverna trazendo a caça que fora buscar para alimentar a família?"

No endereço (http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html), há uma lista bem completa dos principais problemas e doenças causadas pelo cigarro:

– Alzheimer
– Aneurismas da artéria aorta
– Aneurisma cerebral
– Artrite reumatoide
– Asma
– AVC (derrame)
– Bromidrose plantar
– Câncer de bexiga.
– Câncer da boca e língua
– Câncer de colo do útero
– Câncer de cólon e pólipos intestinais
– Câncer do esôfago
– Câncer do estômago
– Câncer de laringe
– Câncer do pâncreas
– Câncer de próstata
– Câncer de pulmão
– Câncer do rim
– Candidíase oral
– Catarata
– Celulite
– Degeneração macular
– Diabetes mellitus
– Dismenorreia
– Doença de Crohn
– DPOC | Bronquite e enfisema pulmonar
– Envelhecimento precoce
– Fratura do colo do fêmur
– Gangrena e amputações
– Glomerulonefrites
– Hemorroidas
– Hérnia de disco
– Hipertensão
– Impotência sexual
– Incontinência urinária
– Infarto do miocárdio
– Infarto fulminante
– Infertilidade
– Insuficiência renal
– Insuficiência venosa e varizes dos membros inferiores
– Laringite
– Lesões odontológicas
– Leucemias
– Mau hálito
– Menopausa precoce
– Osteoporose
– Neuropatia óptica
– Pé diabético
– Perda da audição
– Pneumotórax
– Pneumonia
– Psoríase
– Redução do paladar e do olfato
– Rinite alérgica
– Trombose venosa profunda
– Úlceras de estômago e gastrite
– Úlceras na pele
– Vaginose bacteriana

CUSTO SOCIAL DO TABAGISMO:

Um outro problema pouco discutido é o custo social dos fumantes. Sim, quem fuma se prejudica e prejudica aos outros - não estou falando de fumantes passivos, e sim do quanto custa ao contribuinte ter que arcar com as pessoas que ficam doentes em decorrência do vício.

Os gastos anuais no mundo com os problemas de saúde causados pelo tabagismo ultrapassam os 200 bilhões de dólares. Pessoas que fumam consomem em média 40% mais recursos dos sistemas de saúde que os não fumantes. Enquanto isso, empresas que comercializam cigarros, como a Philip Morris, apresentam lucro maior que a Nike e o McDonald’s.

O Brasil gasta perto de meio bilhão de reais no tratamento das doenças relacionadas ao fumo. Nos EUA trabalhos mostram que a cada dólar investido em programas de prevenção ao fumo, poupa-se 50 dólares do sistema de saúde. Portanto, pode-se dizer que cigarro também causa “câncer” no orçamento da saúde.

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 08:48:40 pm
Dizem os médicos, que um copo de vinho tinto por dia, à refeição, faz bem ao coração :)
Olá Colcurinho,
Alguns médicos realmente dizem isso. Porém, se por um lado há consenso da comunidade científica quanto aos malefícios do tabaco, ainda não há consenso quanto aos possíveis benefícios do álcool, mesmo do vinho tinto. Veja, não estou dizendo que faz mal ou bem: investigações científicas ainda precisam ser conduzidas para chegar-se a uma conclusão definitiva sobre o assunto. Por favor, dê uma lida no documento abaixo, que pode ser acessado aqui: http://www.bbc.com/news/health-27371546. Destaco um pequeno trecho:
"Studies have shown that consumption of red wine, dark chocolate and berries reduces inflammation, leading researchers to speculate that their common ingredient, resveratrol, explains why. But Prof Richard Semba, of the Johns Hopkins University School of Medicine, and colleagues found no evidence for this".

Há ainda outra questão muito interessante: a relação entre consumo de álcool e nicotina. Veja abaixo trecho da entrevista entre o DR. José Rosemberg (professor de Pneumologia, fundador da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica), e o Dr. Drauzio Varella (http://drauziovarella.com.br/):

Drauzio – Por que as pessoas fumam mais quando tomam álcool?

José Rosemberg – A razão é simples. O álcool acidifica a urina. Essa acidificação faz com que a nicotina seja eliminada mais rapidamente, porque ela não é absorvida pelos túbulos renais. Sem a droga, o fumante fica ansioso e acende outro cigarro. Por isso, quem fuma e toma álcool acaba fumando muito mais.
Title: Re: O "fumante social": aquele que só fuma eventualmente
Post by: Dude on March 22, 2015, 11:11:49 pm

O fumante social é definido como aquele que não costuma fumar sozinho, que restringe o uso do cigarro às situações sociais, como festas, bares e baladas, e que jura que não é um fumante.

"O problema é achar que fumar de vez em quando não faz mal. Faz. Embora haja diferença entre fumar um maço por dia ou um maço por semana, os estudos epidemiológicos mostram que não há nível seguro de consumo para o cigarro. O fumante eventual corre os mesmos riscos de quem fuma frequentemente, talvez em proporção menor", afirma Johns.



Os riscos são os mesmos ou são menores? É preciso maltratar a lógica?

Recomendações como essa, a meu ver, são contraproducentes. Óbvio que há riscos associados com o uso do cigarro, em qualquer situação, mas alarmismos exagerados como este minam a credibilidade das autoridades médicas, pois menosprezam a inteligência das pessoas (há quem argumente que fumante não tem inteligência, não é por ai). Por ex, ninguém acredita que fumar de vez em quando não faz mal; as pessoas só aceitam o risco.

Um fumante eventual não vai se convencer com isso, parece mimimi de médico.


 
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 22, 2015, 11:19:38 pm
 Este tópico está muito participado, só o Mosca tem 9 respostas... :P :P
Title: Re: O "fumante social": aquele que só fuma eventualmente
Post by: mosca on March 22, 2015, 11:23:15 pm

Os riscos são os mesmos ou são menores? É preciso maltratar a lógica?

Recomendações como essa, a meu ver, são contraproducentes. Óbvio que há riscos associados com o uso do cigarro, em qualquer situação, mas alarmismos exagerados como este minam a credibilidade das autoridades médicas, pois menosprezam a inteligência das pessoas (há quem argumente que fumante não tem inteligência, não é por ai). Por ex, ninguém acredita que fumar de vez em quando não faz mal; as pessoas só aceitam o risco.

Um fumante eventual não vai se convencer com isso, parece mimimi de médico.
Oi Dude, obrigado por tua opinião. Ele quis dizer que os TIPOS de riscos são os mesmos (AVC, câncer, etc), mas a chance de desenvolvê-los  é menor no fumante eventual. Se o fumante eventual não vai se convencer disso, creio que é um pouco por isso:
"O fumante sabe que cigarro dá câncer, infarto, derrame cerebral, mas não se abala com isso. O ser humano não liga para as piores desgraças que lhe possam acontecer, desde que ocorram num futuro distante. A espécie foi selecionada assim. De que adiantava ficar planejando a vida para os vinte anos seguintes, se o homem primitivo não sabia se, no fim do dia, estaria vivo para voltar à caverna trazendo a caça que fora buscar para alimentar a família?"
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 22, 2015, 11:23:52 pm
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 11:25:06 pm
Este tópico está muito participado, só o Mosca tem 9 respostas... :P :P
Amigo Caramelo, eu gostaria muito de sua participação!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 11:32:32 pm
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.
O que posso dizer depois disso? Concordo 100%, Francisco.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 11:36:47 pm
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.
Você é Português, Francisco? quantos anos tem?
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 22, 2015, 11:40:55 pm

Você é Português, Francisco? quantos anos tem?

Sim, sou português e tenho trinta e poucos. Infelizmente fumei durante mais de 15 anos :(
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 22, 2015, 11:45:57 pm
Amigo Caramelo, eu gostaria muito de sua participação!

 Caro Mosca, o meu comentário refere-se ao exagero na tua luta anti-tabagica, alem do que escreves (em "quantidade" e qualidade), ainda tens o teu avatar e o respectivo comentário... É que dá ideia que crias o tópico e "respondes-te" a ti próprio ou seja "atiras os foguetes e apanhas as canas"... É que esse teu exagero pode cair no ridículo.

Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malificios do tabaco, mas que ao lerem a mensagem "inflamada" podem ficar melindradas. Claro que tambem critico quem defenda o uso do tabaco, mas acho que ninguem o faz.

Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas tambem existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo,...) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa.

 
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 22, 2015, 11:48:10 pm
Sim, sou português e tenho trinta e poucos. Infelizmente fumei durante mais de 15 anos :(
Mas parou, e isso que é importante. Passe tua experiências aos teus amigos e colegas. Portugal enfrenta grandes problemas relacionados ao fumo.
Olhe este texto (de 2013): "Fumadores portugueses consumiram 14,4 cigarros por dia em 2012" http://www.ionline.pt/artigos/portugal/fumadores-portugueses-consumiram-144-cigarros-dia-2012.

Destaco alguns trechos:

Segundo este documento,  mais de 90% dos fumadores portugueses iniciaram o consumo antes dos 25 anos e dos alunos com 18 anos, de ambos os sexos, cerca de dois terços fumou pela primeira vez entre os 13 e os 16 anos.

(...) A DGS chama a atenção, no entanto, para o facto de, entre 2006 e 2011, se ter verificado “uma subida na percentagem de adolescentes no ensino público que já experimentaram fumar, fumaram no último ano, ou fumaram nos últimos 30 dias.”

O documento revela ainda que, mais de oito em cada 10 fumadores começaram a fumar devido “à influência dos amigos”. Um em cada 5 por “gostarem do sabor ou do aroma” do tabaco e um em cada 10 por este ser “acessível”.

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Nuno Sá on March 22, 2015, 11:59:10 pm
 Celso eu estou convertido!

 Cheguei quase aos 40 sem saber estás coisas, já bebi de tudo e experimentei várias drogas, até já fui operado, e no dentista também levei anestesias. Sou alcoólatra e drogado e nem sabia.

 Só falta colocar aqui uns versos da bíblia e passo a acreditar em Deus e nas estórias da Carochinha.

 Melga não estás a prestar nenhum serviço público. Estás apenas a ser impertinente. O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 12:06:27 am
Caro Mosca, o meu comentário refere-se ao exagero na tua luta anti-tabagica, alem do que escreves (em "quantidade" e qualidade), ainda tens o teu avatar e o respectivo comentário... É que dá ideia que crias o tópico e "respondes-te" a ti próprio ou seja "atiras os foguetes e apanhas as canas"... É que esse teu exagero pode cair no ridículo.

Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malificios do tabaco, mas que ao lerem a mensagem "inflamada" podem ficar melindradas. Claro que tambem critico quem defenda o uso do tabaco, mas acho que ninguem o faz.

Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas tambem existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo,...) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa.
Olá Caramelo,
Agradeço honestamente tua opinião. Eu não vejo mal na minha “luta”. Quanto à possiblidade de cair no ridículo, sinceramente, não estou nem aí, não há problema nisso.
“Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malefícios do tabaco”.
Tem total razão. Tenho certeza que os membros do fórum são inteligentes e maduros. Eu criei o tópico para tentar iniciar uma discussão madura sobre o tema, com argumentos bem fundamentados.
No entanto, também o criei como um alerta. Eu penso na possibilidade de uma criança ou adolescente inadvertidamente visitar o fórum, e se deparar com informações que não condizem com a idade deles, apenas isso.

Há algumas questões a serem discutidas sobre tua frase: “Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas também existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa”.

Infelizmente, "Não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco" (National Cancer Institute, EUA. Tabaco é sempre cancerígeno. Se você utilizá-lo com menor frequência, terá menor possibilidade de ter problemas, apenas isso.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 12:13:55 am
Celso eu estou convertido!

 Cheguei quase aos 40 sem saber estás coisas, já bebi de tudo e experimentei várias drogas, até já fui operado, e no dentista também levei anestesias. Sou alcoólatra e drogado e nem sabia.

 Só falta colocar aqui uns versos da bíblia e passo a acreditar em Deus e nas estórias da Carochinha.

 Melga não estás a prestar nenhum serviço público. Estás apenas a ser impertinente. O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira.
Olá Nuno, boa noite,
Fico contente que pôde se informar um pouco mais por aqui.

Quanto à tua opinião sobre a Bíblia e Deus, não concordo, e acho que mais pessoas não concordarão também. É uma pena que você tenha que ser tão agressivo....

Sou mosca, mas posso ser melga também, apesar de ser uma palavra pouco usado aqui no Brasil. Acho que o impertinente é você, e sugiro que volte para o tópico dos charutos.

“O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira”.
Sem comentários sobre isso, meu amigo.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Dude on March 23, 2015, 12:31:43 am
Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada.  Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico. Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos.

Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros.

Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde.

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.


Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 12:47:08 am
Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada.  Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico. Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos.

Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros.

Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde.

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.
Oi Dude,
Obrigado novamente por tua opinião. Vamos lá:
“Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada”.

Eu nunca coloquei um cigarro na boca, tem razão. Não sei sobre os outros anti-tabagistas, teria que perguntar a eles. 

“Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico”.

TODOS os fumantes do fórum têm senso crítico, concordo com você. Porém, como já disse antes, eu penso na possibilidade de uma criança ou adolescente inadvertidamente visitar o fórum, e se deparar com informações que não condizem com a idade deles, apenas isso.

“Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos. Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros”.

Infelizmente, "Não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco" (National Cancer Institute, EUA”. Já ouviu falar no National Cancer Institute?

“Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde”

Há questões positivas sobre o fumo?

“O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada”

Sim para esses, recomendo uma abordagem psiquiátrica e/ou psicológica.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: secretum on March 23, 2015, 12:59:32 am

Há questões positivas sobre o fumo?

Cachimbo da paz!

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:00:45 am
Cachimbo da paz!
:)
Você é de Coimbra? na minha opinião, é uma das melhores cidades que há...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 23, 2015, 01:14:40 am

Celso eu estou convertido!

 Cheguei quase aos 40 sem saber estás coisas, já bebi de tudo e experimentei várias drogas, até já fui operado, e no dentista também levei anestesias. Sou alcoólatra e drogado e nem sabia.

 Só falta colocar aqui uns versos da bíblia e passo a acreditar em Deus e nas estórias da Carochinha.

 Melga não estás a prestar nenhum serviço público. Estás apenas a ser impertinente. O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira.

Confrade, muita paixão nas suas palavras, mas uma confusão, mistura de assuntos, pouca ou nenhuma lógica, não entendi nada!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:18:04 am
Confrade, muita paixão nas suas palavras, mas uma confusão, mistura de assuntos, pouca ou nenhuma lógica, não entendi nada!
o cara me enfiou até anestesia no meio!!
Title: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 23, 2015, 01:19:06 am

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.

Aquilo que eu entendo desse parágrafo, desses casos: a minha vida é uma m€&!@, por isso fumo.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:23:47 am
[quote author=Dude link=topic=9537.msg264230#msg264230 date=1427070703

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.


Aquilo que eu entendo desse parágrafo, desses casos: a minha vida é uma m€&!@, por isso fumo.
:)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 23, 2015, 01:25:28 am

:)
Você é de Coimbra? na minha opinião, é uma das melhores cidades que há...

Eu sou de Coimbra também. Pena não conseguir concordar com a sua opinião!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Dude on March 23, 2015, 01:27:47 am

Há questões positivas sobre o fumo?


Vejo que não entendeste o que escrevi. O que eu queria dizer é que não dá para convencer, apenas com ameaças à saúde (essa é a questão negativa a que me referia), toda a gama de fumantes a parar de fumar. Existem outros aspectos benéficos resultantes do abandono do vício. Os exemplos são muitos: é possível explorar que, após o abandono, o sujeito fica mais cheiroso, mais atraente com as mulheres; pode colocar o exemplo de pessoas que venceram a depressão após pararem; outras descobrem o prazer de praticar esportes. Entendeu o enfoque?

Há enfim inúmeras abordagens também convincentes além de simplesmente fomentar o pânico, como costumam fazer os anti-tabagistas, como quem fica a martelar toda hora: "vai pegar câncer! vai ficar impotente! vai morrer!". Propaganda, a meu ver, é convencimento. Os que os anti-tabagistas fazem é aporrinhação.

E respondendo a sua pergunta, não há questões positivas sobre o fumo, além do próprio prazer de fumar. Como esse prazer traz consequências, deve ser evitado.



Aquilo que eu entendo desse parágrafo, desses casos: a minha vida é uma m€&!@, por isso fumo.

Seria mais para: minha vida é uma m€&!@, por isso não quero parar.  ;D

Mas entendes que não estou generalizando? Alguns são assim, outros não.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:29:55 am
Eu sou de Coimbra também. Pena não conseguir concordar com a sua opinião!
sério? lamento ouvir isso! mas, claro, você tem mais conhecimento do que eu sobre essa questão. Somando todas as minhas viagens à Coimbra, permaneci na cidade por cerca de 1 mês....
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:35:59 am
Vejo que não entendeste o que escrevi. O que eu queria dizer é que não dá para convencer, apenas com ameaças à saúde (essa é a questão negativa a que me referia), toda a gama de fumantes a parar de fumar. Existem outros aspectos benéficos resultantes do abandono do vício. Os exemplos são muitos: é possível explorar que, após o abandono, o sujeito fica mais cheiroso, mais atraente com as mulheres; pode colocar o exemplo de pessoas que venceram a depressão após pararem; outras descobrem o prazer de praticar esportes. Entendeu o enfoque?

Há enfim inúmeras abordagens também convincentes além de simplesmente fomentar o pânico, como costumam fazer os anti-tabagistas, como quem fica a martelar toda hora: "vai pegar câncer! vai ficar impotente! vai morrer!". Propaganda, a meu ver, é convencimento. Os que os anti-tabagistas fazem é aporrinhação.

E respondendo a sua pergunta, não há questões positivas sobre o fumo, além do próprio prazer de fumar. Como esse prazer traz consequências, deve ser evitado.


Seria mais para: minha vida é uma m€&!@, por isso não quero parar.  ;D

Mas entendes que não estou generalizando? Alguns são assim, outros não.
Olá Dude,
Você tem toda razão: a saúde é a principal questão, mas todos os benefícios que você mencionou são válidos!

“Há enfim inúmeras abordagens também convincentes além de simplesmente fomentar o pânico, como costumam fazer os anti-tabagistas, como quem fica a martelar toda hora: "vai pegar câncer! vai ficar impotente! vai morrer!". Propaganda, a meu ver, é convencimento. Os que os anti-tabagistas fazem é aporrinhação”

Respeito, novamente, tua opinião. Porém, não creio que se trata de aporrinhação. Tens, entretanto, meu respeito.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 23, 2015, 01:51:17 am

Vejo que não entendeste o que escrevi. O que eu queria dizer é que não dá para convencer, apenas com ameaças à saúde (essa é a questão negativa a que me referia), toda a gama de fumantes a parar de fumar. Existem outros aspectos benéficos resultantes do abandono do vício. Os exemplos são muitos: é possível explorar que, após o abandono, o sujeito fica mais cheiroso, mais atraente com as mulheres; pode colocar o exemplo de pessoas que venceram a depressão após pararem; outras descobrem o prazer de praticar esportes. Entendeu o enfoque?

Há enfim inúmeras abordagens também convincentes além de simplesmente fomentar o pânico, como costumam fazer os anti-tabagistas, como quem fica a martelar toda hora: "vai pegar câncer! vai ficar impotente! vai morrer!". Propaganda, a meu ver, é convencimento. Os que os anti-tabagistas fazem é aporrinhação.

E respondendo a sua pergunta, não há questões positivas sobre o fumo, além do próprio prazer de fumar. Como esse prazer traz consequências, deve ser evitado.


Confrade, o meu respeito também pelo modo construtivo como aborda este tema.

Tem razão que a saúde é apenas um dos motivos para deixar de fumar. Outros há que merecem ser desenvolvidos: o isolamento que provoca aos fumadores num mundo em que cada vez haverá menos, o incomodo que provoca aos outros, a angustiados familiares que assistem, a perda de tempo e energia nessa actividade, o dinheiro. Este ultimo é curioso que a crise que se vive em Portugal foi responsável por ajudar muitos a parar de fumar. A ironia.

De resto aquilo que chama de propaganda anti-tabagista, e convencimento, tem mesmo que ser feita. So a pessoa estando convencida dos malefícios do tabaco é que vai dar o passo para deixar de o fazer. Quando se diz a verdade também é propaganda, logo, censurável?

É que quando eu digo que não há NENHUM beneficio em fumar eu acredito ser este o caso. Como escrevi mais atras, eu contesto essa ideia que dá prazer. Isso sim considero propaganda e publicidade marketing de hollywood. Os fumadores convencem-se que estão a ter prazer para justificar aquilo que não é mais do que o vicio da nicotina.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 01:59:55 am
Confrade, o meu respeito também pelo modo construtivo como aborda este tema.

Tem razão que a saúde é apenas um dos motivos para deixar de fumar. Outros há que merecem ser desenvolvidos: o isolamento que provoca aos fumadores num mundo em que cada vez haverá menos, o incomodo que provoca aos outros, a angustiados familiares que assistem, a perda de tempo e energia nessa actividade, o dinheiro. Este ultimo é curioso que a crise que se vive em Portugal foi responsável por ajudar muitos a parar de fumar. A ironia.

De resto aquilo que chama de propaganda anti-tabagista, e convencimento, tem mesmo que ser feita. So a pessoa estando convencida dos malefícios do tabaco é que vai dar o passo para deixar de o fazer. Quando se diz a verdade também é propaganda, logo, censurável?

É que quando eu digo que não há NENHUM beneficio em fumar eu acredito ser este o caso. Como escrevi mais atras, eu contesto essa ideia que dá prazer. Isso sim considero propaganda e publicidade marketing de hollywood. Os fumadores convencem-se que estão a ter prazer para justificar aquilo que não é mais do que o vicio da nicotina.
belíssima abordagem sobre os malefícios "sociais" do tabagismo. O mais importante deses é sem dúvida o
custo social dos fumantes, pois custa muito $ ao contribuinte ter que arcar com as pessoas que ficam doentes em decorrência do vício.

A educação e a tentativa de convencimento se fazem necessárias, principalmente tendo em mente a personalidade ainda em formação da criança e do adolescente.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Dude on March 23, 2015, 02:14:58 am
Respondendo ao Runfransos, que passou despercebido.

A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Sim, correto. Um fumante eventual possui uma grande chance de se transformar num fumante habitual. Ele tem a falsa sensação de que controla o cigarro. Na maioria das vezes, não controla. Esse é um argumento lógico e convincente, que eu mesmo usaria para convencer um fumante eventual a não se arriscar com o fumo. 

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Já aqui eu não concordo. Um fumante eventual não é dependente. Pode vir a sê-lo, mas não é ainda. Faz todo sentido ele se submeter a um mau hábito esporadicamente se ele obtém prazer nisso e acha que não terá grandes consequências. Mas seria uma imprecisão chamá-lo de viciado.

Aqui encerro minha participação neste tópico. Reparem que, como não sou um militante anti-tabagista, preocupo-me mais em dizer o que penso, mesmo que isso seja interpretado como estímulo ao vício.

Aos que fumam, afirmo por experiência própria que a vida sem cigarro é MUITO mais aprazível. Pensem na possibilidade.

E aos que não fumam, que continuem assim ;D.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 02:21:20 am
Respondendo ao Runfransos, que passou despercebido.

Sim, correto. Um fumante eventual possui uma grande chance de se transformar num fumante habitual. Ele tem a falsa sensação de que controla o cigarro. Na maioria das vezes, não controla. Esse é um argumento lógico e convincente, que eu mesmo usaria para convencer um fumante eventual a não se arriscar com o fumo. 

Já aqui eu não concordo. Um fumante eventual não é dependente. Pode vir a sê-lo, mas não é ainda. Faz todo sentido ele se submeter a um mau hábito esporadicamente se ele obtém prazer nisso e acha que não terá grandes consequências. Mas seria uma imprecisão chamá-lo de viciado.

Aqui encerro minha participação neste tópico. Reparem que, como não sou um militante anti-tabagista, preocupo-me mais em dizer o que penso, mesmo que isso seja interpretado como estímulo ao vício.

Aos que fumam, afirmo por experiência própria que a vida sem cigarro é MUITO mais aprazível. Pensem na possibilidade.

E aos que não fumam, que continuem assim ;D.
Tua participação no tópico foi educada e importante, embora não tenhamos concordado em alguns aspectos. Novamente, tens meu respeito.

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 05:42:25 am
Para descontrair um pouco:

(http://www.chongas.com.br/wp-content/uploads/2011/12/cigarro-saude.jpg)

(http://4.bp.blogspot.com/-mfbzlgIX01E/Tlt5c-e7moI/AAAAAAAAA4c/w_yQXKXGOFw/s1600/20110829+Dia+combate+ao+fumo.jpg)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: secretum on March 23, 2015, 10:10:32 am
:)
Você é de Coimbra? na minha opinião, é uma das melhores cidades que há...

A vida emprestou-me temporáriamente a Coimbra e o gosto pela mesma tem vindo a crescer.
Acho que todos os sítios têm o seu encanto, a sua história, a sua magia. Tenho tido a sorte de viver em locais que no final, ao sair, fica um estranho sentimento de perda. São ligações que ganhamos com a terra.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 03:56:14 pm
A vida emprestou-me temporáriamente a Coimbra e o gosto pela mesma tem vindo a crescer.
Acho que todos os sítios têm o seu encanto, a sua história, a sua magia. Tenho tido a sorte de viver em locais que no final, ao sair, fica um estranho sentimento de perda. São ligações que ganhamos com a terra.
Foi realmente muito estranho quando cheguei pela primeira vez à Coimbra. Sabe Déjà vu? foi isso. Toda vez que deixo Coimbra, me dá uma sensação de perda muito grande, não sei explicar direito
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Colcurinho on March 23, 2015, 04:10:15 pm
Não me parece que estes tópicos tragam nada de bom ao ambiente do fórum. Antevejo discussão por estas bandas  :(
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 04:13:26 pm
Não me parece que estes tópicos tragam nada de bom ao ambiente do fórum. Antevejo discussão por estas bandas  :(
Olá Colcurinho, respeito tua opinião, mas não concordo com ela.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on March 23, 2015, 04:44:05 pm
Com esta conversa toda, ate já me apetece fumar um cigarro...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 04:50:45 pm
Com esta conversa toda, ate já me apetece fumar um cigarro...
vai fundo, meu caro! aproveite....mas um cigarro de cada vez, não me faça como o homem da imagem abaixo:

(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhklFCW3FeJV2z8mbM7wOxlYCqM6KV1kg63b_UbWv52MDcBIkoJA)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 23, 2015, 05:01:44 pm
Não me parece que estes tópicos tragam nada de bom ao ambiente do fórum. Antevejo discussão por estas bandas  :(

 Infelizmente (ou felizmente), já percebi que existe muita gente que não participa neste tópico para evitar guerras...

vai fundo, meu caro! aproveite....mas um cigarro de cada vez, não me faça como o homem da imagem abaixo:

(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhklFCW3FeJV2z8mbM7wOxlYCqM6KV1kg63b_UbWv52MDcBIkoJA)

 Mosca, pelo o que percebi, o Bninho deixou de fumar, mas toda esta "lenga-lenga" e esse tipo de resposta não te levam a lado nenhum...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Gago on March 23, 2015, 05:04:08 pm
Não me parece que estes tópicos tragam nada de bom ao ambiente do fórum. Antevejo discussão por estas bandas  :(

Ontem eu estava falando com um amigo (fumante) sobre isto. Até disse-lhe que, ainda que eu não seja muito fã do confrade mosca, se havia tópicos sobre o fumo e a bebida no fórum, me parecia justo que também houvesse tópicos CONTRA estes hábitos.

Entra no tópico, lê, e responde, quem quiser. E isto vale para as Multilâminas, espuma enlatada e tudo o mais. Participa quem quiser, ninguém precisa ir procurar "sarna para se coçar". Eu, se fumasse, certamente não perdia meu tempo.

Penso que neste fórum pode-se falar sobre um tudo que haja para QUEM SE falar, desde que isto seja feito de maneira educada, sem rir ou chamar de ridículo a opinião alheia.

Tendo dito isso, eu mesmo sou contra o fumo por razões familiares... mas não vejo muito sentido, num fórum composto quase que unicamente por homens adultos, falar sobre os malefícios do hábito que eles estão cansados de saber. Afinal, estamos em 2015 e qualquer criança de 8 anos sabe que fumar faz mal, mesmo aqueles que tem o exemplo em casa, como eu tive, sabem.

Mas, ei, se o confrade quer fazer dessa a sua luta, força nisso! Fico na torcida para não haver discussões, somente isso.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: oversaturn on March 23, 2015, 05:07:55 pm
vai fundo, meu caro! aproveite....mas um cigarro de cada vez, não me faça como o homem da imagem abaixo:

(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhklFCW3FeJV2z8mbM7wOxlYCqM6KV1kg63b_UbWv52MDcBIkoJA)

"Come antes uma peça de fruta que te faz melhor, rapaz!" ;D

http://www.youtube.com/watch?v=xYneL6bl2cc
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 05:16:01 pm
Infelizmente (ou felizmente), já percebi que existe muita gente que não participa neste tópico para evitar guerras...

 Mosca, pelo o que percebi, o Bninho deixou de fumar, mas toda esta "lenga-lenga" e esse tipo de resposta não te levam a lado nenhum...
Caramelo, meu amigo, não estou tentando fazer guerra nenhuma. Apenas estou dando minha opinião. Se o Bninho deixou de fumar, congratulo-o. Se voltar a fumar, é uma pena, realmente
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 05:20:04 pm
"Come antes uma peça de fruta que te faz melhor, rapaz!" ;D

http://www.youtube.com/watch?v=xYneL6bl2cc
Rs... :) quem são esses? não conheço, mas gostei do tipo de humor!!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 05:35:17 pm
Ontem eu estava falando com um amigo (fumante) sobre isto. Até disse-lhe que, ainda que eu não seja muito fã do confrade mosca, se havia tópicos sobre o fumo e a bebida no fórum, me parecia justo que também houvesse tópicos CONTRA estes hábitos.

Entra no tópico, lê, e responde, quem quiser. E isto vale para as Multilâminas, espuma enlatada e tudo o mais. Participa quem quiser, ninguém precisa ir procurar "sarna para se coçar". Eu, se fumasse, certamente não perdia meu tempo.

Penso que neste fórum pode-se falar sobre um tudo que haja para QUEM SE falar, desde que isto seja feito de maneira educada, sem rir ou chamar de ridículo a opinião alheia.

Tendo dito isso, eu mesmo sou contra o fumo por razões familiares... mas não vejo muito sentido, num fórum composto quase que unicamente por homens adultos, falar sobre os malefícios do hábito que eles estão cansados de saber. Afinal, estamos em 2015 e qualquer criança de 8 anos sabe que fumar faz mal, mesmo aqueles que tem o exemplo em casa, como eu tive, sabem.

Mas, ei, se o confrade quer fazer dessa a sua luta, força nisso! Fico na torcida para não haver discussões, somente isso.
Pena Gago, porque EU SOU seu fã...não é porque discutimos em algum ponto que vou deixar de ser. Concordo com tudo que você disse no post, e agradeço por ver a legitimidade do tópico.

Quanto ao rir ou chamar de ridículo a opinião alheia, penso que já alterei essas observações. E já me desculpei. Contudo, peço desculpa novamente se antes eu não tenha sido claro o suficiente.

Você tem razão, também, quando diz que no fórum há basicamente adultos. Mas crianças e adolescentes podem visitar inadvertidamente o fórum, e ter contato com assuntos que não condizem com sua etapa de maturação intelectual ou psicológica. Elas devem ser alertadas.

Você diz que “qualquer criança de 8 anos sabe que fumar faz mal, mesmo aqueles que tem o exemplo em casa, como eu tive, sabem”. Mas você esquece que nem todas as crianças tem oportunidade de receber boa educação em casa. Já vi, por vários posts, que você é um bom pai, mas há homens que não o são. E esses podem deixar seus filhos a serem educados exclusivamente pela internet.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: goaman on March 23, 2015, 05:56:51 pm
Você tem razão, também, quando diz que no fórum há basicamente adultos. Mas crianças e adolescentes podem visitar inadvertidamente o fórum, e ter contato com assuntos que não condizem com sua etapa de maturação intelectual ou psicológica. Elas devem ser alertadas.

Você diz que “qualquer criança de 8 anos sabe que fumar faz mal, mesmo aqueles que tem o exemplo em casa, como eu tive, sabem”. Mas você esquece que nem todas as crianças tem oportunidade de receber boa educação em casa. Já vi, por vários posts, que você é um bom pai, mas há homens que não o são. E esses podem deixar seus filhos a serem educados exclusivamente pela internet.

Desculpe que lhe diga confrade mosca, mas isto que escreve é puramente uma ilusão. Compreendo a sua "batalha" como já lhe disse, mas a sua obsessão por defender esta causa é demasiada, e no local errado. Mas como lhe disse também, desde que dentro das regras, nada contra.

- Não acredito que uma criança ou adolescente visite este forum inadvertidamente, DE TODO.
- Mesmo que uma criança não receba uma boa educação em casa, a escola também ensina, e mesmo que a escola não ensine, não existe criança no mundo que não saiba que fumar faz mal! Simplesmente NÃO EXISTE!


Com este post, termino a minha participação neste tópico.

Obrigado.

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 06:12:02 pm
Desculpe que lhe diga confrade mosca, mas isto que escreve é puramente uma ilusão. Compreendo a sua "batalha" como já lhe disse, mas a sua obsessão por defender esta causa é demasiada, e no local errado. Mas como lhe disse também, desde que dentro das regras, nada contra.

- Não acredito que uma criança ou adolescente visite este forum inadvertidamente, DE TODO.
- Mesmo que uma criança não receba uma boa educação em casa, a escola também ensina, e mesmo que a escola não ensine, não existe criança no mundo que não saiba que fumar faz mal! Simplesmente NÃO EXISTE!


Com este post, termino a minha participação neste tópico.

Obrigado.
Olá Goaman,
Respeito tua opinião, embora, obviamente não concorde com ela. Por que local errado? Um fórum sobre barbear é o local correto para haver um tópico de charutos ou álcool? Essencialmente, penso que não. Porém, estes dois tópicos não desrespeitam nenhuma regra do fórum, exatamente como o tópico dos malefícios....

“Não acredito que uma criança ou adolescente visite este fórum inadvertidamente, DE TODO”

Isso é extremante difícil de ser comprovado. Você diz que não acredita, e eu acredito!

“(...) não existe criança no mundo que não saiba que fumar faz mal”.

Novamente, dado extremamente difícil de ser comprovado. Eu acredito que, mesmo sabendo que fumar faz mal, a criança ainda está em processo de maturação intelectual e psicológica, e pode, infelizmente, errar em julgamentos do tipo.
Mas, novamente, agradeço tua opinião.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Gago on March 23, 2015, 06:23:58 pm
Pena Gago, porque EU SOU seu fã...não é porque discutimos em algum ponto que vou deixar de ser. Concordo com tudo que você disse no post, e agradeço por ver a legitimidade do tópico.

Quanto ao rir ou chamar de ridículo a opinião alheia, penso que já alterei essas observações. E já me desculpei. Contudo, peço desculpa novamente se antes eu não tenha sido claro o suficiente.

Você tem razão, também, quando diz que no fórum há basicamente adultos. Mas crianças e adolescentes podem visitar inadvertidamente o fórum, e ter contato com assuntos que não condizem com sua etapa de maturação intelectual ou psicológica. Elas devem ser alertadas.

Você diz que “qualquer criança de 8 anos sabe que fumar faz mal, mesmo aqueles que tem o exemplo em casa, como eu tive, sabem”. Mas você esquece que nem todas as crianças tem oportunidade de receber boa educação em casa. Já vi, por vários posts, que você é um bom pai, mas há homens que não o são. E esses podem deixar seus filhos a serem educados exclusivamente pela internet.

Olha mosca, a internet está cheia de coisas bem piores para as crianças chegarem inadvertidamente (ou nem tanto). Internet, assim como a vida real, não tem filtro de conteúdo (bem, até existem alguns serviços....ruins) e quem quer achar besteira, acha.

No caso do cigarro, pelo menos, tem no verso deles umas fotos que explicam de maneira BEM CLARA o que pode acontecer com quem fuma, e acho que não existe educação mais prática sobre o fumo do que aquela.

E sinceramente? Eu vim de Belford Roxo, na baixada fluminense, bairro que já foi votado o mais perigoso DO MUNDO. Vi crianças da minha idade (à época) usarem coisas bem piores que cigarro e aprendi que não era um desconhecido falando para elas que "isso ou aquilo faz mal" (porque isso eu e estas crianças ouvíamos na Igreja todo Domingo) que vai impedir um moleque de pegar num cigarro, num baseado, numa pedra de crack. É a educação que cada um tem em casa.

Eu nunca me meti em besteira porque eu tinha um medo danado do meu pai me "rebocar" no cinto se descobrisse que eu estava fazendo coisa errada, e foi essa educação que me salvou, porque oportunidades não faltaram.

Eu tive um pai. Meu amigo, Vinícius, não tinha. O dele morreu baleado na cabeça no portão de casa, assaltado por um viciado que queria comprar mais pedra. Nunca fumou um cigarro qualquer, já o meu, parece uma locomotiva de tanta fumaça que bota pelas ventas e tá aqui com 89, vivinho. Mas na falta do pai, a vó dele, que também é uma vó para mim, o educou. Eu e Vinícius nunca pegamos num cigarro, mas colegas nossos (uns com pais outros não) se meteram com coisa pior e hoje estão debaixo da terra.

Então, você queira me desculpar, mas eu não acho que cigarro é um problema maior que as drogas que estas mesmas crianças que estão sujeitas ao nosso conteúdo, estão expostas. Daí que acho pouco ou nada produtivo tu estares rezando a missa para o vigário, ou seja, falando para um monte de marmanjo barbudo, que cigarro faz mal à saúde, coisa que estão fartos de saber.
 
Contudo, não vou me estender mais nesse assunto. Como já disse, acho que você está no seu direito de se expressar, dentro das regras do fórum, e vem aqui ler e falar consigo quem quer. Como Voltaire, (ou não (http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/44/a-falsa-citacao-de-voltaire-investigacao-afirma-que-a-300467-1.asp), posso não concordar consigo mas defendo teu direito de o dizer, desde que numa maneira condizente, que eu acho que não foi o caso em outros tópicos e está sendo neste.

Mas bem, tu se explicastes de maneira clara o suficiente, e "quem nunca errou atire o primeiro cabeção de nego (http://www.jornalriocarioca.com/jornal/wp-content/uploads/2013/08/600821_616061361768064_516855837_n.jpg)", como dizíamos em lá Caxias... então, se queres continuar a fazer este papel, força nisso. Até o parabenizo pela boa intenção!

Para mim, paro por aqui. E obrigado pela parte do "Pena Gago, porque EU SOU seu fã".
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 06:46:31 pm
Olha mosca, a internet está cheia de coisas bem piores para as crianças chegarem inadvertidamente (ou nem tanto). Internet, assim como a vida real, não tem filtro de conteúdo (bem, até existem alguns serviços....ruins) e quem quer achar besteira, acha.

No caso do cigarro, pelo menos, tem no verso deles umas fotos que explicam de maneira BEM CLARA o que pode acontecer com quem fuma, e acho que não existe educação mais prática sobre o fumo do que aquela.

E sinceramente? Eu vim de Belford Roxo, na baixada fluminense, bairro que já foi votado o mais perigoso DO MUNDO. Vi crianças da minha idade (à época) usarem coisas bem piores que cigarro e aprendi que não era um desconhecido falando para elas que "isso ou aquilo faz mal" (porque isso eu e estas crianças ouvíamos na Igreja todo Domingo) que vai impedir um moleque de pegar num cigarro, num baseado, numa pedra de crack. É a educação que cada um tem em casa.

Eu nunca me meti em besteira porque eu tinha um medo danado do meu pai me "rebocar" no cinto se descobrisse que eu estava fazendo coisa errada, e foi essa educação que me salvou, porque oportunidades não faltaram.

Eu tive um pai. Meu amigo, Vinícius, não tinha. O dele morreu baleado na cabeça no portão de casa, assaltado por um viciado que queria comprar mais pedra. Nunca fumou um cigarro qualquer, já o meu, parece uma locomotiva de tanta fumaça que bota pelas ventas e tá aqui com 89, vivinho. Mas na falta do pai, a vó dele, que também é uma vó para mim, o educou. Eu e Vinícius nunca pegamos num cigarro, mas colegas nossos (uns com pais outros não) se meteram com coisa pior e hoje estão debaixo da terra.

Então, você queira me desculpar, mas eu não acho que cigarro é um problema maior que as drogas que estas mesmas crianças que estão sujeitas ao nosso conteúdo, estão expostas. Daí que acho pouco ou nada produtivo tu estares rezando a missa para o vigário, ou seja, falando para um monte de marmanjo barbudo, que cigarro faz mal à saúde, coisa que estão fartos de saber.
 
Contudo, não vou me estender mais nesse assunto. Como já disse, acho que você está no seu direito de se expressar, dentro das regras do fórum, e vem aqui ler e falar consigo quem quer. Como Voltaire, (ou não (http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/44/a-falsa-citacao-de-voltaire-investigacao-afirma-que-a-300467-1.asp), posso não concordar consigo mas defendo teu direito de o dizer, desde que numa maneira condizente, que eu acho que não foi o caso em outros tópicos e está sendo neste.

Mas bem, tu se explicastes de maneira clara o suficiente, e "quem nunca errou atire o primeiro cabeção de nego (http://www.jornalriocarioca.com/jornal/wp-content/uploads/2013/08/600821_616061361768064_516855837_n.jpg)", como dizíamos em lá Caxias... então, se queres continuar a fazer este papel, força nisso. Até o parabenizo pela boa intenção!

Para mim, paro por aqui. E obrigado pela parte do "Pena Gago, porque EU SOU seu fã".
Sim Gago, a internet está cheia de coisas ruins para crianças. Mas, infelizmente, não podemos contar como o bom senso na rede. Eu, como MUITA GENTE já fiz inúmeras críticas a muitos sites. Aqui no BC, pelo menos, podemos contar com bom senso e igualdade de direitos. Se uma criança ler aqui o tópico, ela pode falar a um amigo, e a coisa PODE se espalhar....

No caso do cigarro, você está certo quanto aos avisos contidos nas embalagens. Porém, penso que o mesmo não ocorre com embalagens de charutos, por exemplo. E isso também deve mudar...E, infelizmente, a eficácia das imagens contidas nas embalagens ainda é motivo de muita discussão...

“Vi crianças da minha idade (à época) usarem coisas bem piores que cigarro e aprendi que não era um desconhecido falando para elas que "isso ou aquilo faz mal" (porque isso eu e estas crianças ouvíamos na Igreja todo Domingo) que vai impedir um moleque de pegar num cigarro, num baseado, numa pedra de crack. É a educação que cada um tem em casa”.

Mas e a criança que é impedida de receber a educação de casa? Você recebeu do teu pai, mas muitos pais (ou avós, tios, irmãos) não estão nem aí para o que ocorre com seus filhos.

“Então, você queira me desculpar, mas eu não acho que cigarro é um problema maior que as drogas que estas mesmas crianças que estão sujeitas ao nosso conteúdo, estão expostas”.

Tem toda razão; o tópico abordará outras drogas também na tentativa de ajudar com isso também.

ABS.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: marcodelima on March 23, 2015, 06:51:18 pm
Sou ex-fumante e sei das dificuldades de parar (faz mais de 10 anos que parei). Hoje muito ocasionalmente eu fumo charuto, mas 1 único charuto dura meses.

O cigarro é um vicio e poder matar?
Sim

O cigarro traz malefícios?
Sim, quem dirá os problemas cardíacos...

Você é a favor de campanha anti tabagismo na internet?
Não! Os maços de cigarro já são muito claros sobre seus malefícios (pelo menos aqui no Brasil). As empresas de tabaco não podem mais fazer propagandas na TV. Os cigarros são extremamente taxados para desestimular o consumo. A venda só permitida a maiores de 18 anos.
Na minha opinião tudo foi feito para se evitar a criação de novos tabagistas, se crianças ou adolescentes querem fumar não será este fórum que fará diferença, porque tudo está claro no próprio produto (malefícios).

A internet deve ser blindada das propagandas de cigarro, álcool e afins?
Não! A internet foi criada para ser um ambiente de pensamentos livres, e claro que deve haver regras. Uma empresa de bebidas alcoólicas não deve fazer propaganda numa rede social, mas acho que dentro do site da marca pode haver sem nenhum problema.
Penso que se um adolescente quiser saber mais sobre cigarros, não será num site sobre barbear que ele irá procurar.

Essa é a minha opinião, espero não ter chateado os confrades.

Essa é a única mensagem que colocarei nesse tópico.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 06:56:25 pm
Achei algo interessante: poucos países obrigam a indústria  tabagista a inserir aquelas imagens chocantes nas embalagens de cigarros. De acordo com esse texto de 2009 (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2733253/), apenas 28 países!



Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 07:17:59 pm
Sou ex-fumante e sei das dificuldades de parar (faz mais de 10 anos que parei). Hoje muito ocasionalmente eu fumo charuto, mas 1 único charuto dura meses.

O cigarro é um vicio e poder matar?
Sim

O cigarro traz malefícios?
Sim, quem dirá os problemas cardíacos...

Você é a favor de campanha anti tabagismo na internet?
Não! Os maços de cigarro já são muito claros sobre seus malefícios (pelo menos aqui no Brasil). As empresas de tabaco não podem mais fazer propagandas na TV. Os cigarros são extremamente taxados para desestimular o consumo. A venda só permitida a maiores de 18 anos.
Na minha opinião tudo foi feito para se evitar a criação de novos tabagistas, se crianças ou adolescentes querem fumar não será este fórum que fará diferença, porque tudo está claro no próprio produto (malefícios).

A internet deve ser blindada das propagandas de cigarro, álcool e afins?
Não! A internet foi criada para ser um ambiente de pensamentos livres, e claro que deve haver regras. Uma empresa de bebidas alcoólicas não deve fazer propaganda numa rede social, mas acho que dentro do site da marca pode haver sem nenhum problema.
Penso que se um adolescente quiser saber mais sobre cigarros, não será num site sobre barbear que ele irá procurar.

Essa é a minha opinião, espero não ter chateado os confrades.

Essa é a única mensagem que colocarei nesse tópico.
Olá Marco,
Digo isso por mim, mas tua opinião não chateia nem um pouco. Ao contrário: você contribui para o debate de maneira educada.

“Você é a favor de campanha anti tabagismo na internet? Não! Os maços de cigarro já são muito claros sobre seus malefícios (pelo menos aqui no Brasil). As empresas de tabaco não podem mais fazer propagandas na TV. Os cigarros são extremamente taxados para desestimular o consumo. A venda só permitida a maiores de 18 anos. Na minha opinião tudo foi feito para se evitar a criação de novos tabagistas, se crianças ou adolescentes querem fumar não será este fórum que fará diferença, porque tudo está claro no próprio produto (malefícios)”.

Concordo que o governo brasileiro está fazendo algo pelo assunto. É impossível negar isso. Mas, infelizmente, esse esforço não ocorre em outros países. E, mesmo por aqui, ainda há muitos novos tabagistas, infelizmente. Esse dado mostra que os esforços são bem-vindos, mas ainda não suficientes. Não será o nosso fórum que, SOZINHO, fará a diferença. Mas se a intensão começar a proliferar-se? Nunca se sabe...

“A internet deve ser blindada das propagandas de cigarro, álcool e afins? “Não! A internet foi criada para ser um ambiente de pensamentos livres, e claro que deve haver regras. Uma empresa de bebidas alcoólicas não deve fazer propaganda numa rede social, mas acho que dentro do site da marca pode haver sem nenhum problema”.

A internet, de maneira geral, ainda é “terra de ninguém”. Dentro do site da marca pode haver propaganda, desde que haja também aviso aos menores de 18 anos (no caso do Brasil).

Obrigado.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Nuno Sá on March 23, 2015, 07:23:54 pm
 Este post foi escrito de manhã mas o fórum não esteve em condições para que o publicasse.

  Melga! Contigo sou agressivo porque basicamente não gosto de pessoas como tu.

 Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros.

 Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de actuar ?

 Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear ? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior.

 Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro.

 O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de uma estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco:

http://www.cachimboclube.pt/os.htm

 E já agora sobre o fumo passivo:

http://www.davehitt.com/facts/index.html

 
Confrade, muita paixão nas suas palavras, mas uma confusão, mistura de assuntos, pouca ou nenhuma lógica, não entendi nada!

 Não percebes-te mas o Melga percebeu!

 Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 23, 2015, 11:50:25 pm
Este post foi escrito de manhã mas o fórum não esteve em condições para que o publicasse.

Melga! Contigo sou agressivo porque basicamente não gosto de pessoas como tu.

 Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros.

 Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de actuar ?

 Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear ? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior.

 Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro.

 O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de uma estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco:

http://www.cachimboclube.pt/os.htm

 E já agora sobre o fumo passivo:

http://www.davehitt.com/facts/index.html

 
 Não percebes-te mas o Melga percebeu!

 Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/

Já que mudou meu nome de Mosca para Melga, tomo a liberdade de chamá-lo de Sr. Irritado, pode ser?

Não entendo seu nervosismo. Direi, basicamente o que me foi dito, nas ocasiões em que, ERRADAMENTE, postei meus comentários no tópico de charutos: Não gosta do tópico de malefícios? Não o visite, ora bolas!

O fato de você não gostar de pessoas como eu, honestamente, não me perturba. Se você não entendeu até agora o escopo deste tópico, não posso fazer nada.


“Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros. Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de atuar?”

Sua linha argumentativa é tão frágil, que posso usar teu próprio argumento a meu favor: você, que me acusa de censurar e limitar teu pensamento, não faz o mesmo contra mim?


 “Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior”.

Já falei MUITO sobre isso, e sugiro que leia os outros posts do tópico para minhas respostas sobre esse mesmo tipo de argumento.

“Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro”.

Também já falei sobre isso: sugiro que leia os outros posts do tópico para minhas respostas sobre esse mesmo tipo de argumento.



“O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de um estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco”

Também já falei sobre isso, não vou repetir.


“Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.”

Gostava de vos ver num mundo sem drogas? Ora, lute contra elas!

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 24, 2015, 12:01:53 am

Respondendo ao Runfransos, que passou despercebido.

Sim, correto. Um fumante eventual possui uma grande chance de se transformar num fumante habitual. Ele tem a falsa sensação de que controla o cigarro. Na maioria das vezes, não controla. Esse é um argumento lógico e convincente, que eu mesmo usaria para convencer um fumante eventual a não se arriscar com o fumo. 

Já aqui eu não concordo. Um fumante eventual não é dependente. Pode vir a sê-lo, mas não é ainda. Faz todo sentido ele se submeter a um mau hábito esporadicamente se ele obtém prazer nisso e acha que não terá grandes consequências. Mas seria uma imprecisão chamá-lo de viciado.


Confrade, bem sei que se retirou deste debate, mas permita-me só clarificar este ponto que eu não expliquei adequadamente a ideia.

A dependência do tabaco tem duas componentes, a física e a psicológica. O fumante eventual esta dependente psicologicamente, mesmo que não fisicamente. Veja bem, a partir do momento em que ele interioriza ideias erróneas do género: dá prazer, relaxa-me, é um companheiro, ajuda-me a pensar nos problemas, etc, ele já caiu na armadilha e criou ali um vinculo do qual terá dificuldade em se separar. Aliás o confrade reconhece isso quando admite que o fumador ocasional na maioria dos casos não domina o cigarro.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 12:04:32 am
Confrade, bem sei que se retirou deste debate, mas permita-me só clarificar este ponto que eu não expliquei adequadamente a ideia.

A dependência do tabaco tem duas componentes, a física e a psicológica. O fumante eventual esta dependente psicologicamente, mesmo que não fisicamente. Veja bem, a partir do momento em que ele interioriza ideias erróneas do género: dá prazer, relaxa-me, é um companheiro, ajuda-me a pensar nos problemas, etc, ele já caiu na armadilha e criou ali um vinculo do qual terá dificuldade em se separar. Aliás o confrade reconhece isso quando admite que o fumador ocasional na maioria dos casos não domina o cigarro.
+1
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on March 24, 2015, 12:13:31 am
Este post foi escrito de manhã mas o fórum não esteve em condições para que o publicasse.

  Melga! Contigo sou agressivo porque basicamente não gosto de pessoas como tu.

 Censuradoras, fanáticas e limitadoras na liberdade dos outros. Nunca lês-te aqui a ninguém defender o fumo passivo e vens com moral de sacristia para este fórum. O que escrevi antes não é desenquadrado porque o teu discurso é bem típico de um certo tipo de pessoas que se acham com um nível moral acima dos outros.

 Venho aqui exercer o meu direito à indignação. Não sei se sabes e gostas, mas neste país somos livres de o fazer desde o dia 25-5-1975. Vai censurar quem tu quiseres, mas aqui não me censuras certamente. São pessoas como tu que perpetuaram uma ditadura de 50 anos em Portugal. Foste inquinar o tópico sobre charutos e não gostas que não concordem contigo aqui e com a tua maneira de actuar ?

 Com que então estás preocupado que uma criança possa aceder ao fórum e deparar-se com este antro de pecadores? Com tanta coisa à mão de semear na internet, estás preocupado com um tópico sobre charutos num fórum sobre barbear ? Não percebi bem se és só ingénuo ou algo bem pior.

 Tu não percebes nada por experiência própria acerca de tabaco e vens aqui debitar estudos atrás de estudos sobre os malefícios deste. Além disso ainda argumentas que o charuto e o cachimbo são igualmente nefastos. Ora quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo, quem o faz também não passa um dia inteiro a fumar, como é o caso do cigarro.

 O tabaco é mau e não faz bem à saúde, mas geralmente as doenças graves que lhe estão associadas não resultam só e apenas do uso do tabaco, resultam de vários factores como os químicos que lhe são adicionados, de uma predisposição genética e de uma estilo de vida que muitos fumadores por vicio levam, se quiserem aprofundar o tema deixo a página do Cachimbo Clube de Portugal onde estão vários textos que tentam desmistificar o tabaco:

http://www.cachimboclube.pt/os.htm

 E já agora sobre o fumo passivo:

http://www.davehitt.com/facts/index.html

 
 Não percebes-te mas o Melga percebeu!

 Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/
Não vale a pena adiantar. 25-04-1974 :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 24, 2015, 12:21:47 am


 Não percebes-te mas o Melga percebeu!

 Esta mistura de assuntos parte do titulo do tópico. Drogas? Gostava de vos ver num mundo sem drogas. Álcool também gostava de ver o Brasil sem essa substancia. É que a generalização é perigosa, muito mesmo. A referencia à estória da carochinha, surge porque este tipo de discurso moral vem quase sempre de pessoas que cegamente seguem uma figura fantasiosa que tudo vê, tudo controla e toda a gente pune.

\m/

Aqui neste tópico interessa-me sobretudo a questão do tabaco, assunto em relação ao qual posso contribuir pela minha experiência de fumador e depois de deixar de fumar. Ha ideias que me parecem interessantes de analisar e debater. É lamentável que isso incomode alguns confrades, mas não tem de ser assim, é possível entendermos-nos, mesmo discordando.

E sim bebo e tenho outros vícios, não pretendo ser exemplo para ninguém, apenas trocar opiniões, e se aprender alguma coisa melhor.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 12:28:49 am
Aqui neste tópico interessa-me sobretudo a questão do tabaco, assunto em relação ao qual posso contribuir pela minha experiência de fumador e depois de deixar de fumar. Ha ideias que me parecem interessantes de analisar e debater. É lamentável que isso incomode alguns confrades, mas não tem de ser assim, é possível entendermos-nos, mesmo discordando.

E sim bebo e tenho outros vícios, não pretendo ser exemplo para ninguém, apenas trocar opiniões, e se aprender alguma coisa melhor.
e deixo claro que não incluirei medicamentos anestésicos neste tópico. E concordo com o Francisco, é possível uma discussão saudável, sem dúvida
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: fsilva9 on March 24, 2015, 12:39:12 am
Esta será a minha única participação neste post como tal fica a minha exposição, de alguém que nunca fumou 1 cigarro:
Profissionalmente e durante o meu curso tive contacto com muitos estudos e com pessoas fumadoras, umas activas e outras passivas. E claro que contactei com pessoas com patologias tipicas de fumador, DPOC, bronquite crónica, enfisema pulmonar e coisas que tais que possam imaginar. A verdade é que da informação que temos, o tabaco esta relacionado com imensas patologias adquiridas, no entanto também está a diabetes como patologia ou consumo exagerado de açucar, bem como o stress, podendo ser este o mais maléfico dos 3. Forma-se desta forma uma triade a que poucos ou nenhuns de nós incorre nem que seja somente num ponto, para não falar das últimas teorias sobre o leite e o gluten.
Desta forma eu acho que todos temos imensa informaçao sobre os malefícios de tanta coisa a que actualmente estamos expostos, no entanto a minha opinião sobre isto e quase tudo (excepto crianças, nestas a minha opinião podemos discutir noutro local) é que estando as pessoas conhecedoras, dando a nossa opinião uma vez, é escolha da pessoa se toma ou não a decisão que nos achamos menos correcta. Está inteiramente na responsabilidade do individuo se este faz algo que conscientemente sabe que o pode prejudicar, toma uma decisão e arcará futuramente com as consequências da mesma, afinal a vida é isso mesmo, acção e reacção a estímulos que nos chegam.

Desta forma repito, eu escolhi nunca fumar 1 único cigarro, mas tenho amigos com a mesma formação que eu e professores que fumam conscientemente sabendo de muito mais coisas que as que foram aqui expostas, não os critico, sabem o que fazem.

Lembram-se da tríade? Baixar os niveis de stress, não é para isso que temos este fórum e a panóplia de material barbistico e o utilizamos?

Um abraço a todos e nas palavras de um grande senhor "façam o favor de ser felizes".
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Zeri on March 24, 2015, 12:44:29 am
E a lista VIP?
Também fará mal aos pulmões?

 ;D ;D ;D
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 12:45:05 am
Sobre o argumento "Quem fuma charuto e cachimbo não inala o fumo!"

1. All cigar and cigarette smokers, whether or not they inhale, directly expose their lips, mouth, tongue, throat, and larynx to tobacco smoke and its toxic and cancer-causing chemicals.

2. Cigar smoke is possibly more toxic than cigarette smoke.
 
Cigar smoke has:

- A higher level of cancer-causing substances: During the fermentation process for cigar tobacco, high concentrations of cancer-causing nitrosamines are produced. These compounds are released when a cigar is smoked. Nitrosamines are found at higher levels in cigar smoke than in cigarette smoke.

- More tar: For every gram of tobacco smoked, there is more cancer-causing tar in cigars than in cigarettes.

- A higher level of toxins: Cigar wrappers are less porous than cigarette wrappers. The nonporous cigar wrapper makes the burning of cigar tobacco less complete than the burning of cigarette tobacco. As a result, cigar smoke has higher concentrations of toxins than cigarette smoke.

- Furthermore, the larger size of most cigars (more tobacco) and longer smoking time result in higher exposure to many toxic substances (including carbon monoxide, hydrocarbons, ammonia, cadmium, and other substances).
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 12:47:06 am
E a lista VIP?
Também fará mal aos pulmões?

 ;D ;D ;D
perdão se pareço ignorante, mas não entendi
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 12:56:12 am
Esta será a minha única participação neste post como tal fica a minha exposição, de alguém que nunca fumou 1 cigarro:
Profissionalmente e durante o meu curso tive contacto com muitos estudos e com pessoas fumadoras, umas activas e outras passivas. E claro que contactei com pessoas com patologias tipicas de fumador, DPOC, bronquite crónica, enfisema pulmonar e coisas que tais que possam imaginar. A verdade é que da informação que temos, o tabaco esta relacionado com imensas patologias adquiridas, no entanto também está a diabetes como patologia ou consumo exagerado de açucar, bem como o stress, podendo ser este o mais maléfico dos 3. Forma-se desta forma uma triade a que poucos ou nenhuns de nós incorre nem que seja somente num ponto, para não falar das últimas teorias sobre o leite e o gluten.
Desta forma eu acho que todos temos imensa informaçao sobre os malefícios de tanta coisa a que actualmente estamos expostos, no entanto a minha opinião sobre isto e quase tudo (excepto crianças, nestas a minha opinião podemos discutir noutro local) é que estando as pessoas conhecedoras, dando a nossa opinião uma vez, é escolha da pessoa se toma ou não a decisão que nos achamos menos correcta. Está inteiramente na responsabilidade do individuo se este faz algo que conscientemente sabe que o pode prejudicar, toma uma decisão e arcará futuramente com as consequências da mesma, afinal a vida é isso mesmo, acção e reacção a estímulos que nos chegam.

Desta forma repito, eu escolhi nunca fumar 1 único cigarro, mas tenho amigos com a mesma formação que eu e professores que fumam conscientemente sabendo de muito mais coisas que as que foram aqui expostas, não os critico, sabem o que fazem.

Lembram-se da tríade? Baixar os niveis de stress, não é para isso que temos este fórum e a panóplia de material barbistico e o utilizamos?

Um abraço a todos e nas palavras de um grande senhor "façam o favor de ser felizes".
Fico feliz que nunca tenha fumado. Sim, o açúcar em excesso faz tremendo mal, e até podemos discutir sobre isso também aqui! Quanto ao stress, nem se fala!!!

E as crianças, até certa idade, não podem tomar decisões conscientes, infelizmente. Você tem razão sobre isso.
Obrigado pela opinião educada.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Colcurinho on March 24, 2015, 04:51:25 am
se havia tópicos sobre o fumo e a bebida no fórum, me parecia justo que também houvesse tópicos CONTRA estes hábitos.

Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 05:06:48 am
Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.
Respeito tua opinião. E creio que as coisas apenas acabarão mal se nós não soubermos gerir o debate da melhor maneira possível. E não concordo que haja ferocidade: há debate, com argumentação inerente à esse tipo de manifestação.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 24, 2015, 10:28:49 am
Não fumo... Nunca fumei... Nunca consumi drogas... Sou filho de um casal não-fumante... Sou casado com uma mulher não-fumante que vem de uma família de não-fumantes... Sou pai de dois rapazes não-fumantes...

Na questão do fumo, concordo APENAS com a questão do CUSTO SOCIAL. Fumantes constatados, deveriam ter um gravame de 50% na Previdência Social, ou seja, toda vez que fossem à Previdência se socorrer de problemas de saúde, deveriam PAGAR METADE DA CONTA...

NÃO CONCORDO:

1. Crianças e adolescentes que possam freqüentar o forum: Qualquer criança de CINCO anos de idade hoje, já tá cansada de saber que cigarro e outras drogas fazem mal. A propaganda institucional é bem eficiente nesse aspecto. Tentar preservar crianças e adolescentes desse tipo de problema, é endossar a vetusta tese de que um jovem de 16 anos de idade não tem discernimento para poder ter responsabilidade penal. Por mim, a responsabilidade penal, não cairia dos 18 para os 16... CAIRIA PROS 14, talvez 12... Começou a fumar cedo e detonou a própria saúde??? Vale o escrito acima em relação ao gravame de 50%

2. Eficiência da propaganda anti-fumo: BAIXÍSSIMA... Não conheço NINGUÉM vivo, que não soubesse que cigarro faz mal antes de começar a fumar... Quer fumar??? Fume!!! Um maço, dois, três, CINCO (creiam... conheci alguns...) por dia!!! O planeta está precisando mesmo de uma redução populacional. Voluntários de auto-imolação, são MUITO BEM VINDOS!!! Apenas estejam atentos ao gravame de 50%

Meu pai era propagandista anti-fumo... Tirava cigarro da boca das pessoas e ficava aporrinhando-as... Tornou-se o "véio chato que tira cigarro da boca dos outros"... Aprendi a não fazer isso. Apenas solicito a fumantes que não o façam em locais onde isso é expressamente proibido...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 03:06:47 pm
Não fumo... Nunca fumei... Nunca consumi drogas... Sou filho de um casal não-fumante... Sou casado com uma mulher não-fumante que vem de uma família de não-fumantes... Sou pai de dois rapazes não-fumantes...

Na questão do fumo, concordo APENAS com a questão do CUSTO SOCIAL. Fumantes constatados, deveriam ter um gravame de 50% na Previdência Social, ou seja, toda vez que fossem à Previdência se socorrer de problemas de saúde, deveriam PAGAR METADE DA CONTA...

NÃO CONCORDO:

1. Crianças e adolescentes que possam freqüentar o forum: Qualquer criança de CINCO anos de idade hoje, já tá cansada de saber que cigarro e outras drogas fazem mal. A propaganda institucional é bem eficiente nesse aspecto. Tentar preservar crianças e adolescentes desse tipo de problema, é endossar a vetusta tese de que um jovem de 16 anos de idade não tem discernimento para poder ter responsabilidade penal. Por mim, a responsabilidade penal, não cairia dos 18 para os 16... CAIRIA PROS 14, talvez 12... Começou a fumar cedo e detonou a própria saúde??? Vale o escrito acima em relação ao gravame de 50%

2. Eficiência da propaganda anti-fumo: BAIXÍSSIMA... Não conheço NINGUÉM vivo, que não soubesse que cigarro faz mal antes de começar a fumar... Quer fumar??? Fume!!! Um maço, dois, três, CINCO (creiam... conheci alguns...) por dia!!! O planeta está precisando mesmo de uma redução populacional. Voluntários de auto-imolação, são MUITO BEM VINDOS!!! Apenas estejam atentos ao gravame de 50%

Meu pai era propagandista anti-fumo... Tirava cigarro da boca das pessoas e ficava aporrinhando-as... Tornou-se o "véio chato que tira cigarro da boca dos outros"... Aprendi a não fazer isso. Apenas solicito a fumantes que não o façam em locais onde isso é expressamente proibido...
Em primeiro lugar, permita-me dizer que gosto muito de suas intervenções, aqui e em outros tópicos.
Quanto à questão do custo social dos fumantes, concordo com você 100%!

Quanto aos teus itens “NÃO CONCORDO”:

1.Você parte do pressuposto que qualquer criança recebe a mesma educação que você deu aos teus filhos. E eu estou falando de crianças mesmo: algumas iniciam o fumo antes dos 10 anos!

2.Há estudos que concordam com você quanto à eficiência da propaganda antitabagista; outros, descordam veementemente.

3.“O planeta está precisando mesmo de uma redução populacional. Voluntários de autoimolação, são MUITO BEM VINDOS!!! Apenas estejam atentos ao gravame de 50%”.

Não deixa de ter um pouco de razão....


Tenho certeza que teu pai era um bom sujeito. Eu, honestamente, não temo ser um veio chato, pois já sou um adulto chato!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 03:28:13 pm
Destaco um problema muito interessante: "Thirdhand Smoke (THS)"

A new level of exposure has been identified: thirdhand smoke (THS), or residual tobacco smoke pollutants that remain on surfaces and in dust and that are reemitted in the gas phase and interact with other compounds.

THS exposure is the result of inhalation, ingestion, or dermal uptake of THS pollutants in the air, in dust, and on surfaces. The authors point out that THS and SHS* are closely related, and in fact coexist as THS is first formed and in settings where smoking recurs regularly. But whereas SHS is removed by ventilation, THS pollutants may persist in environments for several hours or days after tobacco has been smoked.

THS components—such as nicotine and carcinogenic polycyclic aromatic hydrocarbons, including benzo[a]pyrene—are sorbed and reemitted from indoor surfaces over varying periods of time after tobacco sources have been extinguished. Some THS components react with other environmental compounds to produce secondary pollutants. For instance, chemical reactions between nicotine and nitrous acid lead to the formation of additional tobacco-specific nitrosamines, and ozone can react with certain volatile organic compounds to form formaldehyde, acetaldehyde, and benzaldehyde.

* SHS: secondhand smoke
FONTE: Environ Health Perspect. 2011 Sep; 119(9): a399.

http://www.youtube.com/watch?v=G2vlk_b6UyE
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 24, 2015, 05:18:44 pm

O planeta está precisando mesmo de uma redução populacional. Voluntários de auto-imolação, são MUITO BEM VINDOS!!! Apenas estejam atentos ao gravame de 50%


Muitos economistas no final do séc. XVIII, princípios do séc. XIX, também diziam que a população estava em níveis insustentáveis, mas a verdade é que a população cresceu muito entretanto e a um ritmo mais acelerado, e as condições de vida foram melhorando (por causa do progresso tecnológico, etc ). Acabaram por ser receios infundados.

A forma como vejo este tópico não é para maltratar e avisar que os fumadores se estão a matar (e sacar-lhes o gravame...), o objectivo é que vivam mais e melhor!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 24, 2015, 05:27:52 pm
...........................
1.Você parte do pressuposto que qualquer criança recebe a mesma educação que você deu aos teus filhos. E eu estou falando de crianças mesmo: algumas iniciam o fumo antes dos 10 anos!
...........................
Tenho certeza que teu pai era um bom sujeito. Eu, honestamente, não temo ser um veio chato, pois já sou um adulto chato!

Pois é... Mas a educação que dei pra meus filhos, não foi nada que seja impossível para qualquer pessoa dar... Falo da educação do EXEMPLO POSITIVO. Nunca exigi de meus filhos algo que EU NÃO FIZESSE PARA DAR O EXEMPLO... Isso, não tem classe social predominante. Qualquer pai pode - E DEVE - fazer...

Quanto a meu pai, o veinho se orgulhava da saúde que tinha. Foi um de DOZE FILHOS (o mais novo...). Todos os meus tios fumavam e bebiam. Nenhum passou dos 78 anos de idade. Meu pai morreu com 85.

Quanto a ser chato, bem vindo ao clube!!! Se eu ganhasse um real cada vez que fui chamado de chato, já estaria aposentado...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 24, 2015, 05:31:18 pm
Muitos economistas no final do séc. XVIII, princípios do séc. XIX, também diziam que a população estava em níveis insustentáveis, mas a verdade é que a população cresceu muito entretanto e a um ritmo mais acelerado, e as condições de vida foram melhorando (por causa do progresso tecnológico, etc ). Acabaram por ser receios infundados.

A forma como vejo este tópico não é para maltratar e avisar que os fumadores se estão a matar (e sacar-lhes o gravame...), o objectivo é que vivam mais e melhor!

Malthus talvez tenha sido o grande expoente... Mas hoje, a situação chegou a um ponto, onde o alarmismo começa a ter fundamento. Já está faltando água potável. O ser humano conseguiu emporcalhar uma assustadora quantidade de mananciais. Tenho certeza de que não vou viver o suficiente pra ver o Brasil endireitar, mas infelizmente, vou viver o suficiente pra ver muita gente morrer de sede...

Quanto a viver mais e melhor, são duas coisas em absoluta oposição. Sempre tem algum jornalista sensacionalista dizendo que os cientistas querem aumentar a vida do ser humano em PELO MENOS DEZ ANOS... Se isso acontecer, teremos duas coisas:

1. A falência total de todos os sistemas previdenciários do mundo, INCLUINDO AQUELES DOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO;

2. REPITO: Não vai ter água pra todo mundo.

Se dependesse de mim, eu DIMINUIRIA a expectativa de vida do ser humano em 10 anos...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 05:33:39 pm
Pois é... Mas a educação que dei pra meus filhos, não foi nada que seja impossível para qualquer pessoa dar... Falo da educação do EXEMPLO POSITIVO. Nunca exigi de meus filhos algo que EU NÃO FIZESSE PARA DAR O EXEMPLO... Isso, não tem classe social predominante. Qualquer pai pode - E DEVE - fazer...

Quanto a meu pai, o veinho se orgulhava da saúde que tinha. Foi um de DOZE FILHOS (o mais novo...). Todos os meus tios fumavam e bebiam. Nenhum passou dos 78 anos de idade. Meu pai morreu com 85.

Quanto a ser chato, bem vindo ao clube!!! Se eu ganhasse um real cada vez que fui chamado de chato, já estaria aposentado...
Eduardo: a cada mensagem tua, meu respeito por você aumenta...só podia ser Corintiano!

Quanto a educação:qualquer um pode e deve dar aos filhos, mas muitos não o fazem, infelizmente....

Quanto a ser chato:  :) :), eu também!!!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 05:35:21 pm
Muitos economistas no final do séc. XVIII, princípios do séc. XIX, também diziam que a população estava em níveis insustentáveis, mas a verdade é que a população cresceu muito entretanto e a um ritmo mais acelerado, e as condições de vida foram melhorando (por causa do progresso tecnológico, etc ). Acabaram por ser receios infundados.

A forma como vejo este tópico não é para maltratar e avisar que os fumadores se estão a matar (e sacar-lhes o gravame...), o objectivo é que vivam mais e melhor!
+1
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 05:37:48 pm
Malthus talvez tenha sido o grande expoente... Mas hoje, a situação chegou a um ponto, onde o alarmismo começa a ter fundamento. Já está faltando água potável. O ser humano conseguiu emporcalhar uma assustadora quantidade de mananciais. Tenho certeza de que não vou viver o suficiente pra ver o Brasil endireitar, mas infelizmente, vou viver o suficiente pra ver muita gente morrer de sede...

Quanto a viver mais e melhor, são duas coisas em absoluta oposição. Sempre tem algum jornalista sensacionalista dizendo que os cientistas querem aumentar a vida do ser humano em PELO MENOS DEZ ANOS... Se isso acontecer, teremos duas coisas:

1. A falência total de todos os sistemas previdenciários do mundo, INCLUINDO AQUELES DOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO;

2. REPITO: Não vai ter água pra todo mundo.

Se dependesse de mim, eu DIMINUIRIA a expectativa de vida do ser humano em 10 anos...
tópico interessante, e que merece discussão, sem dúvida!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 05:44:57 pm
Para quem observar meu avatar e não souber o que é estoma (stoma):

A stoma is a hole (opening) made in the skin in front of your neck to allow you to breathe. The opening is made at the base of your neck. Through this hole air enters and leaves your windpipe (trachea) and lungs.

 
When you might need a breathing stoma?

This is a rare operation for cancer of the tongue and oropharynx and most stomas are temporary. Before you have surgery, ask your doctor if you will need to have a breathing stoma and how long it is likely to stay in for.

You may need a stoma if:

-Your mouth or oropharyngeal cancer is blocking your throat and it is too big to completely remove;
-You have swelling in and around your voice box after radiotherapy;
-Your surgeon expects you to have a lot of swelling in your mouth and throat after your surgery;
-You have had surgery to remove all or part of your voice box (laryngectomy);

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Benoit86 on March 24, 2015, 09:07:32 pm
Boas Confrade Mosca.
Fumo desde os 18 anos e se há coisa que me chateia é propaganda anti-tabaco.
Eu fumo porque tenho prazer em fumar (e não, não sou daqueles que fuma um maço por dia), sei os riscos que corro e faço questão de não incomodar ninguém com os meus vícios.
Acho que o confrade está a fazer a sua luta no sitio errado e parece conversa de missionário tentando a conversão na sua religião.
Um abraço Confrade
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 09:12:46 pm
Boas Confrade Mosca.
Fumo desde os 18 anos e se há coisa que me chateia é propaganda anti-tabaco.
Eu fumo porque tenho prazer em fumar (e não, não sou daqueles que fuma um maço por dia), sei os riscos que corro e faço questão de não incomodar ninguém com os meus vícios.
Acho que o confrade está a fazer a sua luta no sitio errado e parece conversa de missionário tentando a conversão na sua religião.
Um abraço Confrade
Te chateia? não visite o tópico, simples.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Benoit86 on March 24, 2015, 09:19:03 pm
Te chateia? não visite o tópico, simples.
Calma Confrade, não descarregue em mim a surra que tem levado dos outros.
Acho que fui educado e correcto...se tá nervoso...fume um cigarro que isso passa ;D ;D ;D
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 09:26:29 pm
Calma Confrade, não descarregue em mim a surra que tem levado dos outros.
Acho que fui educado e correcto...se tá nervoso...fume um cigarro que isso passa ;D ;D ;D
Apenas te dei uma sugestão....como você disse que fica chateado com propaganda anti-tabaco, não quero que o confrade fique aborrecido de ler coisas que irão desagradá-lo. Aproveite e veja o vídeo abaixo. Se tiver filhos ou sobrinhos, divida-o com eles! abs.

http://www.youtube.com/watch?v=lW6hwmdZbmE
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 24, 2015, 09:30:25 pm
E a lista VIP?
Também fará mal aos pulmões?

 ;D ;D ;D

  O teu avatar está demais... ;D

 
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 09:31:39 pm
  O teu avatar está demais... ;D

 
até agora não entendi essa coisa de lista VIP...e o meu avatar, Caramelo? não gostou?
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: dott_macchia on March 24, 2015, 09:33:53 pm
Eu lembro que vi num episodio de House M.D. o próprio doutor House receitando a um paciente que sofria de gases que fumasse, salvo engano, dois cigarros por dia.

 
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 09:38:39 pm
Eu lembro que vi num episodio de House M.D. o próprio doutor House receitando a um paciente que sofria de gases que fumasse, salvo engano, dois cigarros por dia.
Oi Dr. sobre isso eu não sei; mas daí a pessoa eliminará gases do trato digestório e se encherá de outros gases piores, em outras partes do corpo!

Eu recomendo que a pessoa que tenha gases simplesmente peide! mais fácil
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 24, 2015, 10:05:57 pm
Eu lembro que vi num episodio de House M.D. o próprio doutor House receitando a um paciente que sofria de gases que fumasse, salvo engano, dois cigarros por dia.

Oi Dr. sobre isso eu não sei; mas daí a pessoa eliminará gases do trato digestório e se encherá de outros gases piores, em outras partes do corpo!

Eu recomendo que a pessoa que tenha gases simplesmente peide! mais fácil

 Mosca, não sei se reparaste, mas estás a falar com o nosso respeitado e ilustre DR. Mancha...  E se o DR. House diz e o DR. Mancha escreve, é porque é verdade. ;D  Portanto agradeço que respeites os nossos DRs.

  Um Abraço para ti, Dr_Mancha. :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 10:07:44 pm
Mosca, não sei se reparaste, mas estás a falar com o nosso respeitado e ilustre DR. Mancha...  E se o DR. House diz e o DR. Mancha escreve, é porque é verdade. ;D  Portanto agradeço que respeites os nossos DRs.

  Um Abraço para ti, Dr_Mancha. :)
Ok, me desculpe....
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: RF on March 24, 2015, 10:14:19 pm
Viva mosca,

Acho que o tópico é pertinente mas estava a espera de mais afinal o título não resume o conteúdo, anuncia-se muito depois fica-se por 1/3 da matéria. Só tocas ligeiramente no assunto do álcool e não me lembro de ter lido algo sobre as drogas.

Quando escreveres sobre as drogas, acho interessante falares sobre todas as que são comentadas aqui no fórum porque são essas que as crianças, frequentadoras o fórum, são influenciadas a experimentar.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 10:24:02 pm
Viva mosca,

Acho que o tópico é pertinente mas estava a espera de mais afinal o título não resume o conteúdo, anuncia-se muito depois fica-se por 1/3 da matéria. Só tocas ligeiramente no assunto do álcool e não me lembro de ter lido algo sobre as drogas.

Quando escreveres sobre as drogas, acho interessante falares sobre todas as que são comentadas aqui no fórum porque são essas que as crianças, frequentadoras o fórum, são influenciadas a experimentar.
Olá RF,
Muito obrigado por parecer genuinamente preocupado. Agradeço sinceramente tua sugestão, e, acredite, tratarei de outras drogas aqui no tópico. Abs.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 10:48:35 pm
Eduardo, desculpe-me, mas esta sua frase ficou muito 'mal explicada', por assim dizer. Como você faria esta diminuição da expectativa de vida do ser humano?

E mais ainda: por que fazer isto?

Olá Ricardo, o Eduardo irá te responder, mas acho que ele está preocupado com o seguinte conceito:

Capacidade Suporte (carrying capacity) do Planeta

http://en.wikipedia.org/wiki/Carrying_capacity
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 24, 2015, 10:52:59 pm
http://www.youtube.com/watch?v=xwkAyZZgYJQ
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 11:02:31 pm
Mas, então, o que se faz com os seres humanos que estão "acima" da capacidade de suporte do planeta? Abortamos, matamos, mandamos para as "câmaras de gás"? Quem tem o direito de decidir quantos seres humanos podem viver em nosso planeta? Eu, você, o Governo? (por favor, confrade Mosca, não estou sendo mal-educado com você. Só estou perguntando, ok?  :))

Ricardo, eu não vejo nada mal educado em você! eu entendi que você só está perguntando! honestamente, não sei te dar uma resposta boa....
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 11:05:51 pm
http://www.youtube.com/watch?v=xwkAyZZgYJQ
Muito bem! sou grandessíssimo fã de programas de humor portugueses!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 24, 2015, 11:30:57 pm
Eduardo, desculpe-me, mas esta sua frase ficou muito 'mal explicada', por assim dizer. Como você faria esta diminuição da expectativa de vida do ser humano?

E mais ainda: por que fazer isto?


Eu não faria diminuição alguma... Não tenho vocação para anjo da morte...

NUNCA EM MINHA VIDA, investi em quantidade... Sempre investi em QUALIDADE. Viver 90 anos com má qualidade, prefiro viver NO MÁXIMO 60, com muito mais qualidade. E não sou um jovem de 22 anos falando isso... Sou um velho de 52 anos, o que me daria apenas 8 anos de vida daqui pra frente. Tenho a consciência de que hoje, tenho muito mais passado do que futuro.

Nosso planeta, já não tem mais o mesmo suporte de vida com qualidade para seus ocupantes. Aceleramos demais... E o pior, é que esquecemos de projetar o pedal do freio. Sou partidário do SLOW DOWN. Acelerar, nos levou a esse ponto que estamos. Consumimos demais, sujamos demais e nem por isso vivemos melhor.

Tudo que posso fazer hoje pra DESACELERAR meu ritmo, eu faço...

Por fim à própria existência, é um tabu. A maioria das culturas e das religiões não aceita. Ainda vamos chegar a um ponto, onde as pessoas conscientemente vão abraçar essa tese. Eu não queria viver o suficiente pra ver isso acontecer, mas considero seriamente a possibilidade de presenciar isso...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 24, 2015, 11:37:24 pm
Mas, então, o que se faz com os seres humanos que estão "acima" da capacidade de suporte do planeta? Abortamos, matamos, mandamos para as "câmaras de gás"? Quem tem o direito de decidir quantos seres humanos podem viver em nosso planeta? Eu, você, o Governo? (por favor, confrade Mosca, não estou sendo mal-educado com você. Só estou perguntando, ok?  :))

Não vamos matar, nem abortar, nem cozinhar na câmara de gás... Quem tem a SORTE de viver num país cuja população AINDA não passou da casa do BILHÃO, pode se deter em discussões sobre valores éticos e direitos humanos... Em países cuja população JÁ PASSOU da casa do bilhão, cada boca faminta a mais, é um GRAVE PROBLEMA SOCIAL.

Como creio que não haja aqui neste forum nenhum indiano ou chinês, podemos nos considerar POR ENQUANTO, como pessoas de sorte...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 11:43:57 pm
Eu não faria diminuição alguma... Não tenho vocação para anjo da morte...

NUNCA EM MINHA VIDA, investi em quantidade... Sempre investi em QUALIDADE. Viver 90 anos com má qualidade, prefiro viver NO MÁXIMO 60, com muito mais qualidade. E não sou um jovem de 22 anos falando isso... Sou um velho de 52 anos, o que me daria apenas 8 anos de vida daqui pra frente. Tenho a consciência de que hoje, tenho muito mais passado do que futuro.

Nosso planeta, já não tem mais o mesmo suporte de vida com qualidade para seus ocupantes. Aceleramos demais... E o pior, é que esquecemos de projetar o pedal do freio. Sou partidário do SLOW DOWN. Acelerar, nos levou a esse ponto que estamos. Consumimos demais, sujamos demais e nem por isso vivemos melhor.

Tudo que posso fazer hoje pra DESACELERAR meu ritmo, eu faço...

Por fim à própria existência, é um tabu. A maioria das culturas e das religiões não aceita. Ainda vamos chegar a um ponto, onde as pessoas conscientemente vão abraçar essa tese. Eu não queria viver o suficiente pra ver isso acontecer, mas considero seriamente a possibilidade de presenciar isso...
Eduardo: você é um jovem de 52 anos.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Nuno Sá on March 24, 2015, 11:46:26 pm
Estou de acordo contigo Gago, que se há tópicos sobre álcool e charutos, também deve ser permitidos assuntos de posições contrárias. Não é o assunto do tópico que me fez crer que isto ia acabar mal, é a ferocidade da posição ideológica que me fez acreditar que tópicos deste género só podem dar em desentendimentos e criação de ressentimentos. E já se viu que é muito difícil conter o mau ambiente apenas num tópico especifico. As inimizades acabam sempre por contagiar outros tópicos, e é por isso que não concordo com a existência deste tipo de tópicos.

 Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.

 O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio.

 Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui.

 Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 24, 2015, 11:57:20 pm
Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.

 O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio.

 Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui.

 Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam.
“O que me incomodou e não foi pouco, e atenção que nunca me exaltei neste fórum como com esta questão, foi a tentativa de censurar um tópico alheio”

Qual foi essa tentativa? A que tópico você se refere?

“Agora que o tópico que mencionei anteriormente foi limpo, o que agradeço, deixo à disponibilidade de que faz a moderação também o faça aqui”

Você quer que a moderação limpe exatamente o que no tópico de malefícios?


 “Já agora peço desculpa se incomodei algum membro do fórum, menos o Melga esse faço questão de incomodar. Bem hajam”.

Quem disse que você me incomoda?

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 12:09:37 am
Eduardo: você é um jovem de 52 anos.

Não tenho essa pretensão... Um jovem é alguém que ainda não atingiu a metade de seu ciclo de vida. Eu já passei e já estou longe. Como dizia o finado Chico Anísio, não tenho medo de morrer... TENHO PENA!

A morte é a ÚNICA CERTEZA que temos... Não vejo sentido em ter medo de minha única certeza...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 12:14:29 am
Não tenho essa pretensão... Um jovem é alguém que ainda não atingiu a metade de seu ciclo de vida. Eu já passei e já estou longe. Como dizia o finado Chico Anísio, não tenho medo de morrer... TENHO PENA!

A morte é a ÚNICA CERTEZA que temos... Não vejo sentido em ter medo de minha única certeza...
e se você morrer com 104 anos? estaria na metade agora! eu brinco, mas há sensatez na tua observação
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 12:33:47 am
104???? Não desejo isso pro mundo...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 12:51:31 am
104???? Não desejo isso pro mundo...
:)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 04:24:35 am
Apenas mais alguns detalhes sobre o Custo Social do Tabagismo no Brasil:

FONTE: O Estado de São Paulo (2008)

Fumantes custam R$ 338 milhões ao SUS

Destaco alguns trechos:

O cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de pelo menos R$ 338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no País. O cálculo, feito pela primeira vez no Brasil, considerou o gasto com hospitalizações e terapias quimioterápicas em pacientes de 35 anos ou mais, vítimas de 32 doenças comprovadamente associadas ao tabagismo no ano de 2005. Estima-se que 22,4% da população brasileira fumem.

"São recursos significativos e, o mais importante, que poderiam ser poupados", observa a autora do trabalho, a economista da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia Pinto. Para ela, o resultado da pesquisa deixa clara a necessidade de se adotar medidas rápidas para responsabilizar a indústria do tabaco pelo impacto econômico provocado no sistema de saúde público. "Além disso, as ações antitabagistas devem ser intensificadas", avalia. Entre elas, Márcia enumera o aumento do preço do cigarro brasileiro, o sexto mais barato do mundo.

A pesquisadora não tem dúvida de que o impacto econômico do tabagismo no sistema de saúde é maior do que revela seu estudo. O trabalho analisou apenas parte dos custos: internação e quimioterapia. "Esse foi o ponto de partida, porque não havia nada similar no Brasil". Ela espera que novos trabalhos agora sejam realizados para avaliar, por exemplo, gastos com medicamentos, cirurgias e o tratamento de pacientes vítimas de fumo passivo.







Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 04:38:58 am
Tabagismo em Portugal

Fonte: ARQUIVOS DE MEDICINA, 19: 207-229, 2005

É um belo trabalho de revisão, feito por profissionais do Serviço de Higiene e Epidemiologia, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Acesse-o aqui:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/am/v19n5-6/v19n5-6a05.pdf

Transcrevo aqui o resumo do artigo:

Os efeitos do tabaco e as consequências que ele produz a nível da saúde já estão bem estudados e documentados.
Fumar é o factor de risco modificável com o maior número de mortes atribuídas. Portugal encontra-se num estádio da epidemia menos adiantado em relação à maioria dos países desenvolvidos. Contudo, existem diferenças de consumo de cigarros entre as zonas rurais urbanas do país, sendo superior nas zonas urbanas, e o padrão de evolução é distinto, verificando-se uma ligeira diminuição nos homens e um aumento nas mulheres, o que faz esperar, além das complicações comuns a ambos os sexos, adicionais consequências na função reprodutiva e no resultado da gravidez. A prevalência de consumo de tabaco é elevada nas grávidas, sendo necessárias fortes medidas de combate ao consumo de tabaco nesta população. O consumo de tabaco inicia-se frequentemente na adolescência, sendo as iniciativas destinadas à prevenção do consumo de tabaco especialmente importantes nestas idades. A elevada prevalência de fumadores no grupo dos profissionais de saúde, nomeadamente nos médicos e enfermeiros, e entre os professores, merece particular atenção, uma vez que poderão funcionar como exemplos na sociedade. A lei portuguesa sobre a Prevenção do Tabagismo é restritiva, sendo necessária a fiscalização do seu efectivo cumprimento. É importante a monitorização periódica da prevalência de fumadores em Portugal, incluindo amostras representativas da população continental e regiões autónomas, que permitam a análise de dados estratificados, demográfica e socioeconomicamente, bem como trabalhos de investigação, com atenção especial a grupos populacionais mais vulneráveis, como são adolescentes, grávidas e profissionais de saúde.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 25, 2015, 05:49:35 am
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?

Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Colcurinho on March 25, 2015, 06:03:14 am
Que fique aqui bem explicito que nunca fui, nem sou contra este tipo de tópicos. Sou pela liberdade de expressão.

Nuno, a minha publicação não se referia a ti. Sou da mesma opinião que o Benoit.


Acho que o confrade está a fazer a sua luta no sitio errado e parece conversa de missionário tentando a conversão na sua religião.

Lamento amigo Mosca, mas tudo o que é em excesso deve ser evitado. Até o amor por alguém.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on March 25, 2015, 08:45:26 am
Apenas mais alguns detalhes sobre o Custo Social do Tabagismo no Brasil:

FONTE: O Estado de São Paulo (2008)

Fumantes custam R$ 338 milhões ao SUS

Destaco alguns trechos:

O cigarro provoca um prejuízo anual para o sistema público de saúde de pelo menos R$ 338 milhões, o equivalente a 7,7% do custo de todas as internações e quimioterapias no País. O cálculo, feito pela primeira vez no Brasil, considerou o gasto com hospitalizações e terapias quimioterápicas em pacientes de 35 anos ou mais, vítimas de 32 doenças comprovadamente associadas ao tabagismo no ano de 2005. Estima-se que 22,4% da população brasileira fumem.

"São recursos significativos e, o mais importante, que poderiam ser poupados", observa a autora do trabalho, a economista da Fundação Oswaldo Cruz, Márcia Pinto. Para ela, o resultado da pesquisa deixa clara a necessidade de se adotar medidas rápidas para responsabilizar a indústria do tabaco pelo impacto econômico provocado no sistema de saúde público. "Além disso, as ações antitabagistas devem ser intensificadas", avalia. Entre elas, Márcia enumera o aumento do preço do cigarro brasileiro, o sexto mais barato do mundo.

A pesquisadora não tem dúvida de que o impacto econômico do tabagismo no sistema de saúde é maior do que revela seu estudo. O trabalho analisou apenas parte dos custos: internação e quimioterapia. "Esse foi o ponto de partida, porque não havia nada similar no Brasil". Ela espera que novos trabalhos agora sejam realizados para avaliar, por exemplo, gastos com medicamentos, cirurgias e o tratamento de pacientes vítimas de fumo passivo.
Num ano o Brasil gastou 338 milhões com a saúde por causa do tabaco, mas agora, fala de números que o Brasil ganhou nesse mesmo ano com o dinheiro dos impostos do cigarro. Nem é bom o lucro que teve.

Para os governos é extremamente mau se os contribuintes deixarem de fumar.

Repara, Portugal que é muito mais pequeno que o Brasil, no ano passado, o governo ganhou em imposto sobre o tabaco 1399,3 milhões... acho que dá um lucro brutal.

Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?

O governo também não quer que o povo deixe de fumar...

Mosca, relax...

Ah, e evita os double e triple post, já que neste forum o post count + 1 não serve pra nada, usa a função citar ou editar. :D
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 25, 2015, 09:16:23 am


Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?

O governo também não quer que o povo deixe de fumar...

Sem duvida, confrade, é mesmo isso. Se cada maço de cigarros é taxado mais ou menos 80% do seu preço final, o fumador é fantástico para os cofres do estado, por isso os governos não se esforçam para combater o tabagismo. Às vezes vão a um hospital os políticos e falam nisso, mas pensam sempre no curto prazo e isso significa manter essa fonte de receita.

É interessante, as pessoas queixam-se muito dos impostos e de como o estado rouba. Mas cá para mim sofrem de síndrome de Estocolmo, pois vão fumar e beber, ser taxados fortemente, acabando por pagar uma fortuna a quem se queixam de lhes extorquir dinheiro.

O tabaco e o álcool são os impostos sobre os pobres!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 10:35:19 am
Sem duvida, confrade, é mesmo isso. Se cada maço de cigarros é taxado mais ou menos 80% do seu preço final, o fumador é fantástico para os cofres do estado, por isso os governos não se esforçam para combater o tabagismo. Às vezes vão a um hospital os políticos e falam nisso, mas pensam sempre no curto prazo e isso significa manter essa fonte de receita.

É interessante, as pessoas queixam-se muito dos impostos e de como o estado rouba. Mas cá para mim sofrem de síndrome de Estocolmo, pois vão fumar e beber, ser taxados fortemente, acabando por pagar uma fortuna a quem se queixam de lhes extorquir dinheiro.

O tabaco e o álcool são os impostos sobre os pobres!

É engano achar que rico paga imposto... Rico não paga imposto. Rico, REPASSA IMPOSTO pra pobre pagar. Os impostos sobre o tabaco e o álcool apenas são mais diretos que os demais.

Se o governo ainda usasse a arrecadação dos impostos do tabaco, para pelo menos consertar os problemas causados pelo tabaco na saúde pública, ainda estaria bom. Se faria justiça, pois quem estraga paga o conserto. Mas infelizmente, não é o que acontece...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 10:42:14 am
Sou - por princípio - contrário a qualquer droga. Mas freqüentemente sou questionado por amigos a respeito de bebidas alcoólicas, que consumo com parcimônia.

Dia desses, numa ocasião festiva, a esposa de um amigo, me questionou com a velha e manjada frase: "Você é contrário às drogas mas bebe álcool...".

Tive de dizer à inflamada senhora, que ÁLCOOL NÃO É DROGA...

O álcool etílico contido nas bebidas alcoólicas, na concentração típica existente nelas, NÃO PODE SER CONSIDERADO DROGA, pois não atende a um requisito mínimo que define uma substância como droga: BAIXA TOLERÂNCIA.

A TOLERÂNCIA em drogas, é uma grandeza definida como o MÍNIMO NECESSÁRIO PARA CAUSAR DEPENDÊNCIA.

Para a maioria das pessoas, esse mínimo NÃO É ATINGIDO quando o consumo é parcimonioso, logo não se pode considerar o álcool das bebidas como droga.

Há quem proponha alterar legalmente os limites de tolerância, para CRIMINALIZAR as bebidas alcoólicas... Pois é... Mas não dá certo... Produtos que hoje não são drogas (exemplo clássico: CHOCOLATE), poderiam ser enquadrados como tais, caso esses limites fossem zerados ou drasticamente diminuídos.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 10:49:50 am
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?

Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.

Profissionais de saúde, NÃO DEVERIAM fumar... Pessoalmente, já fiz minha escolha. NÃO ME CONSULTO COM MÉDICOS FUMANTES. Se o cabôco não respeita a própria saúde, o que se dirá da minha???

Quanto a se fumar mais nas cidades, não sei do que o amigo está falando... Sou proprietário rural e além de meus funcionários, que moram nas fazendas, conheço bastante gente que vive nesse mundo. Percentualmente, o consumo de cigarros e outros derivados de tabaco, é ABSURDAMENTE MAIOR na zona rural do que nos meios urbanos.

CURIOSIDADE: Na minha região, existe um ENORME CONSUMO de tabaco de MASCAR entre a população rural. Eles compram o tabaco cru desidratado (o famoso "fumo crioulo" que se usa pra fazer cigarros de palha) moído e colocam uma dose na boca, onde ficam mascando e chupando como se fosse um chiclete... É SIMPLESMENTE NOJENTO... A ingestão de nicotina que ocorre em função desse hábito, é por baixo quatro vezes maior do que na forma fumada...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 25, 2015, 11:00:14 am


Quanto a se fumar mais nas cidades, não sei do que o amigo está falando... Sou proprietário rural e além de meus funcionários, que moram nas fazendas, conheço bastante gente que vive nesse mundo. Percentualmente, o consumo de cigarros e outros derivados de tabaco, é ABSURDAMENTE MAIOR na zona rural do que nos meios urbanos.


Pode ser, confrade, não nego que nos meios rurais o problema destas dependências possa ser tanto ou mais grave. Mas a ideia central é que o tabaco (e já agora o álcool) é um meio de escape para lidar com problemas que a vida nos coloca. Quer seja stress, quer seja aborrecimento, ou outra coisa qualquer que nos melindre. É acessível, uma forma fácil de rebeldia, barata no imediato.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:19:56 pm
Concorda, confrade mosca, que profissões como médicos, enfermeiros e professores funcionam como um exemplo para a sociedade, logo têm uma responsabilidade maior na sua conduta? Ou sou homens e mulheres como os outros?

Interessante tambem o facto de se fumar mais nas cidades. Eu aceito essa informação com naturalidade. Nas cidades a maior parte das pessoas está sujeita a um maior numero de pressões como, por exemplo, ganhar dinheiro para pagar contas elevadas, competição no ambiente de trabalho, individualismo que isola as pessoas, consumismo que não preenche o vazio, uma alimentação menos biológica. Como consequência disso, todo o desconforto sofrido leva as pessoas a procurarem uma solução. Aqui aparece a auto-medicação: tabaco, álcool, outras drogas.
Olá Francisco: não concordo com esta afirmação; são homens e mulheres como todos....

quanto a tua observação de se fumar mais nas cidades: concordo 200% sobre as razões!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:21:35 pm
Nuno, a minha publicação não se referia a ti. Sou da mesma opinião que o Benoit.

Lamento amigo Mosca, mas tudo o que é em excesso deve ser evitado. Até o amor por alguém.
Respeito tua opinião, Colcurinho.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:25:38 pm
Num ano o Brasil gastou 338 milhões com a saúde por causa do tabaco, mas agora, fala de números que o Brasil ganhou nesse mesmo ano com o dinheiro dos impostos do cigarro. Nem é bom o lucro que teve.

Para os governos é extremamente mau se os contribuintes deixarem de fumar.

Repara, Portugal que é muito mais pequeno que o Brasil, no ano passado, o governo ganhou em imposto sobre o tabaco 1399,3 milhões... acho que dá um lucro brutal.

Se quem fuma não se importa com a própria saúde, vamos nós que não temos nada a ver com a saúde deles?

O governo também não quer que o povo deixe de fumar...

Mosca, relax...

Ah, e evita os double e triple post, já que neste forum o post count + 1 não serve pra nada, usa a função citar ou editar. :D
Olá Bninho: você traz aqui alguns dados relevantes. Peço desculpa pelo uso de double e triple post.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:28:46 pm
É engano achar que rico paga imposto... Rico não paga imposto. Rico, REPASSA IMPOSTO pra pobre pagar. Os impostos sobre o tabaco e o álcool apenas são mais diretos que os demais.

Se o governo ainda usasse a arrecadação dos impostos do tabaco, para pelo menos consertar os problemas causados pelo tabaco na saúde pública, ainda estaria bom. Se faria justiça, pois quem estraga paga o conserto. Mas infelizmente, não é o que acontece...
Impossível discordar disso, Eduardo. Matou a pau!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:31:21 pm
Sou - por princípio - contrário a qualquer droga. Mas freqüentemente sou questionado por amigos a respeito de bebidas alcoólicas, que consumo com parcimônia.

Dia desses, numa ocasião festiva, a esposa de um amigo, me questionou com a velha e manjada frase: "Você é contrário às drogas mas bebe álcool...".

Tive de dizer à inflamada senhora, que ÁLCOOL NÃO É DROGA...

O álcool etílico contido nas bebidas alcoólicas, na concentração típica existente nelas, NÃO PODE SER CONSIDERADO DROGA, pois não atende a um requisito mínimo que define uma substância como droga: BAIXA TOLERÂNCIA.

A TOLERÂNCIA em drogas, é uma grandeza definida como o MÍNIMO NECESSÁRIO PARA CAUSAR DEPENDÊNCIA.

Para a maioria das pessoas, esse mínimo NÃO É ATINGIDO quando o consumo é parcimonioso, logo não se pode considerar o álcool das bebidas como droga.

Há quem proponha alterar legalmente os limites de tolerância, para CRIMINALIZAR as bebidas alcoólicas... Pois é... Mas não dá certo... Produtos que hoje não são drogas (exemplo clássico: CHOCOLATE), poderiam ser enquadrados como tais, caso esses limites fossem zerados ou drasticamente diminuídos.
Interessante, Eduardo. Mas alguns pontos são discutíveis
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 03:35:56 pm
Interessante, Eduardo. Mas alguns pontos são discutíveis

Por isso, estamos num forum de discussões ;)


Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:39:59 pm
Profissionais de saúde, NÃO DEVERIAM fumar... Pessoalmente, já fiz minha escolha. NÃO ME CONSULTO COM MÉDICOS FUMANTES. Se o cabôco não respeita a própria saúde, o que se dirá da minha???

Quanto a se fumar mais nas cidades, não sei do que o amigo está falando... Sou proprietário rural e além de meus funcionários, que moram nas fazendas, conheço bastante gente que vive nesse mundo. Percentualmente, o consumo de cigarros e outros derivados de tabaco, é ABSURDAMENTE MAIOR na zona rural do que nos meios urbanos.

CURIOSIDADE: Na minha região, existe um ENORME CONSUMO de tabaco de MASCAR entre a população rural. Eles compram o tabaco cru desidratado (o famoso "fumo crioulo" que se usa pra fazer cigarros de palha) moído e colocam uma dose na boca, onde ficam mascando e chupando como se fosse um chiclete... É SIMPLESMENTE NOJENTO... A ingestão de nicotina que ocorre em função desse hábito, é por baixo quatro vezes maior do que na forma fumada...
Profissionais da saúde não deveriam fumar: concordo, principalmente pneumologistas!!

Fumo de mascar: hábito repugnante e perigosíssimo. Veja aqui:

(http://drkhosla.com/wp-content/uploads/2009/10/tobacco.jpg)

http://www.youtube.com/watch?v=SMExOXNlLEA
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 03:41:15 pm
Por isso, estamos num forum de discussões ;)
Novamente: matou a pau!! :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: oversaturn on March 25, 2015, 04:17:20 pm
mosca, pela "enésima" vez: evita o double-post (e triple/penta/etc.-post), OK?

Tens aí na minha assinatura uma explicação de como o fazer.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 04:21:21 pm
mosca, pela "enésima" vez: evita o double-post (e triple/penta/etc.-post), OK?

Tens aí na minha assinatura uma explicação de como o fazer.
Oversaturn, peço desculpas.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Benoit86 on March 25, 2015, 04:40:45 pm
Profissionais da saúde não deveriam fumar: concordo, principalmente pneumologistas!!

Fumo de mascar: hábito repugnante e perigosíssimo. Veja aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=SMExOXNlLEA

Repugnante é isto que o Confrade Mosca aqui está a fazer...um tópico que poderia ser interessante está transformado numa banca de propaganda.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 04:43:50 pm
Repugnante é isto que o Confrade Mosca aqui está a fazer...um tópico que poderia ser interessante está transformado numa banca de propaganda.
Calma meu amigo, relax. O vídeo é apenas um alerta, sobre algo que poucos conhecem: os riscos de mascar tabaco.
Title: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 25, 2015, 05:02:10 pm
Olá Francisco: não concordo com esta afirmação; são homens e mulheres como todos....
Profissionais da saúde não deveriam fumar: concordo, principalmente pneumologistas!!

Confrade mosca, vamos lá ser coerentes, os profissionais de saúde não podem fumar, ou então são homens e mulheres como os outros com direito a manter os seus vícios mesmo que nocivos como fumar, independentemente de como ganham a vida.

Eu sou da opinião que desde que não prejudique o trabalho deles, podem fumar se assim desejarem (mesmo que preferisse que não o fizessem).
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 05:09:35 pm
Oi Francisco, não sei, mas não é meio estranho?
Quando era adolescente, eu tinha um pouco de excesso de peso.
Fui a um cardiologista, e ele me disse que eu teria que perder de 5 a 10 kg.
Quando ele levantou, o homem era muito obeso, e disse que tinha uma saúde cardiovascular débil.
Eu desanimei um pouco, e acabei procurando um outro cardiologista.
Essa é uma questão interessante, sem dúvida.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 25, 2015, 05:13:10 pm
O exemplo clássico é do homem que vai ao dermatologista por problemas de queda de cabelo e o médico é careca! Dá para confiar? É uma questão interessante...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 05:14:07 pm
O exemplo clássico é do homem que vai ao dermatologista por problemas de queda de cabelo e o médico é careca! Dá para confiar? É uma questão interessante...
excelente exemplo!!!! :) :) :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 05:25:11 pm
O exemplo clássico é do homem que vai ao dermatologista por problemas de queda de cabelo e o médico é careca! Dá para confiar? É uma questão interessante...

São casos diferentes... Um endocrinologista que está obeso, tem bagagem de conhecimento mais que suficiente para deixar de ser obeso.

O dermatologista calvo, pode ter calvície geneticamente condicionada que se manifestou antes dele se graduar como médico e se especializar como dermatologista.

Agora, seja qual for a especialidade do médico, fumar é algo que NENHUM MÉDICO com um mínimo de sanidade mental poderia ou deveria fazer...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Cavnet on March 25, 2015, 05:40:33 pm
Lendo as opiniões dos senhores, informo desde já que respeito as posições aqui colocadas mas não concordo.

Penso que é desarrazoado a ideia de que "se o médico (ex: pneumologista) fuma ou um cardiologista é obeso e come frituras", não tem competência ou como o confrade runfransos disse "O exemplo clássico é do homem que vai ao dermatologista por problemas de queda de cabelo e o médico é careca...".

O que o profissional faz da vida pessoal não é de meu interesse. Se tecnicamente ele é competente, isto sim é o que vai me interessar.

Saudações
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: oversaturn on March 25, 2015, 05:48:20 pm
São casos diferentes... Um endocrinologista que está obeso, tem bagagem de conhecimento mais que suficiente para deixar de ser obeso.

O dermatologista calvo, pode ter calvície geneticamente condicionada que se manifestou antes dele se graduar como médico e se especializar como dermatologista.

Agora, seja qual for a especialidade do médico, fumar é algo que NENHUM MÉDICO com um mínimo de sanidade mental poderia ou deveria fazer...

Exactamente. Há casos de calvície de forte pendor genético, que não há dermatologista que te valha. :P Cada caso é um caso...
Hey, o meu cabelo começou a desaparecer aos vinte e tal anos. Mesmo que tivesse ido para dermatologia, já não me conseguiria formar a tempo ;D :D ;D
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 05:53:43 pm
Lendo as opiniões dos senhores, informo desde já que respeito as posições aqui colocadas mas não concordo.

Penso que é desarrazoado a ideia de que "se o médico (ex: pneumologista) fuma ou um cardiologista é obeso e come frituras", não tem competência ou como o confrade runfransos disse "O exemplo clássico é do homem que vai ao dermatologista por problemas de queda de cabelo e o médico é careca...".

O que o profissional faz da vida pessoal não é de meu interesse. Se tecnicamente ele é competente, isto sim é o que vai me interessar.

Saudações

"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!!!"

Conselho típico de padre... No caso dos padres, até faz sentido, pois se eu sou um bom cristão, devo seguir à risca os ditames do sacerdote a respeito da vida cristã, ou seja, DEVO FAZER O QUE ELE DIZ PRA FAZER.

Por outro lado, NÃO POSSO fazer o que um padre faz, pois não sou consagrado para ministrar sacramentos como batismo, matrimônio, eucaristia etc. Logo, NÃO POSSO FAZER O QUE ELE FAZ...

No caso de médicos, é totalmente diferente.

Um médico, é um profissional de saúde. Ele tem a obrigação profissional de lutar para melhorar a saúde de alguém. Se ele COMEÇA fazendo algo que eu não devo fazer em hipótese alguma, ele acabou de me dar um EXEMPLO NEGATIVO.

Vou repetir: Como eu em sã consciência, posso entregar minha saúde aos cuidados de um cara que não é capaz nem mesmo de cuidar de sua própria saúde???

Se ele fosse realmente competente, não fumaria. Se fuma, acabou de me passar um atestado de incompetência.

Vida pessoal... Conceito muito repetido, mas pouco compreendido. O ser humano, vive em sociedade. A vida pessoal, é uma ABSTRAÇÃO. Não existe de verdade. O que existe é um CONSENTIMENTO RECÍPROCO entre os membros dessa sociedade, a respeito de quais aspectos de sua pretensa vida pessoal podem ou não ser discutidos pelo restante da sociedade.


Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 05:54:38 pm
Exactamente. Há casos de calvície de forte pendor genético, que não há dermatologista que te valha. :P Cada caso é um caso...
Hey, o meu cabelo começou a desaparecer aos vinte e tal anos. Mesmo que tivesse ido para dermatologia, já não me conseguiria formar a tempo ;D :D ;D

Somos dois calvos precoces então... Mas não te aflijas... Como dizia o saudoso técnico de futebol Mário Travaglini, cabelo e inteligência nunca habitam a mesma cabeça...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Cavnet on March 25, 2015, 06:00:25 pm
Confrade edulpj, digamos em um caso hipotético que você precisasse da intervenção de um pneumologista. O médico A, não fumante porém não tem conhecimento sobre seu caso. Já o médico B, fumante e é especialista no seu caso. Ainda assim você escolheria o médico A?

Saudações

PS: desejo longa vida e saúde para o confrade.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 25, 2015, 07:49:26 pm
 Bem, Mosca acho que deves consultar um medico... :P :P
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 07:54:20 pm
Bem, Mosca acho que deves consultar um medico... :P :P
Qual especialidade indicas?
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 25, 2015, 07:57:35 pm
Qual especialidade indicas?

 Se fores ao medico de família, ele pode indicar-te uma especialidade...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 08:13:58 pm
Se fores ao medico de família, ele pode indicar-te uma especialidade...
estou bem de saúde, está tudo bem comigo, não se preocupe :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 09:08:17 pm
Confrade edulpj, digamos em um caso hipotético que você precisasse da intervenção de um pneumologista. O médico A, não fumante porém não tem conhecimento sobre seu caso. Já o médico B, fumante e é especialista no seu caso. Ainda assim você escolheria o médico A?

Saudações

PS: desejo longa vida e saúde para o confrade.

Caro amigo... Sou um cara "das antigas"... Fui criado pelo princípio de que PALAVRA DE HOMEM NÃO FAZ CURVA... Quando me proponho a alguma coisa, vou até o fim. Minha decisão de não me consultar com médico fumante, já completou trinta e sete anos.

Como falei ali pra cima, NÃO TENHO MEDO DE MORRER. Sou cristão, católico, criado para acreditar na imortalidade da alma. A morte pra mim, não é algo ruim. Não vejo sentido algum num cristão que tenha medo da morte...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 09:11:57 pm
Caro amigo... Sou um cara "das antigas"... Fui criado pelo princípio de que PALAVRA DE HOMEM NÃO FAZ CURVA... Quando me proponho a alguma coisa, vou até o fim. Minha decisão de não me consultar com médico fumante, já completou trinta e sete anos.

Como falei ali pra cima, NÃO TENHO MEDO DE MORRER. Sou cristão, católico, criado para acreditar na imortalidade da alma. A morte pra mim, não é algo ruim. Não vejo sentido algum num cristão que tenha medo da morte...
suponha 2 médicos IGUALMENTE qualificados, um fumante e um não. Eu vou no não-fumante!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: dott_macchia on March 25, 2015, 09:12:48 pm
Caro amigo... Sou um cara "das antigas"... Fui criado pelo princípio de que PALAVRA DE HOMEM NÃO FAZ CURVA... Quando me proponho a alguma coisa, vou até o fim. Minha decisão de não me consultar com médico fumante, já completou trinta e sete anos.

Como falei ali pra cima, NÃO TENHO MEDO DE MORRER. Sou cristão, católico, criado para acreditar na imortalidade da alma. A morte pra mim, não é algo ruim. Não vejo sentido algum num cristão que tenha medo da morte...


Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 25, 2015, 09:17:38 pm


Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?
a pergunta não foi feita para mim, mas, ALGUMAS VEZES, os sinais são bem claros: cheiro, qualidade da pele, estado da dentição, etc....

veja:
Smokers experience the effects of tobacco in their appearance and presence. According to MayoClinic.com, smoke immediately gets in a person's hair and clothing, causing the person to smell like tobacco. Cigarette smoke quickly causes the breath to smell bad. After a period of time, teeth and fingernails begin to turn yellow or brown. Cigarette smoking narrows the arteries that lead to the head, causing pallor and an unhealthy appearance. Eventually, cigarette smoking causes wrinkles, a raspy voice and often a hacking cough.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 25, 2015, 09:23:08 pm


Por sincera curiosidade, você pergunta para o médico se ele fuma antes de marcar uma consulta?

Não... Pergunto para a atendente da clínica, pois - pelo menos aqui onde vivo - costumamos primeiro marcar a consulta...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 26, 2015, 12:48:07 am
Aos confrades Mosca e Eduardo: Colegas, visto que minha participação neste tópico foi um tanto quanto "idiota" ( :o), venho pedir que a desconsidere.

Apagarei minhas perguntas aqui postadas, e vida que segue.  8) 8) 8)

Oi Ricardo: não acho que sua participação foi idiota! você disse o que pensava, e de maneira educada. Mas, claro, você está livre para apagar tuas mensagens, se assim desejar. Abs.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Rodrigo Lima Braga on March 26, 2015, 02:53:22 am
Nunca fumei, já bebi.

Hoje brinco que só "degusto".

Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso.

Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 26, 2015, 04:10:50 am
Nunca fumei, já bebi.

Hoje brinco que só "degusto".

Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso.

Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.
bêbado é mesmo coisa difícil de aturar
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 26, 2015, 08:09:34 am
Nunca fumei, já bebi.

Hoje brinco que só "degusto".

Parei com as brahmas e skols, quando quero tomo uma taça de vinho, ou uma dose de cachaça mineira da boa. Não mais que isso.

Estando são, acho extremamente chato ver alguém bêbado do meu lado. Não faz sentido eu ser um deles.

bêbado é mesmo coisa difícil de aturar

 Querem ver que agora que o pessoal que bebe uns copos, é bêbado?! :o ::) ::) ::) ::)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 26, 2015, 10:21:29 am
Querem ver que agora que o pessoal que bebe uns copos, é bêbado?! :o ::) ::) ::) ::)

Aí vem exatamente o conceito da TOLERÂNCIA que falei acima... Conheci um cara que tomava de dois a três garrafas de pinga sozinho e nem sequer mudava a pronúncia... Em contrapartida, conheço um cara que tem baixíssima tolerância a álcool... Meia lata de cerveja, literalmente embriaga o cabra...

O que se define como bêbado???

Para responder essa pergunta, é necessário analisar o efeito do álcool sobre o organismo. O álcool etílico, é uma substância DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Conforme a dosagem de álcool, a depressão pode acontecer em três níveis do SNC. Cada nível, é conhecido como uma fase que recebe o nome de um animal...

1. Fase do MACACO: A depressão do SNC é leve e apenas AFROUXA os freios de comportamento aos quais todos nos impomos. Nesse momento, quem ingeriu álcool, fica mais alegre, fala mais livremente e perde a vergonha de praticar certos comportamentos. Fica alegre como um macaco. Essa é a fase "ideal" numa festa, por exemplo. Se o cara parar por aí, vai aproveitar a festa e não vai irritar ninguém. No final da fase do macaco, começa a perder o controle perfeito da fala. Nesse momento, começa a falar enrolado. A próxima fase está bem próxima...

2. Fase do LEÃO: A depressão aumenta e atinge setores que governam o humor... É quando o cara começa a se comportar de forma irascível. Tem comportamentos de puxar briga, falar alto, protestar seu patriotismo contra todos e REAGE empurrando todos que tentam contê-lo. Nesse momento, de alegre o cara tornou-se propriamente um bêbado chato e agressivo...

3. Fase do PORCO: O nível depressor, subiu até regiões do SNC que exercem CONTROLE FUNCIONAL. Aqui, nosso amigo acabou de perder controle de EQUILÍBRIO (cai à toa...), vigília (desaba em sono) e muitas vezes, das necessidades fisiológicas básicas (urina e se defeca). Não fosse a sujeira e cheiro, nessa fase o cara ficaria inofensivo, pois desaba no sono.

Na primeira fase, conforme o contexto (uma festa, por exemplo...), não se classifica o ingestor como BÊBADO.

Há que se considerar sempre, a DOSAGEM, pois ela pode ser alterada conforme a TOLERÂNCIA de cada um...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 26, 2015, 10:33:13 am
Aí vem exatamente o conceito da TOLERÂNCIA que falei acima... Conheci um cara que tomava de dois a três garrafas de pinga sozinho e nem sequer mudava a pronúncia... Em contrapartida, conheço um cara que tem baixíssima tolerância a álcool... Meia lata de cerveja, literalmente embriaga o cabra...

O que se define como bêbado???

Para responder essa pergunta, é necessário analisar o efeito do álcool sobre o organismo. O álcool etílico, é uma substância DEPRESSORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Conforme a dosagem de álcool, a depressão pode acontecer em três níveis do SNC. Cada nível, é conhecido como uma fase que recebe o nome de um animal...

1. Fase do MACACO: A depressão do SNC é leve e apenas AFROUXA os freios de comportamento aos quais todos nos impomos. Nesse momento, quem ingeriu álcool, fica mais alegre, fala mais livremente e perde a vergonha de praticar certos comportamentos. Fica alegre como um macaco. Essa é a fase "ideal" numa festa, por exemplo. Se o cara parar por aí, vai aproveitar a festa e não vai irritar ninguém. No final da fase do macaco, começa a perder o controle perfeito da fala. Nesse momento, começa a falar enrolado. A próxima fase está bem próxima...

2. Fase do LEÃO: A depressão aumenta e atinge setores que governam o humor... É quando o cara começa a se comportar de forma irascível. Tem comportamentos de puxar briga, falar alto, protestar seu patriotismo contra todos e REAGE empurrando todos que tentam contê-lo. Nesse momento, de alegre o cara tornou-se propriamente um bêbado chato e agressivo...

3. Fase do PORCO: O nível depressor, subiu até regiões do SNC que exercem CONTROLE FUNCIONAL. Aqui, nosso amigo acabou de perder controle de EQUILÍBRIO (cai à toa...), vigília (desaba em sono) e muitas vezes, das necessidades fisiológicas básicas (urina e se defeca). Não fosse a sujeira e cheiro, nessa fase o cara ficaria inofensivo, pois desaba no sono.

Na primeira fase, conforme o contexto (uma festa, por exemplo...), não se classifica o ingestor como BÊBADO.

Há que se considerar sempre, a DOSAGEM, pois ela pode ser alterada conforme a TOLERÂNCIA de cada um...

 Nós sabemos o que é um bêbado... :P
Aliás no baptizado do meu filho mais novo, apanhei uma valente bebedeira (á cerca de 9 anos), mas acho que não sou um bêbado... :P
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 26, 2015, 11:16:23 am
Você tocou um ponto importantíssimo, Caramelo... Você ESTEVE bêbado, mas NÃO É BÊBADO...

Além de dosagem e tolerância, ainda tem um conceito importantíssimo a considerar na ingestão de bebidas alcoólicas... HABITUALIDADE+DEPENDÊNCIA...

No exemplo que você vivenciou, você (e todos que te cercavam...) vivenciou os efeitos de uma ingestão pesada de álcool etílico... Mas dependente que NÃO É, não tornou repetir o feito.

A dependência é talvez a maior armadilha que o álcool etílico pode proporcionar a quem bebe.

Vou propor uma questão:

Vamos partir de DOIS LITROS de uma bebida destilada forte (como exemplo, a velha e boa pinga).

O primeiro litro, é dividido em SETE PARTES IGUAIS e destinado a uma pessoa que vai tomar cada uma dessas partes em um dia ao longo de uma semana. Este, se for habituado a tomar bebidas alcoólicas com parcimônia, sentirá os efeitos, mas não ficará totalmente embriagado.

O segundo litro, deve ser INGERIDO TOTALMENTE dentro de uma hora por uma outra pessoa. Este, ainda que seja acostumado a tomar bebidas alcoólicas, ficará completamente embriagado.

A pergunta vem agora...

Qual dos dois está mais arriscado a criar dependência se repetir o feito daí a duas semanas???
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on March 26, 2015, 11:20:36 am
Nós sabemos o que é um bêbado...
Aliás no baptizado do meu filho mais novo, apanhei uma valente bebedeira (á cerca de 9 anos), mas acho que não sou um bêbado...
A minh mulher não me perdoava se eu fizesse isso no casamento ou no batizado da nossa filha. Lol.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on March 26, 2015, 11:46:06 am
A minh mulher não me perdoava se eu fizesse isso no casamento ou no batizado da nossa filha. Lol.

 Distrai-me... :P ;D
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 26, 2015, 04:26:21 pm
E lembremos um problema sério, pelo menos no Brasil: o cara que bebe "só um pouquinho" e sai dirigindo o carro, provocando acidentes e prejudicando gente.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 26, 2015, 11:35:57 pm
No caso do álcool às vezes é difícil parar na altura certa, porque o cara está-se a divertir e nessa altura não quer ir para casa e bebe mais um copo, só que esse copo a mais já pode eventualmente dar maus resultados. É preciso cuidado.

Não estou com isto a criticar ninguém só a alertar para os perigos.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 26, 2015, 11:42:18 pm
Se for dirigir, eu acho que a tolerância deve ser zero: nenhuma gota!
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on March 27, 2015, 12:35:20 pm
Se for dirigir, eu acho que a tolerância deve ser zero: nenhuma gota!

Sou motorista habilitado há trinta e quatro anos... Nos tempos de jovem, ia e voltava das festas (onde havia alta ingestão etílica), dirigindo meu carro. Quando completei 42 anos de idade, resolvi realizar um velho sonho... Acrescentei à minha habilitação a licença para conduzir motocicletas e comprei minha primeira moto. Passei a trabalhar de moto, o que me trouxe muito mais prazer, economia, agilidade e facilidade para estacionar.

Um belo dia, no final de uma tarde de sexta-feira, fui a um cliente que me chamou com urgência... Ao chegar lá, percebi que não era nenhum serviço urgente... O cliente, que era mais amigo do que cliente, me chamou para um churrasco que eles estavam fazendo num espaço existente atrás do prédio da empresa, próprio para confraternizações...

Desnecessário dizer, que tinha bebida de tudo que é tipo... Lá pelas 11h00 da noite, resolvi voltar para casa. Até então, como era novato com motos, eu nunca havia pilotado uma moto sob efeito de álcool, como já fizera INÚMERAS VEZES com carros... Já na primeira quadra, percebi que não tinha NENHUMA CONDIÇÃO de pilotar uma moto... Como já estava tarde, tive de ir até minha casa, que por sorte, ficava a apenas dez quadras do local.

LEVEI 28 MINUTOS para fazer o percurso... Andava uma quadra, parava, respirava intensivamente (hiper ventilação), o que ajuda a passar mais rápido os efeitos, me concentrava e continuava por mais uma quadra.

Consegui chegar inteiro em casa, pois naquele momento, TIVE A TOTAL CONSCIÊNCIA do estado que eu estava e também do tipo de caca que eu poderia fazer se resolvesse andar mais forte...

Daquele dia em diante, NUNCA MAIS INGERI BEBIDA ALCOÓLICA antes de dirigir, fosse qual fosse o veículo. Quando mais tarde foi promulgada a lei seca ao volante, isso não me causou nenhum tipo de problema, pois não dirigir após beber, já era ato rotineiro.

FELIZMENTE, minha mulher não bebe e me acompanha na maioria dos eventos que freqüento. Nosso trato é simples... Eu vou dirigindo e ela volta...
Title: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on March 27, 2015, 01:20:30 pm
Eu acho que aquilo que diz o mosca é certo: se conduzir, não beba. Mas na prática as pessoas facilitam. É a realidade.

Depois um dia acontece um susto (que no caso do confrade edulpj nem chegou a ser grande), e só ai nos apercebemos que estamos a proceder mal. Funciona como um aviso. Uns, aprendem a lição, outros há que acham que aquilo foi um azar, um caso isolado e que podem continuar a com esses comportamentos que nada de mal voltará a acontecer.

Só que também há quem não tem a sorte de ter um simples aviso e mais do que um susto acontece uma coisa verdadeiramente trágica por causa deste comportamento.

Mas, pronto, mais vale não pensar nestas coisas, é chato, desmancha prazeres, e confiemos ao destino as nossas vidas...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: RF on March 31, 2015, 01:27:50 am
Porque é que o álcool é mais aceite que o tabaco?

A nível do comportamento do indivíduo é radical a transformação, bem pior que o tabaco.
Também existe dependência.
Digo isso em primeira mão porque tenho alguém na família que é alcoólica e é uma joia de pessoa antes de pegar no vinho e depois transformar radicalmente.


Também sei, por mim mesmo, que o álcool tem benefícios:
Devido a um problema, um médico deu-me duas opções: Ou beber um pouco de Whisky ou tomar medicamentos todos os dias. Nunca tinha bebido Whisky mas escolhi esta opção, vim a descobrir que não gostava de Whisky, a sorte é que há mais álcool no mundo.  :)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on March 31, 2015, 02:46:54 am
Porque é que o álcool é mais aceite que o tabaco?

A nível do comportamento do indivíduo é radical a transformação, bem pior que o tabaco.
Também existe dependência.
Digo isso em primeira mão porque tenho alguém na família que é alcoólica e é uma joia de pessoa antes de pegar no vinho e depois transformar radicalmente.


Também sei, por mim mesmo, que o álcool tem benefícios:
Devido a um problema, um médico deu-me duas opções: Ou beber um pouco de Whisky ou tomar medicamentos todos os dias. Nunca tinha bebido Whisky mas escolhi esta opção, vim a descobrir que não gostava de Whisky, a sorte é que há mais álcool no mundo.  :)
Acho muito interessante essa colocação. Talvez seja por causa disso mesmo que você falou: enquanto os pesquisadores concordam que o tabaco faz mal em qualquer concentração ou quantidade, o mesmo não ocorre para o álcool. Não há unanimidade para esta substância: há relatos de que o álcool faria até bem em pequenas concentrações. Mas repito: não há ainda unanimidade.
Mas o abuso do álcool é algo horrível, tanto para saúde de quem o bebe quanto para as possíveis vítimas desse abuso (violência e acidentes de trânsito, por exemplo).
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 01, 2015, 08:39:43 pm
outro tópico interessante: Even Occasional Marijuana Use Can Change Your Brain, Study Says
Veja aqui: http://news.health.com/2014/04/16/study-links-casual-marijuana-use-to-changes-in-brain/


Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on April 02, 2015, 02:56:32 pm
Estava a ver agora a noticia de uma apreensão de 18 milhões de cigarros contrafeitos, no porto de Sines, e que era motivo de satisfação porque corresponderiam a uma perda de receita de 3 milhões de euros por parte do Estado.

E o perigo para a saúde, sendo certo que se sabe ainda menos como e do que são feitos estes cigarros havendo estudos que apontam para poderem ser até 10 vezes mais tóxicos, alguém preocupado com isso?
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 02, 2015, 03:04:39 pm
Estava a ver agora a noticia de uma apreensão de 18 milhões de cigarros contrafeitos, no porto de Sines, e que era motivo de satisfação porque corresponderiam a uma perda de receita de 3 milhões de euros por parte do Estado.

E o perigo para a saúde, sendo certo que se sabe ainda menos como e do que são feitos estes cigarros havendo estudos que apontam para poderem ser até 10 vezes mais tóxicos, alguém preocupado com isso?
Levantou um ponto perigosíssimo: cigarros contrafeitos.

Veja isso aqui:
http://www.theguardian.com/society/2014/aug/23/councils-crack-down-fake-cigarettes-excrement-mould-asbestos

Destaco um trecho:
"Efforts to reduce smoking and improve health are being hampered by the black market trade of millions of illegal cigarettes filled with human excrement, dead flies, rat droppings, mould and asbestos, local authority leaders have warned".

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on April 02, 2015, 03:19:10 pm
Confrade Thiago, é incrível, as coisas que se fazem para ganhar dinheiro!

Também no Guardian ainda hoje li um artigo sobre cigarros electrónicos. Aparentemente, a China detém  quase o monopólio da produção do equipamento e do liquido. Só que como sabemos nesse país muitas vezes a rede de fornecedores das matérias primas é opaca, logo, não sabemos o que é que eles lá metem...

Como esse mercado cresceu e vale muito, agora aparecem empresas na Europa a querer produzir o liquido e criar laboratórios para fazer analises e atribuir certificações, porque ha oportunidades de lucro, claro está.

Está visto que dos fumadores eles só se interessam por uma coisa.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 02, 2015, 03:24:54 pm
Confrade Thiago, é incrível, as coisas que se fazem para ganhar dinheiro!

Também no Guardian ainda hoje li um artigo sobre cigarros electrónicos. Aparentemente, a China detém  quase o monopólio da produção do equipamento e do liquido. Só que como sabemos nesse país muitas vezes a rede de fornecedores das matérias primas é opaca, logo, não sabemos o que é que eles lá metem...

Como esse mercado cresceu e vale muito, agora aparecem empresas na Europa a querer produzir o liquido e criar laboratórios para fazer analises e atribuir certificações, porque ha oportunidades de lucro, claro está.

Está visto que dos fumadores eles só se interessam por uma coisa.
Sim Francisco, apontas um outro problema sério, que merece questionamento.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: Caramelo on April 02, 2015, 03:29:38 pm
Estava a ver agora a noticia de uma apreensão de 18 milhões de cigarros contrafeitos, no porto de Sines, e que era motivo de satisfação porque corresponderiam a uma perda de receita de 3 milhões de euros por parte do Estado.

E o perigo para a saúde, sendo certo que se sabe ainda menos como e do que são feitos estes cigarros havendo estudos que apontam para poderem ser até 10 vezes mais tóxicos, alguém preocupado com isso?

Se falsificam laminas DE...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 02, 2015, 03:34:23 pm
Se falsificam laminas DE...
É isso, $ falando sempre mais alto :(
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 12:24:03 am
Health Risks of E-cigarettes, Smokeless Tobacco, and Waterpipes

Key Messages:
Alternatives to smoking, such as e-cigarettes, smokeless tobacco, and waterpipes still contain the addictive chemical nicotine, in addition to other chemicals.
While many of these alternatives may be marketed as being safer alternatives to smoking, they can also cause health risks.
If you smoke or use these products talk with your doctor about ways to quit.
Although cigarette smoking has been steadily—but slowly—declining in the United States, many different alternative tobacco and nicotine delivery products have been gaining popularity. This is partly because many alternative tobacco products—which come in various sizes, flavors, and forms—are marketed and often perceived as being relatively safe.

However, alternative tobacco products, such as e-cigarettes, smokeless tobacco, and waterpipes can cause serious potential health problems, including cancer, because of the chemicals and toxins they contain.

E-cigarettes
Electronic cigarettes, also known as e-cigarettes or vapor cigarettes, are battery-operated devices that resemble traditional cigarettes. However, instead of burning tobacco, they generally contain cartridges filled with nicotine and other chemicals. When the e-cigarette is used, the liquid chemicals in the cartridge are turned into a vapor or steam that is inhaled by the smoker.

Because e-cigarettes have only been readily available in the United States since 2006, there is limited research on their health risks. According to one analysis by the U.S. Food and Drug Administration (FDA), the tobacco solution used in e-cigarettes contains a toxic chemical found in antifreeze and several cancer-causing chemicals, such as nitrosamines. Little more is known about the types or concentrations of chemicals, including nicotine, in e-cigarettes. However, the chemicals in e-cigarettes, the potential harmful effects, and the addictiveness vary based on the brand.

Among all of the alternative tobacco products, e-cigarettes are the least regulated. They have no warning labels and can be sold to people of any age. The FDA has not approved e-cigarettes as a way to quit smoking. People with cancer who want to quit smoking should use the approved methods for quitting smoking.

Learn more about ASCO’s efforts in regulating e-cigarettes.

Smokeless tobacco
Smokeless tobacco products contain tobacco or tobacco blends that are either chewed, sucked, or sniffed. Most smokeless tobacco products are placed between the cheek or lips and gums for a few minutes to hours. They have many names, such as spit tobacco, chew, pinch, or dip, and fall into several categories.

Chewing tobacco. This is tobacco in the form of loose leaves, leaves pressed together that is commonly known as “plug”, or leaves twisted together to resemble a rope that is commonly known as “twist.” Chewing tobacco is held between the cheek and gum. Usually the tobacco juices are spit out, but long-time users tend to swallow some of the juices.

Snuff. This is finely ground tobacco that comes in dry or moist forms and is sometimes packaged in ready-to-use pouches. Dry snuff is usually sniffed or swallowed, whereas moist snuff—similar to snus (see below)—is placed between the gum and the lip or cheek and slowly absorbed.

Snus. This is a tobacco product that originated in Sweden before being introduced to the United States. The moist tobacco powder is usually packaged in a pouch and placed in the mouth, inside the cheek, for absorption. It does not require the user to spit out tobacco juice; however, the pouch must be thrown away after use, not swallowed. Tobacco companies often market snus as a product that cigarette smokers can use in places where smoking is banned. Public health advocates worry that laws banning smoking in certain public places will not effectively encourage people to quit using tobacco products as long as snus is available.

Dissolvable tobacco. This is powdered tobacco that is compressed to resemble a small, hard candy that dissolves in the mouth. It does not produce any tobacco juice that needs to be spit out or leave behind any substance that the user must throw away.

Prolonged use of smokeless tobacco products can lead to serious health issues, such as cancer and heart disease. Some smokeless tobacco contains greater amounts of nicotine—three to four times more—than cigarettes. These products also contain numerous substances that increase the risk of cancer of the mouth and throat. Chewing tobacco also may lead to white patches, called leukoplakia, on the gums, tongue, or lining of the mouth. Although most of these are noncancerous, some show early signs of cancer, and oral cancer often occurs near patches of leukoplakia. Chewing tobacco and other forms of smokeless tobacco can also cause gum disease and increase tooth decay.

Waterpipes

Another popular alternative tobacco product in the United States is the waterpipe. Waterpipes, also called hookahs, among other names, have been smoked in regions such as the Middle East, Asia, and Africa for more than four centuries.

Modern-day waterpipes, which are relatively inexpensive, are composed of four main parts:

A small bowl on top of the waterpipe, which holds a special mixture of shredded tobacco and sweetener
A broad base to hold water
A pipe connecting the bowl to the base
A rubber hose attached to a mouthpiece through which smoke is pulled
Small packets of the tobacco mixture burned in waterpipes are sold in a variety of flavors, such as apple, mint, and cappuccino. People can smoke waterpipes alone, but waterpipes are often used in social settings, with multiple people sharing the same mouthpiece.

Beyond their low cost and appeal as a traditional and communal activity, unfounded assumptions about their relative safety are driving the waterpipe trend, especially among college students and young people. According to one historical account of the waterpipe’s origin, an Indian physician created the device, believing that by having the smoke first pass through a small amount of water, it would be a less harmful method of inhaling tobacco. Even though there is no proof that water can “filter” tobacco smoke and make it less harmful, this misperception still persists today.

Health concerns about smoking waterpipes include the following:

Exposure to the same toxins as cigarettes but in higher quantities. The smoke produced by a waterpipe contains high levels of many of the same toxic compounds found in cigarettes, including carbon monoxide, heavy metals, and chemicals linked to cancer. These toxins and chemicals are associated with lung, stomach, bladder, and esophageal cancers and have been known to clog arteries and cause heart disease and respiratory diseases, such a lung disease called emphysema that causes difficulty breathing.

In most cases, waterpipe smoking sessions, which typically last up to one hour, expose smokers to much higher levels of these toxins than cigarettes. For example, a smoker may inhale 100% to 200% more smoke during a waterpipe session, compared with a single cigarette.

Potential to spread infectious disease. Sharing a waterpipe with other people can increase the risk of contracting or transmitting diseases, such as tuberculosis, and viruses, such as herpes and hepatitis, especially if the mouthpieces are not cleaned properly.

Nicotine addiction. The tobacco used in waterpipes contains about the same amount of nicotine as cigarettes, which often leads to addiction.

Fonte: http://www.cancer.net/navigating-cancer-care/prevention-and-healthy-living/tobacco-use/health-risks-e-cigarettes-smokeless-tobacco-and-waterpipes
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on April 22, 2015, 01:27:54 am
O artigo acima, fala dos "waterpipes"... Narguiles e Hookas... O primeiro, a versão árabe, o segundo a versão egípcia (têm algumas diferenças construtivas).

Durante algum tempo, muita gente abusou desses artefatos, achando que a água "lava" a fumaça... Estudos recentes mostram que a traquitana consegue ser ainda pior que os outros fumacês clássicos...

No ano de 2012, meu filho mais velho estudou nos EUA, na Universidade Estadual de Minnesota. Em seu apartamento no Student's Village, moravam além dele, outro brasileiro, um italiano e um saudita. Os narguiles e hookas, são sumariamente proibidos pelo regulamento da universidade. O saudita, entretanto, tinha um hábito tão arraigado, que desenvolveu uma "tecnologia" própria para driblar os detetores de fumaça do quarto e poder exercer seu "ritual cultural"... A que ponto chega um viciado...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 01:33:37 am
O artigo acima, fala dos "waterpipes"... Narguiles e Hookas... O primeiro, a versão árabe, o segundo a versão egípcia (têm algumas diferenças construtivas).

Durante algum tempo, muita gente abusou desses artefatos, achando que a água "lava" a fumaça... Estudos recentes mostram que a traquitana consegue ser ainda pior que os outros fumacês clássicos...

No ano de 2012, meu filho mais velho estudou nos EUA, na Universidade Estadual de Minnesota. Em seu apartamento no Student's Village, moravam além dele, outro brasileiro, um italiano e um saudita. Os narguiles e hookas, são sumariamente proibidos pelo regulamento da universidade. O saudita, entretanto, tinha um hábito tão arraigado, que desenvolveu uma "tecnologia" própria para driblar os detetores de fumaça do quarto e poder exercer seu "ritual cultural"... A que ponto chega um viciado...
é um ponto muito interessante, Edu, sem dúvida. Acho o hábito de "fumar" narguilé, além de potencialmente nocivo, meio nojento, pois as pessoas ficam revezando o bocal umas com as outras....
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on April 22, 2015, 01:56:25 am
No Líbano, os narguiles são muito populares nas casas de chá... Nas salas, há narguiles gigantes, com mais de 6 tubos cada... Ainda disponíveis jornais, revistas e tabuleiros de gamão.

Em algumas salas, narguiles abastecidos com tabaco... Em outras, com haxixe... Curiosamente, só os mais idosos fumam haxixe. Culturalmente, é considerado tradição dos mais antigos. Não "fica bem" para os jovens...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 02:15:37 am
No Líbano, os narguiles são muito populares nas casas de chá... Nas salas, há narguiles gigantes, com mais de 6 tubos cada... Ainda disponíveis jornais, revistas e tabuleiros de gamão.

Em algumas salas, narguiles abastecidos com tabaco... Em outras, com haxixe... Curiosamente, só os mais idosos fumam haxixe. Culturalmente, é considerado tradição dos mais antigos. Não "fica bem" para os jovens...
Interessante e um belo exemplo de que nem todas as tradições devem ser mantidas e reverenciadas
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on April 22, 2015, 08:17:24 am
Pois é, amigos, já tenho visto muitos árabes a fumar isso a que eles chamam de shisha. Eles sentam-se numa esplanada e passam o tempo nisso supostamente a desfrutar dos prazeres da vida. Caro, pouco higiénico, mau para a saúde, de duvidoso valor cultural, enfim, mais um vício como qualquer outro.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on April 22, 2015, 11:50:19 am
Pois é, amigos, já tenho visto muitos árabes a fumar isso a que eles chamam de shisha. Eles sentam-se numa esplanada e passam o tempo nisso supostamente a desfrutar dos prazeres da vida. Caro, pouco higiénico, mau para a saúde, de duvidoso valor cultural, enfim, mais um vício como qualquer outro.

Um amigo meu, mesmo antes de pegar as modas das Narguiles em muitos locais, tinha uma e a gente ia lá muitas vezes fumar daquilo. A mulher dele não fuma, nem nunca fumou e também se juntava a nós. Com vários sabores, morango, melão, limão e por aí fora, era bem confortável de se fumar e passávamos umas boas horas com aquilo. Uma vez por outra, não era nada mau.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on April 22, 2015, 12:21:51 pm
Islâmicos, não podem tomar bebidas alcoólicas... Tá expressamente proibido no Corão... Mas em nenhum lugar do Corão, está escrito que eles não possam FUMAR bebidas alcoólicas... Hoje em dia, os jovens islâmicos, abastecem o tanque do narguile com vodka ao invés de água e após o tabaco estar bem aceso na fornalha do dispositivo, vão pingando vodka... O "barato" é diferente e eles conseguem sentir algumas "alegrias etílicas"...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on April 22, 2015, 01:04:40 pm
Eu acho que a ideia é não consumir álcool. Se o fazem não são bem muçulmanos, ainda que se considerem como tal.

Sim todos nós precisamos de sentir umas alegrias e de ter uns escapes, nesta vida cruel que esmaga os nossos sonhos. Mas ha que ter a noção do que as coisas são e das suas consequências.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 04:27:30 pm
Um amigo meu, mesmo antes de pegar as modas das Narguiles em muitos locais, tinha uma e a gente ia lá muitas vezes fumar daquilo. A mulher dele não fuma, nem nunca fumou e também se juntava a nós. Com vários sabores, morango, melão, limão e por aí fora, era bem confortável de se fumar e passávamos umas boas horas com aquilo. Uma vez por outra, não era nada mau.
Respeito o teu direito, sem dúvida. Mas o fato de haver vários sabores, para mim, é uma tentativa de atrair crianças e jovens.
Veja o trecho abaixo, que retirei do documento "http://www.lung.org/stop-smoking/tobacco-control-advocacy/reports-resources/cessation-economic-benefits/reports/hookah-policy-brief.pdf", produzido pela American Lung Association:

Increased availability and flavored tobacco make hookah use attractive, especially to youth and young adults.

A recent review of the global waterpipe smoking trend suggests hookah use may “represent the second global tobacco epidemic since the cigarette.” Hookahs are often smoked in private homes. Becoming increasingly common is patrons renting hookahs and purchasing flavored tobacco in public places such as bars, cafes,
and lounges. Two-thirds of states have hookah bars and cafes. Many of these establishments are located near college campuses and students can purchase pipes and accessories online. Additionally, some hookah establishments can cater to youth under the age of 21 as long as alcohol is not served.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on April 22, 2015, 04:37:34 pm
Respeito o teu direito, sem dúvida. Mas o fato de haver vários sabores, para mim, é uma tentativa de atrair crianças e jovens.
Veja o trecho abaixo, que retirei do documento "http://www.lung.org/stop-smoking/tobacco-control-advocacy/reports-resources/cessation-economic-benefits/reports/hookah-policy-brief.pdf", produzido pela American Lung Association:

Increased availability and flavored tobacco make hookah use attractive, especially to youth and young adults.

A recent review of the global waterpipe smoking trend suggests hookah use may “represent the second global tobacco epidemic since the cigarette.” Hookahs are often smoked in private homes. Becoming increasingly common is patrons renting hookahs and purchasing flavored tobacco in public places such as bars, cafes,
and lounges. Two-thirds of states have hookah bars and cafes. Many of these establishments are located near college campuses and students can purchase pipes and accessories online. Additionally, some hookah establishments can cater to youth under the age of 21 as long as alcohol is not served.
Mosca, podes dizer o quiseres neste tópico que não vou levar em conta. Tens a tua opinião e eu tenho a minha.

Sabes como diz o ditado em Portugal?

Quanto mais bates na burra, mais ela foge. Enquanto continuares a querer ver coisas onde elas não existem, não te posso levar a serio neste tópico.

Não falei em crianças nem estava la nenhuma. Alias, os menores estão proibidos por lei de comprar tabaco.

Não leves a mal, mas tem de ser assim.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 04:46:43 pm
Mosca, podes dizer o quiseres neste tópico que não vou levar em conta. Tens a tua opinião e eu tenho a minha.

Sabes como diz o ditado em Portugal?

Quanto mais bates na burra, mais ela foge. Enquanto continuares a querer ver coisas onde elas não existem, não te posso levar a serio neste tópico.

Não falei em crianças nem estava la nenhuma. Alias, os menores estão proibidos por lei de comprar tabaco.

Não leves a mal, mas tem de ser assim.
Não quis dizer que você mencionou crianças, fui eu quem o fez.
Não levo a mal de maneira nenhuma: eu expus minha opinião, e você fez o mesmo, de maneira legítima e educada. Não há problema, meu amigo.
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: guest5676345 on April 22, 2015, 05:08:14 pm
Não quis dizer que você mencionou crianças, fui eu quem o fez.
Não levo a mal de maneira nenhuma: eu expus minha opinião, e você fez o mesmo, de maneira legítima e educada. Não há problema, meu amigo.
;)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: edulpj on April 22, 2015, 05:16:05 pm
Em Portugal a venda de tabaco e derivados é proibida aos menores de idade... No Brasil também... E acredito que na grande maioria dos países do mundo...

Entretanto, há inúmeros menores de idade que fumam, de onde se conclui que ou a lei não é obedecida pelos vendedores, ou há maiores de idade que compram e repassam para os menores...
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 22, 2015, 05:16:27 pm
Em Portugal a venda de tabaco e derivados é proibida aos menores de idade... No Brasil também... E acredito que na grande maioria dos países do mundo...

Entretanto, há inúmeros menores de idade que fumam, de onde se conclui que ou a lei não é obedecida pelos vendedores, ou há maiores de idade que compram e repassam para os menores...

Sim, a lei sendo desobedecida no Brasil não é tão incomum assim....e também há sempre como comprar produtos e assessórios via internet.



Achei um vídeo bem ilustrativo sobre o narguilé:

http://www.youtube.com/watch?v=0sWVHzmarOI

Achei um texto interessante, em português, produzido pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer).

O texto integral pode ser acessado aqui:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/comunicacaoinformacao/site/home/sala_imprensa/releases/2012/inca_alerta_para_maleficios_narguile

Destaco alguns trechos:

Cachimbo de origem oriental tem quase 300 mil consumidores no país. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva desfaz crença de que tabaco fumado com o narguilé seja menos prejudicial à saúde; pelo contrário: uma hora de uso do produto equivale a fumar 100 cigarros.

Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Porém, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.
Além do tabaco é colocado carvão em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando os riscos para seus consumidores.
 
“Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão de que o organismo fica mais tolerante, o que é errado. Desse modo, a pessoa vai inalando uma quantidade muito maior de toxinas, sem sentir tanto incômodo”, afirma Meirelles.
 
O narguilé contém aditivos aromáticos, em geral, muito agradáveis, que acabam levando jovens a participar de sessões de fumo desse produto, levando-os a se tornarem dependentes de nicotina, e futuros consumidores de cigarros.
 
“Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguilé é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos”, completa.

Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: mosca on April 29, 2015, 12:35:05 am
Impact of alcohol on the developing brain

Alcohol affects two crucial parts of the brain which are vulnerable when a teenager is developing. This can result in irreversible brain changes that can impact decision making, personality, memory and learning.

Veja aqui o documento integral: http://alcoholthinkagain.com.au/Parents-Young-People/Alcohol-and-the-Developing-Brain/Impact-of-Alcohol-on-the-developing-brain

(http://www.lifeeducation.org.au/images/Parents/Inforgraphics/teenage-brain.jpg)
Title: Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
Post by: runfransos on June 02, 2015, 12:18:58 am

@SkyNewsBreak: A Canadian court has ordered three tobacco firms to pay $15.5bn (£8.14bn) in "punitive and moral" damages to smokers in #Quebec
SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal